Quem nunca ouviu falar do Escape 60, precisa ler esse matéria até o final 

Quando criança, uma das minhas diversões favoritas era o “pique-esconde” (também conhecido como esconde-esconde ou escondidas), aquela brincadeira em que todos se escondem enquanto uma única pessoa, ou um pequeno grupo, de olhos fechados, conta até determinado número e depois sai a procura dos amigos. Eu sempre gostei mais disso do que futebol ou de ficar brincando com carrinho. A minha grande paixão no meio do jogo era encontrar as pessoas, pode até parecer bobo mas eu adorava ficar imaginando qual lugar cada um havia escolhido para se esconder. E o mais legal é que eu sempre achava! – Na medida que fui crescendo a brincadeira foi tornando-se mais difícil, se modificando. Começamos a colocar algumas regrinhas básicas, envolver objetos escondidos (nesse caso teríamos que achar a pessoa e a única peça que poderia salva-lo), expandir o terreno, deixar a situação mais complicada (e põe complicada nisso). Todavia, nunca deixei de gostar da atmosfera de mistério que envolvia jogos do tipo. Com o passar do tempo, quebras-cabeças, jogos de palavras, tabuleiro e livros tornaram-se parte da caçada por enigmas com um grau de dificuldade ainda mais envolvente.

Então se você é como eu, inquieto, vive pensando o tempo todo, tentando desvendar os pequenos segredos do dia a dia e adora jogos diferenciados que mexe com sua mente, vai se amarrar na modalidade dos jogos de fuga que vem fazendo a cabeça do público em algumas cidades brasileiras.

Criado por quatro pessoas, os engenheiros e especialistas em marketing Márcio Abraham e Jeannette Galbinski e o empresário da área de construção José Roberto Szymonowicz e a arquiteta Karina Papautsky, o Escape 60′ surgiu como uma versão de um jogo que já era febre na América do Norte, Europa e Asia desde 2010 (Contudo o primeiro foi criado mesmo em 2006). Os jogos de fuga ou “Escape room”, como também são conhecidos, é uma aventura física que coloca todos os envolvidos para pensar dentro de uma sala fechada em busca de um único objetivo, sair do lugar antes que o tempo acabe.

À primeira vista, todos que entram no local acaba achando que será moleza e que 60 minutos é tempo suficiente para conseguir descobrir as charadas que envolve o lugar e poder sair dali. Entretanto, a medida que as pistas vão se acumulando, um emaranhado de possibilidades instala-se em sua mente e você se torna vítima de sua própria inteligência que busca dificultar ainda mais a brincadeira. Se não existir colaboração com os membros de sua equipe, uma vez que cada sala pode receber uma média de quatro a 16 pessoas, é quase impossível que você consiga aprofundar nas incompreensões do espaço e solucionar o quebra-cabeça proposto. Para se ter uma ideia, a porcentagem de participantes que conseguem escapar é de 20%.

Nós, da Woo! Magazine, já estivemos presentes no local duas vezes. Na primeira, fomos desvendar os mistérios que rondavam o “Lar das crianças peculiares”. Inspirada no filme dirigido por Tim Burton, baseado no romance de Ransom Riggs, ainda em cartaz nos cinemas, a sala nos colocou diretamente no universo da Srta. Peregrine e suas crianças dotadas de “poderes” um tanto quanto estranhos. Com uma cenografia perfeita, o lugar deu um nó em nossa cabeça devido a riqueza de detalhes minimalistas que eram essenciais a descoberta do segredo. No entanto, depois de tentarmos fundir nossas mentes sozinhos (um erro fatal, como foi dito acima), unimos forças para descobrir a saída.14787488_1603526143275127_1244096119_oA segunda vez que adentramos a unidade de Copacabana no Rio de Janeiro, situada no Shopping Cassino Atlântico, no posto 6, enfrentamos uma proposta muito mais desafiadora, em questões de dificuldade. Fomos encarar penúltimo dia da sala especial sobre a série Bates Motel, produção baseada no clássico “Psicose” de Alfred Hitchcock. O lugar era uma reprodução fiel de um dos quartos do motel que Norma Bates comprou para gerenciar com o filho. Cada peça no lugar certo, as paletas de cores escolhidas com perfeição, tudo recriava o ambiente nostálgico da série hollywoodiana. Durante 60 minutos, mesmo jogando em equipe, fomos desafiados pela tensão, e a pressão do relógio foi superior aos sete integrantes. Perdemos enquanto estávamos resolvendo a última incógnita que evitaria nossa prisão.

