Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

5 filmes sobre protagonismo preto

Filmes que conta histórias importantes sobre o protagonismo preto na visão do povo preto.

Muitas acusações sobre a falta de diversidade foram feitas e em Hollywood os produtores correram para consertar isso, mas nem todo filme realmente vale a pena. Aqui listamos 5 filmes sobre protagonismo preto que faz a diferença.

Estrelas Além Do Tempo

O filme conta a história das brilhantes e talentosas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que trabalharam para a Nasa e ajudaram os Estados Unidos a lançar seu primeiro homem ao espaço. As três mulheres foram pioneiras e importantíssimas em suas funções, contudo, durante muito tempo, preteridas por conta da cor de suas peles.

Em suma, Estrelas Além do Tempo faz justiça ao colocar Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe como protagonistas da produção. É um filme com bom roteiro, direção e atuações brilhantes, que merece muito destaque sempre.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor Filme

O filme acompanha a vida de Chiron Harris em três momentos importantes diferentes. Quando criança, convivendo com uma mãe viciada em drogas e sendo cuidado por um traficante. Adolescente, momento em que algumas tensões acabam por explodir, junto a novas descobertas. E enfim, adulto, quando Chiron tem decisões importantes a tomar.

Moonlight é um filme que vai além de apenas acompanhar a marginalização dos pretos. Em síntese, busca demonstrar sentimentos, medos, receios e contar histórias com mais profundidade. Com um elenco majoritariamente preto, é, por fim, um longa necessário, que vai mais além do superficial.

 Leia mais: Moonlight - Sob a Luz do Luar

Nós

A princípio, o filme não parece ser tão claro sobre suas intenções. Quando Adelaide vai com os filhos e o marido para praia, parece apenas que eles terão problemas com os vizinhos da casa ao lado. Entretanto, Nós vai mostrando uma profundidade que é capaz de confundir até mesmo a pessoa mais perfeccionista.

Do diretor Jordan Peele e com Lupita Nyong’o como protagonista, é um filme que faz com que o expectador fique tentando decifrá-lo mesmo semanas após tê-lo visto.

Pantera Negra

Pantera Negra
Imagem: Divulgação/Marvel Studios/Walt Disney

Wakanda Forever! O filme de um dos mais importantes heróis da Marvel demorou a sair do papel, mas se tornou uma das obras com maior força na nossa sociedade atual. Quando o super herói T’Challa assume sua identidade secreta, não há força capaz de pará-lo. Enquanto o mundo todo acredita que Wakanda vive em extrema pobreza, o país se mostra bem mais desenvolvido que o resto do mundo, com quase ninguém vivendo na pobreza.

O longa é um importante marco no cinema ao ter a maior parte de seus personagens principais pretos e fugir aos estereótipos cravados na 7ª arte. De todo modo, é difícil pensar em como a produção vai sobreviver à morte de Chadwike Boseman, mas é uma parte do show do entretenimento que não pode parar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Cidade de Deus

O clássico brasileiro é presença certa em todos as listas que falam sobre filmes com protagonismo preto. O filme acompanha a história de Buscapé, um jovem que luta para conseguir ter uma vida fora da favela que dá título a obra. Em contrapartida, ele vê amigos, conhecidos e muitas outras pessoas entrando no mundo do tráfico.

O longa, que foi a estréia de muitos atores, é um filme cru e objetivo sobre a realidade das comunidades brasileiras. Sem dúvidas, é um marco atemporal na nossa cultura.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Marya Cecília é goiana de nascimento, mora em São Paulo há seis anos e ainda assim não consegue lidar com o clima 4 estações em um dia que rola nessa cidade. Tem umas manias esquisitas, tipo ver um filme que gosta várias vezes, mas esta tentando lidar com isso (ou não). Falando nisso, ela não faz questão nenhuma de ser normal, então podemos apenas seguir em frente!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Listas

No Dia da Consciência Negra, lembramos nomes de inegável importância Dia 20 de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra. Por mais que...

Filmes

Michaela Coel pode interpretar o papel de Ororo Munroe O anúncio da atriz Michaela Coel no elenco de “Pantera Negra – Wakanda Para Sempre”,...

Séries/TV

Apple TV+ juntará as duas atrizes na adaptação do livro “Lady In The Lake” de Laura Lippman para minissérie A série limitada “Lady In...

Crítica

O partido dos Panteras Negras acabou em 1982, mas seus ideais de liberdade frente a um estado opressor continuam atuais, ainda mais depois do...

Advertisement