Com o “GGRF – Geek & Game Rio Festival”, os dias 21, 22 e 23 de abril foram bem movimentados no Rio Centro! Já falamos sobre a ação da Fox Filmes do Brasil para a divulgação de “Alien: Covenant”, que foi sucesso absoluto com o público, no entanto ainda há muito para contar! Como já foi dito antes, foi a experiência que o público carioca merecia, e mesmo agora, que passou o “calor do momento”, o sentimento ainda é este.
As atrações foram distribuídas por diversas áreas, destacando-se os painéis na Hiker Station, os jogos de tabuleiro e RPG’s de mesa – muitos deles inéditos – na Board Game Alley, os autores e artistas de livros e HQ’s no Artway, os campeonatos de alguns dos principais games de e-sports no Gamer Stadium, além de muitos cosplayers espalhados pelo evento, ou competindo no Cosplay Awards. E diga-se de passagem: pra onde você olhasse, haveria um cosplay, geralmente dos bons!
Quem preparou a carteira também pôde aproveitar os inúmeros expositores, trazendo os melhores acessórios, HQ’s, livros… dava para fazer uma lista de objetos com a “cara” do Darth Vader! Também havia uma boa quantidade de arcades com games clássicos, além dos mais recentes em consoles Xbox One e PlayStation 4, e também um movimentado espaço para quem curte uma boa partida de Just Dance.
O evento ocupou um pavilhão inteiro no Rio Centro, e se encontrar não era difícil, pois a divisão entre cada área era clara e bem sinalizada. Raramente a empolgação da plateia numa área atrapalharia o que estivesse acontecendo em outra, o que é importante, já que partidas do Stadium e palestras na Hiker, por exemplo, muitas vezes aconteceriam ao mesmo tempo. A GGRF teve uma visível preocupação em entregar uma boa infraestrutura para os visitantes, em vez de simplesmente jogar um punhado de “barraquinhas nerds” dentro dum galpão e chamar de “experiência imperdível”.
O que fez falta no evento, talvez, foram mais ações de divulgação de outros filmes. Outra coisa que também parecia ausente era a divulgação de lançamento de grandes jogos, o que é uma pena! Estes fatores, no entanto, não devem se destacar como negativos num evento que acontece pela primeira vez: é de se esperar que muitos ainda não tenham entendido o potencial da GGRF para divulgação de lançamentos. Ao menos, pudemos conhecer também alguns games indie brasileiros, que contaram com um bom interesse dos frequentadores.
As mentes Geek – que a gente respeita – compartilhando suas experiências na Hiker Station
A Hiker Station foi definitivamente uma das partes obrigatórias do evento – área onde aconteceram painéis com alguns nomes de peso, como Tim Schafer, David Lloyd, Christie Golden, alguns dos youtubers favoritos da comunidade gamer como Malena, Zangado e o Rato Borrachudo, e os integrantes do podcast “Matando Robôs Gigantes”, Beto Estrada, Affonso Solano e Diogo Braga. Para citar todos, seria uma lista (muito) longa!
A grande maioria dos painéis que acompanhamos trouxeram um conteúdo legal. Até quem não é tão chegado aos youtubers, poderia ter uma agradável surpresa. Um bom exemplo foi Zangado, no painel “Por Trás da Máscara”, onde falou sobre seu amadurecimento nos últimos anos e no porquê de suas mudanças.
Também destacaram-se Vivian Arias e Camila Ferreira, as mentes por trás do ToonTubers, do “Cartoon Network”. Elas compartilharam os detalhes sobre seu processo criativo, mostrando com muito bom humor todo o trabalho de bastidores de seus vídeos.
No entanto, o painel mais interessante foi o “O Mundo Fantástico de Tim Schafer”: nome obrigatório na listinha de qualquer amante dos clássicos “Grim Fandango”, “Full Throttle” e “The Secret of Monkey Island”, além do mais recente “Psychonauts”. Reforçando sempre a mensagem de “seguir sua inspiração”, o lendário game designer conquistou a plateia com seu carisma e bom humor.
Foram muitos nomes e muitos painéis ao longo dos três dias, e às vezes podia ser necessário um planejamento cauteloso, se você quisesse ver alguma das outras atrações nas demais áreas da GGRF.
Que a primeira não seja a última!
Na área Artway, definitivamente os expositores mais procurados pelos fãs foram David Lloyd, desenhista e roteirista de HQ’s, conhecido principalmente por “V de Vingança”, Carlos Ruas, o autor das excelentes web comics, “Um Sábado Qualquer” e o cartunista Ota. No entanto, o espaço também foi oportunidade de conhecer outros artistas talentosos que puderam aproveitar os dias de evento para darem aquela desejada ampliada na fanbase!
Muitos nomes que dividiram um pouco de seus segredos na Hiker Station participaram dos disputadíssimos Meet & Greet. Era preciso chegar cedo ao evento, no entanto, para conseguir as senhas que eram distribuídas.
Uma dos achados mais legais no evento, foi na Board Game Alley. Quem nunca jogou uma boa partida de RPG de mesa, pôde ter contato com esse universo e ficar boquiaberto com a qualidade dos materiais e dos temas, indo do pós apocalíptico até… a série animada, Hora de Aventura! “Matemático!”
Está mais do que provado: precisamos e queremos mais uma Geek & Game Rio Festival! A organização fez um claro esforço em trazer a maior variedade possível de atrações, que foram bem distribuídas num bom espaço. É claro que essa tal variedade poderia ser maior, mas sempre vale a pena ressaltar que o evento fez muito bem para sua primeira edição. Uma grande vitória para os geeks, nerds e gamers cariocas!
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