Conheça as novidades dessa edição
Do dia 08 até o dia 16 de junho vai acontecer o 5º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Com diferentes mostras, o evento irá exibir cerca de 90 títulos de 30 países, incluindo obras inéditas no Brasil, e aqui na Woo! Vamos contar um pouco de tudo que vai acontecer nesses 9 dias de festival.
Abrindo o festival, o longa “Operation Avalanche”, dirigido por Matt Johnson, volta ao ano de 1967, no auge da Guerra Fria e durante a corrida espacial travada pela União Soviética e os Estados Unidos. Com a suspeita de um espião russo infiltrado na NASA para sabotar o programa Apollo, jovens agentes da CIA, disfarçados de equipe de filmagem que irá documentar a jornada rumo à lua, vão tentar descobrir quem pode ser o sabotador.
Enquanto em seu encerramento será exibido “A Comunidade”, um bem-humorado e emocionante retrato da família de Anna e Erik. Vividos por Trine Dyrholm e Ulrich Thomsen, os acadêmicos Anna e Erik decidem começar uma comunidade com um grupo de amigos íntimos. Entre reuniões, jantares e festas, e exemplos de amor, amizade e união, o público também participa daquela comunidade que, após um acontecimento, tem suas estruturas abaladas.
Porém, durante o festival vai rolar as mais diversas mostras, entre filmes nacionais e internacionais, de longas e curtas. No festival existem três jures diferentes, o primeiro é o responsável pelo “Prêmio Olhar de Melhor Filme” e irá escolher os vencedores da mostra de longas e curtas internacionais, um segundo júri que dá o prêmio para melhor longa e melhor curta brasileiro dos filmes nas mostras Principal, classificado como “Prêmio Olhares Brasil”, e o júri da mostra “Novos Olhares”.
Os longas-metragens da Mostra Principal concorrem ao Prêmio Olhar de Melhor Filme; Prêmio Especial do Júri; Prêmio Contribuição Artística e Prêmio do Público. Os curtas concorrem ao Prêmio Olhar de Melhor Filme e Prêmio do Público. Outros prêmios como Prêmio Olhares do Brasil, de curta e longa-metragem, e o prêmio Novo Olhar, que também analisam filmes de outras mostras, também serão dados. Além do júri oficial, outras premiações fazem parte do festival. São o Prêmio da Crítica, oferecido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Prêmio Hors Pistes, do Centro Pompidou.
O homenageado do ano é um grande nome do cinema nacional: Luiz Sérgio Person. A mostra “Olhar Retrospectivo” apresenta cinco longas do diretor, como os clássicos “São Paulo S/A” e “O Caso dos Irmãos Naves”, e dois curtas produzidos enquanto Person ainda estudava direção na Itália. A viúva do cineasta, Regina Geha, e suas filhas, Marina e Domingas Person irão à Curitiba para conversar sobre sua obra do cineasta.
Outro homenageado será o diretor argentino Matías Piñero, com a mostra “Foco”, criada para apresentar ao público curitibano diretores que merecem ser conhecidos. A mostra conta com cinco longas-metragens do realizador que irá a Curitiba para ministrar um master class, com apresentação de trechos de seu novo trabalho, e ainda debaterá sobre os filmes exibidos.
Outra mostra de encher os olhos é a “Exibições Especiais”, que neste ano traz filmes de realizadores como: “Artist of Fasting”, do japonês Masao Adachi, que aborda os movimentos da sociedade; “Between Fences” do isralense Avi Mograbi, onde ele e Chen Alon conhecem africanos que buscam asilo em uma prisão israelense no meio do deserto de Negev e, juntos, eles usam as técnicas do Teatro do Oprimido para conhecer a realidade de vida daquelas pessoas; e o catalão Pere Portabella, com “Informe General II. El nuevo rapto de Europa”, que continua o filme “General Report”, de 1976, também dirigido por Portabella há 40 anos, abordando a crise sistêmica da sociedade. Além disso, o recém restaurado “Anna”, documentário italiano de Alberto Grifi e Massimo Sarchielli, e a coletânea “Curtas de Animação dos Irmãos Wagner”, expoentes da animação no Paraná, também serão exibidos.
Paralelo às exibições, o Olhar de Cinema promove o Mercado de Cinema de Curitiba, desenvolvendo atividades como Seminário de Cinema de Curitiba, Curitiba_Lab, Oficina Montagem, ministrada por Karen Akerman e Oficina de Efeitos Visuais e Animação 3D, pela escola Escola R.evolution.
Para ver a lista completa, com todos os filmes selecionados, do 5º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, incluindo seu serviço, acesse nossa agenda e aproveite!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.