Nesses dias frios dá aquela vontade de ficar em casa debaixo do cobertor, não é mesmo? E quando podemos fazer isso na companhia de um bom livro é tudo de bom. Então hoje teremos dicas de lugares além das livrarias, bibliotecas e sites de editoras onde você pode encontrar uma boa leitura. Alguns são bastante inusitados, por isso, a sensação é de encontrar um verdadeiro tesouro para quem ama ler.

Sebos

Essa dica pode parecer um tanto óbvia, é claro que vamos encontrar livros em sebos. Mas quantas vezes você se lembrou da existência deles? Às vezes ficamos tão eufóricos com os livros recém lançados, os best sellers do momento, e ficamos lamentando não termos um bolso tão rico para comprar praticamente a livraria toda. Ao invés disso, que tal guardar uma parte do seu rico dinheirinho para garimpar bons livros no sebo, você nunca sabe o que te espera e isso é uma delícia.

Brechós

Sim, não é só de chapéus, sapatos e roupas usadas que vive um brechó. Pelo menos, não todos. Em vários deles você pode encontrar uma gama de objetos interessantes, como ursinhos, bonecas, louças, aparelhos antigos e é claro, livros. E o melhor de tudo é que você leva mais que uma leitura. Ao adquirir um livro em brechó, assim como pode acontecer no sebo, estamos levando algo que pode ter sido valioso para alguém em um momento da vida, é algo puramente sentimental. É lindo abrir a primeira página e encontrar uma dedicatória super carinhosa, ou ver a letra da criança que o antigo dono do livro foi um dia.

Feiras

Não, não são as feiras de livro, são as feiras de toda semana perto da sua casa. Isso mesmo que você leu. O mesmo lugar onde você compra frutas, verduras, peixe, legumes e se reabastece com pastel e caldo de cana. Algumas delas vendem roupas e brinquedos e, se você tiver sorte, pode encontrar uma barraca repleta de alimentos para a sua mente e alma, ou seja, livros. Sim, isso é totalmente possível.

Redes sociais

E é claro que a nossa querida internet não poderia ficar de fora dessa lista. Alguns grupos no Facebook ou uma rede social bastante conhecida pelos leitores, o Skoob, são ótimos meios de se conseguir novas histórias para acrescentar na sua vida. Existem pessoas desapegando e vendendo por um valor modesto e até mesmo aquelas que estão dispostas a fazer uma troca. Vale a pena ficar de olho. Quem sabe a leitura dos seus sonhos não está esperando por você?

Bazares

Sabe aquele amigo ou amiga que resolveu praticar o desapego? Então, será que entre vários itens preciosos não deve ter um livro para chamar de seu? É possível encontrar livros, principalmente infantis, no meio desses bazares caseiros, pois é bastante comum quando alguém tem filhos e eles crescem, passar à frente aquilo que não interessa mais para a criança. Vale à pena levar e ler para o seu pequeno e iniciá-lo nessa vida de dar asas à imaginação. E, é claro, não é impossível encontrar uma leitura para você que já deixou a infância para trás não, existem leitores que desapegam dos livros mais facilmente que outros.

Livros são sempre maravilhosos e é sempre bom quando as livrarias entram em promoção, mas também é maravilhoso quando podemos encontrar história que sequer estávamos imaginando que leríamos. Às vezes descobrimos autores dos quais nunca ouvimos falar e ficamos encantados! Queremos saber mais, pesquisamos e encontramos mais livros sensacionais. Tudo isso quando nos damos a chance de garimpar livros em lugares diferentes.