A série “The Mandalorian” não virou notícia apenas por causa da sua ótima trama e pela aparição de personagens amados, mas também pela forma como foi filmada, já que seu criador, Jon Favreau, usou uma tecnologia vinda dos games para reduzir o custo de produção, que normalmente pode chegar à estratosfera se botarmos na conta locações, equipes de filmagens, equipamentos, extras, etc.
A tal tecnologia é o motor gráfico Unreal Engine da Epic Games, empresa por trás de “Fortnite” e pelo primeiro “Gears of War“, que é usado em PCs e videogames da atual e da próxima geração para criar ambientes virtuais e personagens em detalhes assustadores, aproximando-os da realidade.
Favreau uniu-se à própria Epic Games e à Industrial Light & Magic, responsável por boa parte dos efeitos digitais produzidos em Hollywood, para desenvolver a StageCraft technology, que é, em síntese, uma grande tela que exibe os cenários das cenas em backgound. Essa tela é montada em um estúdio e pode tanto ficar atrás da cena como circundá-la quando exibe os ambientes previamente criados no computador.
Com isso, os atores são beneficiados porque a tela verde (chroma key) é quase totalmente eliminada, o que traz ganhos para suas atuações que podem ter mais referências. Outro benefício é que o ambiente criado pode ser refeito, remodelado e iluminado de acordo com as preferências do diretor e do diretor de fotografia. Objetos, inclusive, são incluídos e apagados facilmente pela equipe de animadores.
Por estarem quase prontas, as cenas recebem menos trabalho de pós-produção, como, por exemplo, o de fazer que a iluminação e as texturas sejam iguais no ambiente virtual e no real ao uni-los no produto final, o que reduz o custo e o tempo para o lançamento da obra. Evidentemente, há outros procedimentos mais complexos que precisam ser feitos, mas nada que se compare ao trabalhoso processo feito quando se usa a tela verde, isso de acordo com os profissionais que já estiveram envolvidos nas duas formas de produção.
O sucesso da técnica foi enorme e novas produções deverão usá-la no futuro, ainda mais agora que os estúdios estão procurando alternativas para voltar a filmar com segurança por causa do coronavírus. A StageCraft technology proporcionará a eles uma forma de fazer filmes e séries com cara de superproduções usando o mínimo de mão de obra humana no processo.
Para mais detalhes, veja o vídeo de explicação sobre o processo de filmagem feito pela Industrial Light & Magic abaixo (sem legenda ou áudio em português, infelizmente).
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.