O cosplay, ato de se fantasiar, é cada vez mais comum no mundo. Através de um formato DIY (do it yourself), permite que os participantes façam suas fantasias de personagens do mundo geek, de filmes, séries, quadrinhos, animes, etc.

O Brasil é considerado uma das maiores potências nos concursos de cosplay: tricampeão mundial após vencer as edições de 2006, 2008 e 2011, é um forte concorrente até mesmo para o Japão e os EUA.

O cosplay é uma das principais atrações em eventos como a Comic Con Experience, maior evento da cultura pop do país e que realiza um concurso especializado, o Cosplay Experience. O vencedor é premiado com um automóvel Jac Motors, modelo J3s 14/15 zero km, no valor de R$ 40.990,00

Hoje é o último dia para se inscrever no Cosplay Experience, até às 23h59min do dia 31/10/16. O interessado precisa ter mais de 18 anos e ser brasileiro. Não será permitida a participação de parentes dos jurados e funcionários da CCXP. Caso tenha menos de 16 anos, deve estar acompanhado de um responsável.

Serão selecionados 12 finalistas que ganharão ingressos para os quatro dias da edição de 2017 da CCXP e um colecionável da Iron Studios. No dia da final, terão um cronograma a seguir e poderão contar com um “ajudante”, que deverá estar vestido de preto e ganha ingresso apenas para o dia da final. Os cosplays e acessórios deverão ser manufaturados, mas as peças poderão ser compradas se modificadas pelo participante. Caso alguma parte do cosplay não esteja dentro dessas características, ele pode perder pontos ou ser desclassificado.

Categorias

  • Master Cosplay (Prêmio: Full Experience 2017 e um automóvel Jac Motors)
  • Best Costume (Prêmio: Full Experience 2017)
  • Best Performance (Prêmio: Full Experience 2017)
  • Best Invent (Prêmio: Full Experience 2017)
  • Cosplay Destaque (eleito pelos próprios cosplayers finalistas, o vencedor ganha ingresso de 4 dias para a CCXP 2017 e um colecionável da Iron Studios)

Para se inscrever basta entrar no site.