Na última quinta (25), comemorou-se o “Dia do Orgulho Nerd”. O termo, possui duas justificativas: a primeira, em relação a Star Wars, e a pré-estreia do “Episódio IV: Uma Nova Esperança”, em 1977. A segunda, em relação ao “Dia da Toalha”, baseado no livro “O Guia dos Mochileiros das Galáxias”, escrito por Douglas Adams. É uma data de nerd para nerd!

Mas, independentemente do argumento que se use para comemorar esse dia, saiba que ele é de suma importância para todo o nerd/geek. E, se tratando de séries, existem alguns personagens, estereotipados ou não, que surgem a mente quando pensamos em referências do mundo nerd.

Ted, Marshall e Star Wars

Que Ted (Josh Radnor) e Marshall (Jason Segel) são grandes fãs de Star Wars, todos os fãs de How I Met Your Mother” já sabem. A paixão dos amigos pela saga é tão grande que quando Ted resolve se casar com Stella (Sarah Chalke), ele descobre que a noiva nunca havia visto a franquia.

Marshall, então, responde com um quote muito conhecido pelo fandom: Ela nunca viu Star Wars? Ted, as únicas pessoas que nunca viram Star Wars são os personagens de Star Wars porque eles viviam lá, Ted.”

A série faz outras menções à saga e um fã reuniu em um tumblr todos esses momentos. Para mais, acesse: “The Star Wars moments in HIMYM”.

Nerd = The Big Bang Theory

Quando pensamos em séries de televisão e personagens nerds, pensamos logo em The Big Bang Theory”. A série, inicialmente, contava a história de quatro jovens nerds, Sheldon (Jim Parsons), Leonard (Johnny Galecki), Howard (Simon Helberg), Raj (Kunal Nayyar) e da garçonete Penny (Kaley Cuoco), mais precisamente, a grande diferença de interesses entre eles. Com o decorrer das temporadas, houve a introdução de duas personagens, Amy (Mayim Bialik) e Bernadette (Melissa Rauch).

Em TBBT, os rapazes não só possuem o estereótipo nerd (são extremamente inteligentes), mas também gostam de filmes, quadrinhos e jogos. Sheldon (Jim Parsons), por exemplo, é muito fã do personagem Spock, da franquia Star Trek, e também costuma usar blusas que fazem referência a super heróis, como Flash e Lanterna Verde.

Doctor Who?

Existe alguém mais maravilhoso nerd que o Doutor? Viajando na Tardis pelo passado, presente e futuro, ele se une as companions para salvar o planeta de erros cometidos e também de inimigos humanos e alienígenas.

Clássico com mais de 50 anos, Doctor Who” é dividido entre o antigo e o novo. O novo, até agora, já teve quatro atores interpretando o Doutor, uma vez que ele não morre, apenas regenera. Atualmente, Peter Capaldi é o protagonista da trama, mas os atores Christopher Eccleston, David Tennant e Matt Smith também já viveram o Time Lord.

Doctor Who, por ser referência na cultura nerd, também já foi mencionado em The Big Bang Theory, House, Castle e Criminal Minds, além de desenhos animados como Os Simpsons, South Park e Futurama.

Fitz-Simmons e a Marvel

Tanto a Marvel quanto a D.C. são mencionadas dentro da cultura nerd, mas em Agents of S.H.I.E.L.D.”, quem rouba a cena é a dupla de cientistas Jemma Simmons e Leo Fitz. Não só os dois possuem uma relação romântica, que é desenvolvida ao longo das temporadas, mas também criam uma conexão mais pessoal, como completar as frases um do outro. Eles costumam falar com a equipe em uma linguagem mais técnica, onde acabam por entender somente eles mesmos, por muitas vezes tendo que explicar mais informalmente onde está o problema ou a solução que os agentes esperam.

Cosima Niehaus ou 324B21

Cosima Niehaus é uma das clones do Projeto Leda, da série Orphan Black”, sucesso mundial sobre clonagem humana e protagonizada por Tatiana Maslany. Diferentemente das outras clones, Cosima é mais nerd e costuma ajudar as irmãs com as questões biológicas e científicas sobre os clones. “324B21” é o seu número de identificação entre os clones.

Cosima se interessa bastante por ciências biológicas, até mesmo seu laptop possui uma capa que simula um DNA colorido. Ao longo das temporadas, ela cria uma relação de amizade forte com Scott, um amigo da faculdade que também é nerd e a ajuda com as questões de clonagem.

Criminal Minds: Penelope e Reid

Os personagens de Kirsten Simone Vangsness e Matthew Gray Gubler são os nerds de Criminal Minds”, Penelope e Reid. Ambos são extremamente inteligentes, mesmo que Reid trabalhe mais em ação e Penelope mais na parte de pesquisa e dados no computador. Reid, inclusive, possui uma memória fotográfica incrível, sendo essa a principal característica do personagem.

Dentre tantos personagens nerds, fica difícil não se apaixonar e se envolver com seus jeitos e características, uma vez que a identificação que o audiovisual precisa ter se faz perfeitamente em cada uma dessas séries.