Com uma equipe preparada e um atendimento de primeira linha, o Escape 60′ é uma das melhores opções para quem gosta de livros de mistério e assiste a filmes tentando solucionar o final desde o momento em que encontra a primeira pista. Arquitetado para fazer o público pensar, você coloca o pé em uma das salas e já é surpreendido por charadas. Sério mesmo, até a senha do Wi-fi na recepção, se quiser usar, vai ter que raciocinar. O local é totalmente lacrado e monitorado, ou seja: Pode esquecer o uso do celular! Todos os pertences ficam guardados dentro de lockers que são disponibilizados gratuitamente. Depois disso, um dos monitores fica responsável em contar uma super história sobre o local e explicar para equipe como funciona tudo, desde as possibilidades de dicas até o botão antipânico. E aqui vai uma dica, se você sair da sala não poderá mais voltar. Então prepare-se!

Esse é o lugar perfeito para fugir dos problemas e, embora você tenha que pensar muito, vai acabar dando uma relaxada na sua mente, tranquilizando o seu psicológico e emocional. Não é atoa que possui uma excelente avaliação no Trip Advisor. Durante uma hora você não vai se ver preocupado com nada a mais que não seja encontrar a tão almejada saída. E se você gosta de viver ao extremo e tem interesse de encarar essa experiência de forma ainda mais realista, pode optar pelo “Escape 60′: Xtreme”, presente na unidade da Vila Olimpia em São Paulo, que oferece interação com atores contratados para deixar tudo ainda mais verdadeiro. – Nossa equipe de Sampa participou da sala essa semana e informaremos tudo o que rolou em breve aqui no site. – Para as demais unidades, uma versão especial de Halloween com intervenções monstruosas será disponibilizada para algumas salas entre os dias 28/10 e 31/10.

O Escape 60′ é diversão garantida, para todos os momentos, com uma programação vasta que envolve salas inspiradas em filmes, séries, games e repleto de muitas outras possibilidades como o próprio jogo. Funcionando com ampla rotatividade, no qual novos tipos de espaços são projetados ao longo do ano, o lugar é indicado para diminuir o estresse do trabalho, curtir com a família e amigos, e você ainda pode tirar uma foto engraçada no final e fazer parte da galeria do site deles. O melhor de tudo isso é o preço que cabe dentro do bolso, ainda mais se for dividido entre a equipe.

E se você é dono de uma empresa e busca criar uma interação entre seus funcionários, não existe uma pedida melhor. O local foi desenhado para ser utilizado para avaliações de competências, treinamentos de liderança, dinâmicas de grupo e outros. Se preferir, você ainda pode levar parte do Escape 60′ para eventos ou criar sua própria sala temática em parceria com a empresa para divulgação de sua marca.

Não perca tempo, inspire-se, deixe sua mente fluir e faça você também parte desse tabuleiro.

Largue a tecnologia e volte a pensar!

Serviço
  • Unidade Copacabana
  • Local: Avenida Atlântica, 4240 – Loja 323 – Copacabana, Rio de Janeiro
  • Dia: de Segunda a Domingo, incluindo feriados
  • Horário: das 09h às 22h
  • Telefone: 2147-2757
  • Valor: de R$69 a R$79 por pessoa
  • Site Oficial