O cineasta Stanley Kubrick completaria 92 anos no próximo dia 26 de julho, se estivesse vivo. Realismo, humor sombrio e musicalidade são as principais características que elevaram os filmes de Kubrick ao status de obra-prima. E por essa a razão, o Telecine Play exibe cinco filmes de um dos diretores mais influentes da história do cinema.

O suspense policial “A Morte Passou Por Perto” foi o segundo filme dirigido por Kubrick quando ele tinha apenas 26 anos. Um ano depois, “O Grande Golpe”, baseado no romance de Lionel White, foi indicado ao BAFTA de Melhor Filme, assim como o drama de guerra “Glória Feita de Sangue”, estrelado por Kirk Douglas.

Kirk Douglas volta a colaborar com Kubrick em “Spartacus”, no papel do escravo romano que dá nome ao filme. O longa foi sucesso de público e venceu quatro categorias do Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme. Considerado um dos melhores longas já feitos, “2001: Uma Odisseia no Espaçoganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais com suas técnicas inovadoras. A seguir, você confere uma pequena sinopse de cada um deles:

Glória Feita de Sangue (1957)

Imagem: Divulgação/Bryna Productions

Durante a Primeira Guerra Mundial, o general francês Broulard ordena suas tropas a entrarem em uma batalha impossível. Com o fracasso da missão, ele exige levar três soldados à corte marcial como exemplo de punição. Não concordando com o general, o coronel Drax entra em ação para protegê-los.

Elenco: Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Imagem: Divulgação/MGM

Um monolito com cerca de três milhões de anos é encontrado próximo à base lunar. Anos após, uma missão parte em direção a Júpiter com o objetivo de estudar a estrutura. Na nave Discovery está HAL, a inteligência artificial que deveria dar suporte à tripulação, mas acaba saindo do controle. Dirigido por Stanley Kubrick e vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester

A Morte Passou Por Perto (1955)

Imagem: Divulgação/Minotaur

O boxeador fracassado Davey Gordon, ao se interessar por uma dançarina da noite, passa a ser perseguido pelo obsessivo patrão da mulher. Quando seu empresário é morto por engano em um atentado, Davey decide fugir para salvar a sua vida e a da mulher que ama.

Elenco: Frank Silvera, Jamie Smith, Irene Kane

O Grande Golpe (1956)

Imagem: Divulgação/Harris-Kubrick Productions

Johnny é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida. No entanto, a intervenção de uma pessoa pode pôr tudo a perder.

Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards

Spartacus (1960)

Imagem: Divulgação/Bryna Productions

Spartacus é um escravo no Império Romano. Após ser condenado à morte e treinado para se tornar um gladiador, ele inicia e lidera uma revolta de prisioneiros, causando um impacto que leva o Senado Romano a reagir com todo o seu poderio militar.

Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons

Essas cinco obras-primas do cinema estão disponíveis no streaming Telecine Play.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Amanda Moura

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

Previous “Halloween Kills” ganha teaser, mas estreia é adiada
Next “The Boys”: Segunda temporada ganha trailer

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE