Os Beatles revolucionaram a música em vários aspectos. Poderíamos enumerar seus hits e recordes, entretanto, escolhemos alguns fatos interessantes que vão além disso. A seguir, listamos oito entre os inúmeros fatos que fazem dos Beatles a banda mais importante da história:

O primeiro videoclipe da história

Imagem: Divulgação/The Beatles

Em 1966, os Beatles gravaram três vídeos promocionais para a TV da música “Rain”. Em um dos vídeos, a banda foi filmada andando e cantando num jardim e numa estufa. Foi a primeira vez que um vídeo musical foi além da reprodução de trechos de shows.

Banda multimídia

Imagem: Divulgação/The Beatles

Além do sucesso com grandes composições musicais, os Beatles também tiveram êxito no cinema. “A Hard Days Night”, “Help!” e “Magical Mistery Tour”, foram sucesso de público, enquanto que o primeiro também foi elogiado pela crítica. 

Julia

Imagem: Divulgação/The Beatles

Essa bela canção é uma homenagem de John Lennon à sua mãe, com quem teve uma relação conturbada. Entretanto, o verso “Filha do oceano, me chama” faz referência à Yoko Ono, uma vez que se primeiro nome em japonês significa “filho do mar”.

Machismo e Redenção

Imagem: Divulgação/The Beatles

No início da carreira, os Beatles lançaram algumas músicas com letras machistas, lamentavelmente. “Run For Your Life” e “You Can’t Do That” são alguns exemplos. Contudo, os Beatles são a prova de que todos podem evoluir. “A Ticket to Ride”, “She’s Leaving Home” e “Lady Madonna” são grandes músicas sobre mulheres. Isso sem falar da belíssima “Woman” da carreira solo de John Lennon.

Beatles “Black Album”

Imagem: Divulgação/The Beatles

Você provavelmente conhece o disco duplo “The Beatles”, mais conhecido como “White Album”. Mas o ator Ethan Hawke compilou 51 faixas das carreiras solo dos quatro ex-integrantes da banda e a chamou de “Beatles Black Album” para presentear sua filha. Essa compilação ficou conhecida após aparecer no filme “Boyhood“, em que o personagem de Hawke também presenteia seu filho com a compilação.

E se os Beatles não existissem?

Imagem: Divulgação/The Beatles

O filme “Yesterday” apresenta uma história muito interessante a partir desse questionamento. O que fazer se a banda fosse apagada da memória das pessoas e só você se lembrasse deles? Para não corrermos o risco de dar spoilers, melhor mesmo é assistir a esse divertido filme.

Fake News

Imagem: Divulgação/The Beatles

Em 1966, Paul sofreu um acidente de carro sem gravidade. Inesperadamente, no mesmo ano, a banda decidiu não se apresentar mais ao vivo, muito em função de aspectos técnicos e logísticos. E isso foi suficiente para surgir a lenda de que Paul teria morrido e sido substituído por um sósia nas gravações de vídeo da banda.

Decisões arriscadas

Imagem: Divulgação/The Beatles

No mercado financeiro, é comum ouvir que é preciso correr certo risco para obter retorno. E foi exatamente isso que o produtor Brian Epstein e a banda fizeram. Em 1965, decidiram tocar no estádio Shea Stadium em Nova York, algo impensável na época. Como resultado, ingressos esgotados em poucas horas. 

Posteriormente, decidiram parar de fazer shows, o que poderia afetar a popularidade do quarteto. No entanto, aumentou cada vez mais o interesse dos fãs nos discos. Além disso, ainda ousaram produzir o álbum conceitual “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band“. Mais que uma sequência de músicas, o disco apresentava uma narrativa. 

Poderíamos elencar diversas outras inovações da banda que marcou a história da música. O que achou da matéria? Deixe seu comentário.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Amanda Moura

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

Previous HBO: 8 séries originais memoráveis
Next 10 cantores que se destacaram em 2019

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close