Confira abaixo uma lista com produções que falam sobre professores que foram muito alem da sala de aula.
Outubro é um mês com várias datas marcantes. Comemorado no dia 15, o Dia do Professor é especial e aqui vai uma seleção de filmes sobre professores que podem mudar vidas.
Sociedade dos Poetas Mortos
John Keating é um professor inovador em uma escola tradicional. Vendo em seus alunos um potencial que nenhum outro adulto enxerga, ele os estimula a apostarem na vida. No entanto, uma tragédia acaba atingindo a vida de todos e mudando o modo como a história termina.
Não há maneira desse filme estar fora dessa lista. Robin Williams rouba a cena e, eventualmente, parece aconselhar até mesmo o público a viver intensamente, seguindo o lema do professor Keating: Carpe Diem.
Ao Mestre, Com Carinho
Pode-se dizer que Ao Mestre, Com Carinho é pioneiro em filmes sobre professores. Mark Thackeray é um engenheiro desempregado, que aceita lecionar em uma escola de Londres. Contudo, ele é recebido com pouca simpatia e muita agressividade. Mas, quando tudo se resolve, deve decidir se continua a lecionar ou volta a ser engenheiro.
Acima de tudo, esse é um filme capaz de deixar marcas. Sidney Poitier tem uma atuação brilhante e a produção coloca questões e valores importantes em seu enredo.
O Sorriso de Monalisa
A princípio, quando a professora de artes Katherine Watson começa a lecionar para uma turma de mulheres, as coisas parecem um pouco desencaixadas. Katherine é um mulher independente, rodeada por jovens que estão sendo ensinadas a serem mulheres perfeitas. A professora tenta, então, abrir suas mentes e estimulá-las a pensar de forma independente sobre elas mesmas.
Julia Roberts dá vida à professora que poderia ser uma versão feminina de John Keating, de Robin Williams. Sem dúvidas, é uma excelente produção.
A Onda
O professor Rainier Wenger deve ensinar a seus alunos como um estado autoritário não é algo tão irreal. Seus alunos alemães acham difícil isso ocorrer, mas, conforme as aulas vão passando, o assunto ganha ares de desafio que transpõe a escola e ganha as ruas.
Em suma, o filme alemão mostra como nenhuma democracia no mundo está segura e que o papel do professor pode realmente fazer a diferença. O ator Jürgen Vogel está impressionante como o mestre que perde o controle da situação.
Central do Brasil
Inicialmente, a professora aposentada Dora complementa sua renda fazendo cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela vive de pequenos trambiques, até conhecer Josué e se ver introduzida na vida do menino que acabou de ficar órfão de mãe. Em suma, Dora se vê às voltas com a criança e faz uma viagem que marca pra sempre a vida dos dois.
O filme brasileiro não fala exatamente sobre uma professora em sala de aula, mas Dora nunca realmente deixou de ser como uma professora, mesmo amargurada. Fernanda Montenegro está irretocável nessa obra, que deveria certamente ter rendido vários prêmios a ela.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.