Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

5 filmes inspiradores sobre professores

Confira abaixo uma lista com produções que falam sobre professores que foram muito alem da sala de aula.

Outubro é um mês com várias datas marcantes. Comemorado no dia 15, o Dia do Professor é especial e aqui vai uma seleção de filmes sobre professores que podem mudar vidas.

Sociedade dos Poetas Mortos

Advertisement. Scroll to continue reading.

John Keating é um professor inovador em uma escola tradicional. Vendo em seus alunos um potencial que nenhum outro adulto enxerga, ele os estimula a apostarem na vida. No entanto, uma tragédia acaba atingindo a vida de todos e mudando o modo como a história termina.

Não há maneira desse filme estar fora dessa lista. Robin Williams rouba a cena e, eventualmente, parece aconselhar até mesmo o público a viver intensamente, seguindo o lema do professor Keating: Carpe Diem.

Ao Mestre, Com Carinho

Pode-se dizer que Ao Mestre, Com Carinho é pioneiro em filmes sobre professores. Mark Thackeray é um engenheiro desempregado, que aceita lecionar em uma escola de Londres. Contudo, ele é recebido com pouca simpatia e muita agressividade. Mas, quando tudo se resolve, deve decidir se continua a lecionar ou volta a ser engenheiro.

Acima de tudo, esse é um filme capaz de deixar marcas. Sidney Poitier tem uma atuação brilhante e a produção coloca questões e valores importantes em seu enredo.

Leia mais em: https://woomagazine.com.br/ao-mestre-com-carinho-completa-50-anos-e-ainda-e-lembrado-como-pioneiro-no-tema-educacao/

Advertisement. Scroll to continue reading.

O Sorriso de Monalisa

A princípio, quando a professora de artes Katherine Watson começa a lecionar para uma turma de mulheres, as coisas parecem um pouco desencaixadas. Katherine é um mulher independente, rodeada por jovens que estão sendo ensinadas a serem mulheres perfeitas. A professora tenta, então, abrir suas mentes e estimulá-las a pensar de forma independente sobre elas mesmas.

Julia Roberts dá vida à professora que poderia ser uma versão feminina de John Keating, de Robin Williams. Sem dúvidas, é uma excelente produção.

A Onda

O professor Rainier Wenger deve ensinar a seus alunos como um estado autoritário não é algo tão irreal. Seus alunos alemães acham difícil isso ocorrer, mas, conforme as aulas vão passando, o assunto ganha ares de desafio que transpõe a escola e ganha as ruas.

Em suma, o filme alemão mostra como nenhuma democracia no mundo está segura e que o papel do professor pode realmente fazer a diferença. O ator Jürgen Vogel está impressionante como o mestre que perde o controle da situação.

Central do Brasil

Inicialmente, a professora aposentada Dora complementa sua renda fazendo cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela vive de pequenos trambiques, até conhecer Josué e se ver introduzida na vida do menino que acabou de ficar órfão de mãe. Em suma, Dora se vê às voltas com a criança e faz uma viagem que marca pra sempre a vida dos dois.

O filme brasileiro não fala exatamente sobre uma professora em sala de aula, mas Dora nunca realmente deixou de ser como uma professora, mesmo amargurada. Fernanda Montenegro está irretocável nessa obra, que deveria certamente ter rendido vários prêmios a ela.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

Exibido na Seleção Oficial de Cannes 2020, “Slalom – Até O Limite” aborda de maneira sensível temas relacionados à saúde mental no esporte Um...

Crítica

O cinema independente norte-americano vem há anos entregando algumas obras que superam em muito as produções vindas da midiática Hollywood. Sem depender das regras...

Filmes

Todos os filmes ruins estrelados por Nicolas Cages durante a última década fizeram com que os cinéfilos e seus fãs esquecessem que ele é...

Filmes

Mark Wahlberg é a estrela de “Joe Bell”, filmes que passou pelo Festival de Cinema de Toronto, e que estreia em 23 de julho...

Advertisement