A sétima e penúltima temporada de “Game of Thrones” se aproxima, e ainda há muitas questões a serem respondidas. Na lista abaixo, você confere algumas das teorias mais debatidas pelos fãs – e que podem se tornar realidade em um futuro bem próximo.

Aviso: o texto contém possíveis spoilers.

1. A terceira cabeça do dragão

Na segunda da temporada, Daenerys ouviu na casa dos imortais que “o dragão tem três cabeças”. A confirmação de que Jon Snow é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targerian, irmão mais velho de Daenerys, deu força a teoria bastante aceita entre os fãs de que Tyrion seria um Targeryan, e desse modo, completaria a tríade.

Segundo a hipótese, o anão é na verdade filho do Rei Louco. Fica claro nos livros a obsessão do monarca com Joanna, esposa de Tywin e mãe de seus filhos. Isso explicaria não só as diferenças físicas entre Tyrion e os gêmeos – deficiências físicas e neurológicas são comuns entre os Targaryen, devido aos casamentos entre parentes na família -, o fascínio do caçula por dragões e as últimas palavras de Tywin: “você não é meu filho”. Vale lembrar que o símbolo da casa Targaryen é um dragão de três cabecas, e o número é bastante representativo na história da família – vide Aegon, o Conquistador e suas duas irmãs/esposas.

Se Tyrion for de fato a terceira cabeça do dragão, significa que ele poderá montar um dos dragões de Dany, e terá um papel decisivo no destino da moça. Há também quem acredite que as três cabeças do dragão estariam ligadas ao Azhor Ahai, ao Príncipe que foi Prometido e ao Último Herói.

2. O Fim da Muralha

Bran fez algumas escolhas pouco inteligentes na última temporada, e talvez ainda tenha que pagar por elas. Ao desobedecer o Corvo de Três Olhos, foi tocado pelo Rei da Noite e perdeu sua proteção. Com isso, Os Outros são capazes de entrar no esconderijo do Corvo, e matam a maior parte do grupo – incluindo Hodor.

Se o episódio citado no parágrafo acima já não fosse terrível o bastante, a rebeldia de Bran pode ser ainda mais prejudicial. A Muralha de Westeros possui magia que impede o avanço dos Caminhantes Brancos. Agora que o garoto carrega a Marca do Rei da Noite, ele poderia cancelar o feitiço quando atravessasse para o outro lado? Se sim, Westeros poderá ser invadida facilmente pelos mortos-vivos.

3. Cleganebowl

Essa teoria voltou com força na última temporada com o retorno de Sandor Clegane, o Cão de Caça, para a série. Infelizmente, para a frustração dos fãs, não foi concretizada nos últimos episódios. Contudo, uma imagem exibida no último trailer, onde o Cão se prepara para um duelo com uma figura não identificada, reacendeu as esperanças.

O Cleganebowl é exatamente o que seu nome sugere: um embate entre Sandor e seu irmão mais velho, Gregor – o Montanha. Os dois nunca se deram muito bem, mas agora estão de fato de lados opostos: o Cão se aliou a Beric Donderrion e a Irmandade Sem Bandeiras, enquanto que o Montanha se tornou um soldado zumbi pessoal de Cersei. Será que finalmente os irmãos Clegane vão resolver suas diferenças? E o mais importante – quem vai vencer?

4. Valonqar

Na quinta temporada, aprendemos que Cersei é atormentada por uma profecia feita pela feiticeira Maggy, a Rã, quando a rainha ainda era criança. Segundo a bruxa, Cersei iria se casar com um rei, veria seus filhos mortos e perderia a vida nas mãos do Valonqar – termo em valiriano que significa “irmão mais novo”. Com as outros partes da profecia cumpridas, tudo leva a crer que o fim de Cersei está próximo.

Apesar das diversas possibilidades discutidas pelos fãs, o consenso geral – e da rainha – era de que o assassino seria Tyrion (o que explica todo o ódio que Cersei sempre nutriu por ele). Contudo, Cersei foi a primeira dos gêmeos a nascer, o que a torna mais velha que Jaime. O cavaleiro já disse que sua irmã é a única coisa que realmente importa para ele, mas não ficou nem um pouco satisfeito com as últimas ações dela.

Somado a isso, temos o fato de que a rainha está traçando um caminho muito semelhante a de Aerys, morto por Jaime para impedir que Porto Real fosse destruída. Cersei não medirá esforços para se manter no trono. Até que ponto seu irmão a apoiará?

5. A Citadela

No fim da temporada, Sam, Gilly e seu bebê finalmente chegaram a Citadela, local de treinamento dos aspirantes a meistres, e fonte de todo o conhecimento de Westeros – com direito a uma biblioteca tão imponente quanto a Muralha. Para muitos fãs, Sam se encontra numa posição estratégica, e pode vir a desempenhar um papel fundamental no combate aos Outros, agora que tem acesso à informação que a maior parte de Westeros desconhece.

6. Azor Ahai

Em todo o continente de Westeros, existem diversas lendas que, apesar de algumas diferenças, giram em torno de uma figura que salvou o mundo da ameaça dos outros – e poderia fazê-lo de novo. A mais popular é a do Último Herói – que no passado, se aliou aos filhos da floresta para derrotar os caminhantes brancos. Outra, também bastante difundida, fala em um Príncipe que foi Prometido. Os seguidores do Senhor da Luz já falam em Azor Ahai, que com sua espada em chamas – a luminifera – derrotou os outros e terminou com a Longa Noite. Todas, entretanto, tem um ponto em comum: chegará o dia em que esse herói ressurgirá, para novamente libertar Westeros dos mortos-vivos.

O ataque iminente dos Outros (e algumas espadas flamejantes dando o ar da graça no trailer) nos fazem crer que em breve sua identidade será revelada. No princípio da série, a sacerdotisa Melissandre acreditava que Stannis Baratheon seria a reencarnação de Azor Ahai. Com suas derrotas – e morte -, ela voltou sua atenção para o bastardo favorito de todos, Jon Snow. Além de estar no centro do conflito com os Outros, Jon se encaixa nas características necessárias ser o herói reencarnado: possuir sangue de dragão (Targaryen) e ter renascido em um local com fumaça e sal, (detalhe existente nos livros). Além disso, assim como o personagem da lenda original, Zjon precisou sacrificar seu amor, Ygritte, para conseguir seu posto na Patrulha. Somado a isso, está o fato de que toda vez que olha para as chamas em busca de Azor, Melissandre vê apenas neve (snow, em inglês).

Há ainda quem some essa teoria às três cabeças do dragão. Dessa forma, Jon, Tyrion e Daenerys seriam Azor Ahai, o Último Herói e o Príncipe que foi Prometido (não necessariamente nessa ordem).