Nesse período do ano, onde as pessoas repensam o que fizeram de bom, o que precisam melhorar, não podíamos de deixar de fala sobre SOLIDARIEDADE.
Teatro nem sempre é feito em um palco italiano ou de arena, ele pode ser feito em uma praça, em uma sala e até em um hospital.
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço e do teatro para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos.
Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.
A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.
Em 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação.
O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.
Doutores em cena
A experiência dos Doutores da Alegria nos últimos vinte anos trouxe uma bagagem tão rica que não havia como deixar esse repertório somente nos hospitais. A ampliação da nossa missão: “compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas”, surgiu exatamente por conta de uma necessidade interna.
Além de atuar nos hospitais duas vezes por semana, os artistas que integram o elenco do Doutores da Alegria também fazem parte de companhias de teatro – grande parte delas com espetáculos de palhaçaria para o público infantil.
Em todos os espetáculos – alguns realizados de forma esporádica e outros periodicamente – os artistas se valem da linguagem do palhaço para debater temas que nos rondam todos os dias nos hospitais.
Neste ano, mais uma vez, o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Prêmio Femsa) trouxe entre seus indicados um destes atores.
[divider]Unidade do Doutores[/divider]
Rio de Janeiro
Fruto da primeira expansão da ONG, o trabalho no Rio de Janeiro teve início em 1998, após período de trabalho em parceria com os Doutores Palhaços, grupo que já atuava na cidade desde 1995. Em janeiro de 2009, as atividades na capital carioca foram interrompidas para uma revisão estratégica que propusesse um novo modelo de atuação, mais abrangente e sustentável para a cidade maravilhosa.
No mesmo ano demos início, em caráter piloto, ao programa Plateias Hospitalares em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Ses).
Hoje contamos com uma coordenadora e um assistente de produção na unidade Pão de Açúcar.
Unidade Pão de Açúcar
Rua Sebastião de Lacerda, 47 – Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ – 22240-110
(21) 2297-4176
doutores@doutoresdaalegria.org.br
São Paulo
A cidade de São Paulo é o berço e sede central. Foi aqui que o palhaço entrou pela primeira vez em um hospital em terras canarinhas. No início, sem sede fixa, foram abrigados na casa da Dona Benvinda, mãe de Wellington Nogueira, que serviu de plataforma para o esse crescimento. Hoje ocupam um casarão onde fica o centro cultural e uma casa onde fica a área administrativa.
Em São Paulo, estão em sete hospitais, tem um elenco de aproximadamente 30 palhaços (9 deles ocupando funções pedagógicas e de coordenação), e contamos com mais 20 profissionais das áreas financeira, administrativa, acadêmica, de marketing, comunicação e serviços gerais.
Sede dos Doutores da Alegria
Rua Alves Guimarães 73
Pinheiros 05410-000
São Paulo SP
(11) 3061-5523
doutores@doutoresdaalegria.org.br
Recife
A criação desta unidade é a manifestação mais recente da luta pelo fortalecimento das infinitas faces populares do palhaço brasileiro. A unidade nasceu do choque cultural que Wellington Nogueira teve quando, em sua estada pelo Recife, se deparou com um tablado teatral de madeira em plena mata, onde artistas populares se apresentavam todos os fins de semana para grandes públicos.
A estruturação da unidade ocorreu em 2003 com a ajuda de muitos amigos e hoje ela conta com um elenco de nove palhaços e uma profissional que atua na administração.
Unidade do Frevo
Rua Dona Maria Cesar 170 – sala 201 B
Edifício Luciano Costa – Recife Antigo
50030-140 Recife PE
(81) 3466-2373 ou (81) 3463-0866
doutoresrecife@doutoresdaalegria.org.br
Conheça um pouco mais os Doutores da Alegria:
Vele conferir esse trabalho de ator e principalmente de seres humanos. Nosso máximo respeito aos Doutores da Alegria, parabéns e que venham mais e mais 25 anos.
Por André Lamare
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.