Clássico é faixa do debut “Appetite For Destruction”, de 1987
Algumas músicas se tornam tão icônicas que é difícil imaginar que seu processo de criação envolveu algumas dificuldades. “Welcome to the Jungle”, do Guns N’ Roses, é um exemplo perfeito. A faixa do álbum “Appetite For Destruction”, debut da banda, de 1987, tem energia explosiva e a confiança desafiadora de um hino de rock inconfundível, parece que sempre esteve gravada no tecido da música. No entanto, como revela o baixista Duff McKagan em suas memórias de 2011, It’s So Easy (And Other Lies), a criação dessa faixa lendária foi um processo muito mais longo e fragmentado do que se imagina.
LEIA MAIS
Baixista do Guns N’ Roses Duff McKagan vê renovação do público da banda com pessimismo
Slash afirma que 2025 é do Guns N’ Roses
Guns N’ Roses lança a inédita “The General”
Origens no Punk
De acordo com McKagan, a gênese de “Welcome to the Jungle” remonta a uma das primeiras músicas que ele escreveu — muito antes da formação da banda em Los Angeles. “Parte dela veio da primeira música que eu já tinha escrito”, explica ele. Anos depois, enquanto o grupo montava uma faixa que refletisse o estilo de vida difícil que viviam, o riff daquela música antiga reapareceu.
Esse riff de padrão sinuoso que forma a base dos versos foi originalmente escrito para o trio punk de McKagan, chamado The Vains. Agora reimaginado para o Guns N’ Roses, tornou-se o ponto central perfeito para o que se transformaria em uma das introduções mais reconhecidas do hard rock.
Construindo o Hino
A estrutura e a personalidade da faixa ganharam forma com as contribuições de toda a banda. O riff de introdução staccato e marcante da guitarra de Slash deu o tom, instantaneamente reconhecível e eletrizante. Enquanto isso, o riff punk reciclado de McKagan, agora tocado no baixo, impulsionava a seção principal da música. O vocalista Axl Rose, munido de fragmentos de letras que vinha trabalhando, acrescentou uma ponte estendida que acrescentou um clima soturno.
Essa “seção onírica”, combinada com a frase hipnótica “When you’re high” (“Quando você está chapado”), dissolveu-se em uma cacofonia quase assustadora, culminando no grito icônico de Rose: “Do you know where you are?” (“Você sabe onde está?”). É um momento que, desde então, se tornou uma das frases mais emblemáticas do rock.
Estreia ao Vivo e Impacto Imediato
A primeira performance ao vivo de “Welcome to the Jungle” aconteceu em junho de 1985, no Troubadour, em Los Angeles. Mesmo em sua fase inicial, a música já causou um grande impacto nos fãs da banda. “Jungle foi muito bem recebida”, lembra McKagan. “A partir de então, as multidões começavam a ficar agitadas assim que ouviam o riff de introdução de Slash.”
COMPRE AQUI
Fritadeira Airfryer Essential XL Conectada, Philips Walita, conectividade c/Alexa
Bundle Nintendo Switch™ V2 Neon + Mario Kart™ 8 + 3 Meses de Assinatura Nintendo Switch
Um Legado Duradouro
Quase quatro décadas depois, a expectativa gerada por “Jungle” permanece inalterada. Quando o Guns N’ Roses sobe ao palco, fãs de todo o mundo ainda clamam por aquele riff de abertura épico, garantindo o lugar da música como um hino atemporal do rock.
Appetite for Destruction foi lançado em 21 de julho de 1987 pela Geffen Records e não obteve muito sucesso de início. Sua escalada se iniciou quando a banda saiu turnês pela América do Norte abrindo shows para grandes nomes do rock como The Cult, Alice Cooper e Aerosmith, além de seus próprios shows em casas de show clubes e festivais.
Esse foi o único LP de estúdio todo gravado com os cinco membros originais, Rose, Slash, McKagan, Steven Adler na bateria e Izzy Stradlin na guitarra de base.
Apesar de todas as faixas creditarem os cinco membros originais como autores, algumas das músicas foram compostas individualmente por cada um em diferentes épocas e as melodias só foram produzidas quando a banda já estava junta em estúdio.
Imagem Destacada: Divulgação/ND (Fotografia: Kat Benzova)
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.