No início de outubro, Naruto completou 15 anos. Agora, outro anime está fazendo aniversário. Há 25 anos, estreava nas televisões japonês Yu Yu Hakusho, um dos maiores clássicos do gênero shonen. No Brasil, o anime ficou conhecido por sua dublagem que pegou várias expressões da cultura brasileira e as inseriu nos diálogos, dando um ar muito mais irreverente a obra. Se você ainda não  lembra muito bem do anime, vamos relembrar o enredo da história.

Yu Yu Hakusho segue a história de Yusuke Urameshi, um delinquente que, num ato incaracterístico de altruísmo, é atropelado por um carro e morto em uma tentativa de salvar um garoto, empurrando-o para fora do caminho. Seu fantasma é recebido por Botan, que se apresenta como a navegante do rio Sanzu, que transporta as almas para o submundo ou Mundo Espiritual, onde elas podem ser julgadas pela vida após a morte. Botan informa Yusuke que seu ato pegou até mesmo o submundo de surpresa e que ainda não havia um lugar feito para ele, seja no céu ou inferno. Assim Koenma, filho do governante do submundo Enma, oferece à Yusuke uma chance de retornar ao seu corpo através de uma série de testes. Yusuke é bem sucedido com a ajuda de seus amigos Keiko Yukimura e Kazuma Kuwabara. Depois de voltar à vida, Koenma concede à Yusuke o título de “Detetive Sobrenatural”, encarregando-o de investigar atividades sobrenaturais dentro do mundo humano.

E para comemorar o nascimento desta grande obra, vamos listar algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre o anime.

1 – O que significa Yu Yu Hakusho?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder, isso porque nem o autor sabe ao certo. Por conta de algumas mudanças Yoshiro Togashi teve que mudar o nome do mangá original algumas vezes até chegar ao nome atual. Algumas traduções dão a ideia de que o nome do anime significaria “O livro em branco do fantasma atrapalhado” ou “ O conto da jornada de Yusuke”. O segundo nome parece ser o significado que mais agrada o autor e o público.

2 – Referências

Yu Yu Hakusho é um que faz muitas referências às mitologias japonesa e chinesa e também a diversos outras obras do Japão. No arco do ataque à mansão para resgatar Yukina, os quatro personagens principais enfrentam quatros inimigos cujos nomes são inspirados em feras sagradas da mitologia chinesa: Suzaku (Fênix), Genbu (Tartaruga), Byako (Tigre) e Seiryu (Dragão). No torneio das trevas, o time Urameshi enfrentou o time Uraotogi, que tem nos personagens importantes ícones da mitologia nipônica. Há também referências a animes e jogos. Os personagens de Street Fighter aparecem brevemente durante cenas no arco do torneio das trevas. As próximas duas referências merecem dois tópicos especiais.

3 – Yu Yu Hakusho e Sailor Moon

Yoshiro Togashi é casado com  Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon. Os dois só se casaram sete anos após o lançamento do anime, mas durante a obra os dois já estavam namorando. Como resultado, há uma pequena homenagem do autor a amada no anime. Durante o torneio do mundo das trevas, Koenma, para não ser reconhecido pelos demônios, acaba se fantasiando de Tuxedo Mask, um dos personagens principais de Sailor Moon. No anime, a voz que dubla Kurama no Japão é a mesma que dá Sailor Urano.

4 – Star Wars

Ao que parece, Togashi era muito fã de um dos maiores sucessos do cinema. É possível encontrar no anime algumas referências à franquia de George Lucas. Uma delas está no som da espada de Kuwabara, a Reiken. Ao usar a arma de combate, os sons emitidos são os mesmos dos saber de luz de Star Wars. Outra referência está no design de alguns personagens. O principal assessor de Yomi tem os traços muito semelhantes aos do Mestre Yoda. Além disso, os guardas que protegem o local são quase cópias dos soldados da Aliança Rebelde.

5 – Kurama e Hiei

A dupla sofreu algumas modificações da ideia original até chegar ao que conhecemos hoje. No mangá, Kurama tinha cabelos negros e  roupa azul. Para o anime, foram inseridos os cabelos e a roupa rosa. Já Hiei seria apenas um personagem figurante. Por conta do enorme sucesso, acabou se tornando um dos personagens principais da história. Os dois, aliás, são muito amigos. Na trama, se conhecem desde pequenos. Contudo, a ideia original era que fossem um casal. Por conta de muitas críticas, o projeto acabou sendo deletado e os dois viraram apenas amigos mesmo. Kurama, aliás, que inspirou o nome da Raposa de Nove Caldas do Naruto.

Gostou das curiosidades? Sabe mais algumas que não está na lista. Comente sobre essa obra que é uma das mais marcantes da animação japonesa.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Diego Andrade

Uma pitada de esportes, duas colheres de redes sociais e uma xícara de mundo geek. Esses foram os elementos que o criaram. Seu computador é o reflexo dos seus gostos: está sempre conectado às redes sociais, aos sites de notícias e as novidades do universo geek e otaku (até porque ninguém é de ferro, só o Tony Stark)

Previous Crítica: God’s Own Country
Next Crítica: Yonlu

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close