Renata de Almeida, que comanda a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, concedeu uma entrevista coletiva através de uma live no Youtube para falar sobre a realização da 44ª edição do evento, que este ano acontece, em sua maior parte, online. Representantes do Itaú, do Sesc e da CPFL Energia, tradicionais patrocinadores da Mostra, eram outros presentes.
Renata disse que para esta edição especial – que acontece de 22 de outubro a 04 de novembro – foram selecionados 198 filmes de 71 países, incluindo um vindo de Lesoto, um pequeno país africano que nunca havia mandado um filme para a Mostra.
Todas as obras poderão ser vistas na plataforma de streaming desenvolvida exclusivamente para a Mostra, a Mostra Play – cada filme terá um limite de 2.000 visualizações. A empresa responsável pela exibição e manutenção do sistema é a mesma que prestou serviços para os Festivais de Cannes, Toronto e Tribeca.
Além das salas virtuais, que estarão abertas 24 horas por dia, haverá ainda sessões selecionadas nos drive-Ins do Cinesesc e do Petras Belas Artes. O filme mexicano “Nova Ordem” de Michel Franco – que ganhou o prêmio do Júri no Festiva de Veneza em 2020 –, inclusive, abrirá a Mostra no dia 22 de outubro no drive-in do Petra Belas Artes. A partir das 0h01 do dia 23/10, ele estará disponível ao público no Mostra Play, mas apenas por 24 horas.
Outro filme de destaque na programação é o iraniano “There Is No Evil”, de Mohammad Rasoulof, que venceu o Urso de Ouro em Berlim em 2020. O brasileiro “Casa de Antiguidades” de João Paulo Miranda Maria, e o britânico “Miss Marx”, de Susanna Nicchiarelli, que conta a história da filha de Karl Marx, são outros que chamam a atenção.
Cineastas consagrados como Abel Ferrara, Ai Weiwei, Jafar Panahi, Serguei Losnitza também trazem filmes para a Mostra, entre curtas e longas.
Por fim, vale dizer que o Prêmio Humanidade da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano vai para os funcionários da Cinemateca, que continuam trabalhando mesmo sem o apoio do Governo Federal, que vem destruindo a instituição gradativamente.
A programação completa, assim como a data de início da venda dos ingressos e os valores sairão nos próximos dias.
Imagem: Divulgação/Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.