Série dramédia volta aos anos 90 para virar uma pacata, e contraditória, sociedade do avesso
Série da JTBC vai ao ar na Netflix semanalmente aos domingos, com lançamentos duplos, e já chegou para marcar presença no top 10 do streaming. Confira nossa crítica preliminar do k-drama “Trabalho Honesto” (A Virtuous Business), sem spoilers.
“Qual é a mulher mais sexy para o marido de vocês?”
Coreia do Sul, década de 90. Uma mulher com uma vida promissora se vê em um casamento infeliz e sustentando a casa sozinha, com marido e filho. Sem conseguir se colocar no mercado profissional, uma oportunidade única aparece para ela e sua amiga: tornar-se revendedora de produtos eróticos… em uma conservadora cidade do interior.
Leia Mais: Crítica | Uma Advogada Extraordinária
Não nos enganemos: nós no Brasil temos teto de vidro. A hipocrisia de uma sociedade que se escandaliza com a mera menção à palavra sexo não é exclusividade da conservadora sociedade coreana, e esse choque de realidades se revela receita para muita comédia.
Porém, não tarda para que o texto se revele uma boa dramédia com grande potencial para crescimento. A vida dessa comunidade é desvelada a partir da vivência de quatro protagonistas: uma pacata dona de casa, uma espirituosa mãe de quatro crianças, uma cabeleireira mãe-solo que não abaixa a cabeça para ninguém, e uma genial esposa troféu que não se sente valorizada.
Baseada na série inglesa “Brief Encounters” (2016), não há particularmente algo que invente a roda na sua estrutura: seja pela organização do roteiro, como linguagem cinematográfica — apostando no arroz com feijão, contudo, ficamos pela boa premissa e condução consistente, que é esperta em subverter a hipocrisia da comunidade com o ridículo, de forma sutil.
O ponto alto, no entanto, é mesmo o drama. Se não pela típica mocinha sonsa, Han Jung-sook (Kim So-yeon), a estrela em dar a volta na sua vida é Oh Geum-hee (Kim Sung-ryung), que pode não enfrentar o drama de conseguir sustentar a família, mas é muito visceral na atuação; é bonito de vê-la evoluindo.
Ainda há um mistério a ser resolvido. A chegada de um investigador de um departamento proeminente, em Gangnam, desperta desconfiança dos colegas policiais. O motivo de sua vinda não está ainda claro, e seu papel serve de contraponto ao elemento mais maniqueísta da série: todos os homens são insofríveis — e tudo bem, é uma escolha.
O k-drama encontra-se disponível com lançamentos duplos todos os domingos, na Netflix.
Imagem Destacada: Divulgação/Netflix
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.