A busca pelo sucesso é uma marca de nossa sociedade atual. Estamos cansados de ver livros, palestras, produtoras e cursos que apresentam receitas infalíveis para que o sucesso venha de forma rápida e garantida. Basta que você siga aqueles passos.
Para mim, isso soa um tanto quanto bizarro! O sucesso não é um produto que você simplesmente pega na prateleira, paga e…pronto! É seu!! Existem diversos fatores que nos levam ao sucesso. Porém, antes precisamos saber de qual sucesso estamos falando. É preciso definir qual o conceito de sucesso de cada um, pois trata-se de algo extremamente subjetivo.
Por conta do meu trabalho como produtor, é comum novos artistas me procurarem querendo ajuda para realizarem seus sonhos. Na maioria das vezes a frase que mais ouço é “quero ter sucesso”. A palavra está ligada diretamente a nossa classe profissional. A cobrança pelo sucesso é implacável no ramo artístico. Porém, muitas vezes nós mesmos que colocamos esse peso sobre nós sem sabermos definir exatamente aonde chegar e como criarmos uma base sólida para isso. Nem todo mundo busca realmente isso. Não é a toa que vemos bastantes pessoas utilizando-se dessas fórmulas para venderem sonhos de forma totalmente irresponsável.
As primeiras perguntas que procuro fazer ao artista é: qual o conceito de sucesso para você? O que é fazer sucesso? Sucesso é tocar em um estádio para milhares de pessoas ou ganhar seu dinheiro, suficiente para manter suas contas, tocando em um bar todo final de semana, já te dá uma sensação de sucesso? Até onde você quer chegar? O que te fará realmente feliz? No meu ver, o sucesso está diretamente ligado a felicidade proporcionada com o degrau alcançado. O sucesso precisa ser verdade dentro do artista. Caso não haja verdade, o sucesso aparente poderá tornar-se o seu maior inimigo, colocando-o numa prisão bem solitária e cruel. Por isso, muitos não conseguem sustentá-lo e aquilo domina seu lado pessoal, como muitos exemplos de grandes artistas que se foram de forma tão triste.
Portanto, não importa se você é conhecido pelo mundo inteiro ou só na sua cidade. O sucesso nem sempre está ligado a quantidade de pessoas. Ter materializado seu trabalho em um CD, sem que este nunca tenha sido ouvido por ninguém pode ser sim considerado um sucesso, uma realização profissional. O primeiro passo é saber valorizar cada degrau dessa escadaria que é sua realização profissional. O que é sucesso para uns, não significa nada para os outros. O produtor precisa entender onde o artista quer chegar para definir a melhor forma em conjunto com ele e saber motivá-lo para aquele ponto.
Do ponto de vista artístico acredito que há uma série de aspectos SOMADOS que podem contribuir para uma carreira de sucesso. Podemos citar: carisma, talento, disposição, inteligência, disponibilidade financeira, uma boa equipe de produção, visão, marketing, repertório etc. Tudo isso pode facilitar as coisas, porém nada disso garante o sucesso.
Podemos estar tão obcecados pelo sucesso que não conseguiremos perceber quanto este momento chegar. Ai que entra o perigo! Não há fórmula para o sucesso, mas o fracasso sim é certo se não tomarmos alguns cuidados. Podemos fazer um excelente trabalho durante anos, mas basta um erro, um deslize feio para sermos lembrado somente por aquilo. Ainda mais na sociedade atual, onde tudo é viralizado nas redes sociais.
Não podemos achar que o sucesso é fruto simplesmente do próprio esforço ou talento. Não existe sucesso sozinho. E ainda sim, muitos artistas fazem questão de creditar o seu próprio sucesso a si mesmo. Temos ai o efeito colateral da amnésia que alguns sofrem, esquecendo de toda ajuda que tiveram durante a caminhada. Muito importante sermos sempre gratos a todos que estiveram conosco.
A sensação de poder é outro grande mal. O artista passa a crer que pode fazer tudo que quiser que nada disso irá repercutir de forma negativa na carreira. Já ouvi dizer que quando alguns artistas acham que fazem sucesso, eles acham até que o seu suor tem cheio de perfume francês. E assim também, o sujeito comete o erro de achar que entende mais de tudo do que todos e começa a não ouvir mais aqueles que proporcionam sua base de sustentação.
O sucesso aumenta o rol de “amizades” e melhora o humor. Passa a ser comum a explosão de fotos com “grandes amigos e irmãos”. Incluindo até pessoas que ao longo do caminho contribuíram para trazer certo prejuízo ao artista. Tudo isso esquecido em nome da “amizade”. O indivíduo agora está sempre rindo e feliz. Não há um momento sequer de tristeza. Estamos diante de um alienígena né?! Um ser de outro mundo que não tem problemas e não sofre.
Vale acrescentar que também pode dar a sensação de domínio total do público. Outro grande perigo! O público justamente por idolatrá-lo, aceita muito menos seus deslizes por sentir-se traído com tal atitude.
O sucesso, ou a busca dele, pode transformar para pior ou melhor o artista. Tudo depende da forma como este irá assimilar cada etapa do processo. Em geral, só percebem isso quando a corda já está amarrada no pescoço. Deve ser usado como algo motivador e estimulante. Um motivo para ser cada vez uma pessoa e artista melhor.
O sentido de ter sucesso muitas vezes está intimamente ligado a ideia de ter dinheiro ou bens materiais. E isso não é errado! É normal termos vontade de ganhar muito pelo que fazemos e adquirirmos coisas com esse dinheiro. Todavia, não podemos basear o sucesso apenas nesses elementos. Afinal, caso você não tenha equilíbrio, saúde ou condições estruturais e psicológicas, não poderá aproveitar nada daquilo adquirido e verá tudo ruir rapidamente.
Não quero aqui colocar meu texto como mais um produto na prateleira para comprarem como uma fórmula para o sucesso. Não existe uma! Não se compra sucesso. Você precisa alcançá-lo, construí-lo. A ideia é alertá-lo para não comprar um produto desse na prateleira. Construa o seu! Quero apenas contribuir para um debate e fomentar um pensamento acerca de um tema que considero muito importante. Quero estimulá-lo a definir seu conceito de sucesso. Então, o que é o sucesso para você? Quais eles elementos considera importantes na sua caminhada artística para alcançá-lo?
Por Gustavo Sanna
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.