Fundado em 2005, o Youtube oferece uma incontestável variedade de vídeos. Diferente do Netflix, o usuário é o responsável pela produção do conteúdo e há aqueles que incluem material sem a devida autorização dos autores. É assim, por exemplo, que um grande segredo do governo inglês vem a público, no primeiro episódio da primeira temporada de “Black Mirrow”. Outra singularidade desse serviço de streaming é sua capacidade de nos seduzir, ou seja, nos desviar de nossos caminhos. Quem nunca entrou ali, digitou um tema de pesquisa e, após navegar com a fluidez digital, foi parar em um local completamente diferente do que planejava ao iniciar?
Confira uma lista de quatro temas que se interligam pelo fluxo da consciência…
1- Relato sobre a prática de Lacan
Em trecho do filme de Gérard Miller, Suzanne Hommel conta como Lacan a ajudou a dar novo significado para seu trauma. Em sessão de análise, ela narrou um sonho que tinha e a fazia acordar às 5 horas da manhã – mesmo horário em que a polícia nazista Gestapo ia à casa de judeus buscá-los. O psicanalista a tocou gentilmente na pele – em francês, geste à peau, gesto na pele, tem pronúncia semelhante à da palavra que a aterrorizava. Suzanne fala em francês, as legendas estão em espanhol e em inglês.
2- Língua dos povos indígenas do Alto Rio Negro
A pluralidade de línguas europeias fez pensar na nossa. O vídeo produzido durante a Oficina de Troca de Conhecimento Multimídia, realizada em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), em abril de 2012, nos traz a oportunidade de escutar as línguas Dessano, Tukano, Piratapuya, Baniwa e Tuyuka. É encantador conhecer a nossa diversidade linguística!
3- Tina Turner; canto e meditação budista, Nam Myoho Rengue Kyo
Ao ouvir aquelas línguas indígenas, lembramos da sonoridade do mantra Nam Myoho Rengue Kyo, do budismo de Nitiren Daishonin. Tina Turner já deu várias entrevistas para falar sobre a prática e é instigante ouvi-la.
https://www.youtube.com/watch?v=LeSrcsnyGRk&t=25s
4- Entrevista do Professor Robert Kelly
As entrevistas de Tina Turner nos levaram à mais encantadora de todas as entrevistas. A presença das crianças interrompendo uma conversa séria sobre a corrupção na Coréia do Sul mostra como a vida pode ser mais doce e leve através de uma ressignificação, de uma mudança de paradigma narrativo – tal qual o caso clínico lacaniano do primeiro vídeo desta lista.
O que o relato sobre a análise lacaniana e o mantra recitado por Tina Turner, influenciado pelos estudos que Nitiren Daishonin fez de mantras em sânscrito, têm em comum? Será que nossos cérebros relacionariam sozinhos, sem a ajuda do Youtube, a apresentação de 5 das mais de 19 línguas indígenas de grupos do Alto Rio Negro e a entrevista interrompida pelos filhos do Professor Robert Kelly? No começo do século XX, Walter Benjamin propôs, no famoso artigo “A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica”, que a percepção humana foi alterada pelo uso da tecnologia. O som gravado e a imagem fílmica reproduzem o objeto descolado da sua duração material e, portanto, de seu poder de testemunho histórico. A edição instaura sentidos originais – traduções que traem? Nunca foi tão importante pausar o fluxo imagético e perceber onde, e como, estamos escolhendo nossos próximos focos. Não há mais tempo para a inocência. Não se pode mais ignorar: nós criamos as máquinas e elas nos recriam.
Por Carmen Filgueiras
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.