Não existe nenhuma palavra em português que defina bem um “sidekick”! A tradução literária seria assistente, ajudante ou lacaio, mas esses carinhas são muito mais que isso! Eles são quase sempre responsáveis por deixar a história mais leve, mais interessante e mais engraçada. Para quem ainda não está entendendo muito bem, eles são os “braços direitos” dos protagonistas ou antagonistas, geralmente subordinados e prontos para atender aos pedidos de seus “mestres”! Todo vilão que se preza tem um companheiro desses (ou mais de um!) para servi-lo! Quais seriam os destaques nessa categoria? Vamos ao nosso Top 5:
5 – Ed, Shenzi e Banzai (O Rei Leão – 1994)
As hienas são o exército do leão mais cruel de que se tem notícia. Scar, o parente que você definitivamente não iria querer ter em sua família, é especialista em tramas maquiavélicas com finais tão dramáticos quanto as tragédias de Shakespeare. Para um vilão dessa categoria, é necessário não só um “sidekick”, mas um exército deles, incluindo o divertido trio Ed, Shenzi e Banzai… Só uma dica, se resolver seguir os passos de Scar, seja fiel aos seus subordinados, você não vai querer ter esse bando de esfomeados contra você.
4 – Horácio e Gaspar (101 Dálmatas – 1961)
Esses dois gatunos são os assistentes de Cruella DeVil, vilã que ama casacos de pele e como se isso não bastasse, seu maior desejo no momento é ter casaco de cachorro. A dupla entra na casa onde vivem os dálmatas Pongo e Prenda, roubando seus 15 filhotes para junto com os outros 84 realizar o desejo de sua patroa. (15 + 84 + 2 = ?) A dupla até que tenta, mas, não é fácil vencer tantos animais unidos por uma boa causa. Mereceram um lugar nessa lista, pois para concluir seus objetivos fazem de tudo, identidade falsa, sequestro e até uma perseguição no melhor estilo “Velozes e Furiosos”.
3 – Iago (Aladdin – 1992)
Um dos mais competentes assistentes de vilões que já existiram! O ambicioso papagaio que odeia biscoitos não é um ajudante qualquer, em determinado momento da história ele chega a bolar um plano maligno onde Jafar deve se casar com a princesa apenas para se livrar dela e do sogro em seguida, se tornando sultão. Com isso, ele mostra que tem uma mente criminosa tão maldosa quanto a de seu mestre! No final – a partir da sequência de 1994, “O Retorno de Jafar” -, Iago acaba caindo na real e mostra que lá no fundo (bem lá no fundo), tem seu lado bom, e se une ao time de Aladdin, que ganha mais um assistente além de seu macaco Abu!
2 – Le Fou (A Bela e a Fera – 1991)
O lacaio perfeito para o vilão mais egocêntrico do universo Disney. Le Fou está sempre ao lado, ou melhor, aos pés de Gaston, massageando seu gigantesco ego. Ele não se importa com as intenções do seu amigo, nem com o caráter, nem com as humilhações que passa ao lado dele, tudo o que quer é estar por perto e ser o mais útil possível, chegando ao ponto de virar um boneco de neve só para esperar a chegada de Bela, conforme as instruções de seu amo. Sobre esse sidekick é importante uma observação: Ele tem duas versões. Enquanto a versão animada não tem outro objetivo na vida além de ser o capacho de Gaston, a sua nova versão em live-action é mais humana, chegando a se redimir no final. Mas, Le Fou, quer seja na versão animada ou na live-action, mereceu o segundo lugar nesse Top 5, perdendo apenas para o primeiro…
1 – Agonia e Pânico (Hércules – 1997)
É muito fácil dizer que essa dupla é a mais incompetente entre os sidekicks citados até o momento, o difícil é se colocar no lugar deles, tendo que obedecer Hades, senhor dos mortos e soberano do mundo inferior. A ordem que recebem é, vejam só, roubar o filho de ninguém menos que Zeus, o senhor do Olimpo. Como se não bastasse, o bebê é Hércules, destinado a ser o mais forte dos Deuses, que mesmo usando fraldas já deu uma lição na dupla. É preciso admitir que essa não é uma tarefa fácil.
É mais difícil que dar conta de filhotes, roubar uma lâmpada ou aturar um chato egocêntrico. Por isso nosso troféu de “Sidekick Número 1” vai para Agonia e Pânico! Só para constar, é memorável a cena em que Hades encontra Agonia usando chinelos da marca “Hércules” e Pânico tomando um “Herculade”! Não é porque você tem um chefe maligno que tem que se privar dos prazeres da vida, não é mesmo?
É isso aí! Mas… E você? Concorda com essa lista? Dezenas de ótimos “sidekicks” ficaram de fora, qual você incluiria aqui e por quê? Deixe nos comentários!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.