O filme “A Última Caçada” é baseado em um fato real, ocorrido em 1909 em que as autoridades dos Estados Unidos realizaram a última caçada humana a um fugitivo, no caso Willie Boy, um índio apaixonado pela sua compatriota Carlota.
Em um enredo bem parecido com Romeu e Julieta, comprovando que a vida real pode ser mais intensa que a ficção, os dois tiveram que fugir da sua aldeia para celebrar seu amor, pois o pai de Carlota não autorizava em hipótese alguma essa união.
Quando um acidente fatal ocorre na aldeia, a procura pelos dois amantes predestinados escala para o nível da caçada do título e agora, não somente pela busca de uma adolescente fugitiva e apaixonada, mas de um criminoso perigoso a ser abatido…
Leia mais: Quando Eu Me Encontrar | A procura de si na ausência do outro
As tramas se desenrolam primeiramente nos arredores da aldeia, mostrando os rituais entre os indígenas, suas relações, interações diárias e é quando descobrimos que Willie Boy é um “runner” ou corredor de longa distância da tribo Chemehuevi, que conhece as montanhas como ninguém e consegue percorrer grandes distâncias mais rápido do que qualquer pessoa na região.
Após todos os eventos que desencadearam a caçada, se conhece mais sobre e mãe de Carlota, Lily Gladstone, indicada neste ano ao Oscar pelo filme “Assassino da Lua das Flores” (2023), numa atuação sofrida e digna, com todo fardo que uma mãe carrega ao lidar com uma situação em que se divide entre a posição do esposo ou apoio a sua filha.
Temos também, Jason Momoa que faz o papel de um dos “caçadores”, mas é bem coadjuvante e aqui uma curiosidade, ele é um dos produtores do filme.
Para uma continuidade cronológica da situação, entra em cena o lado da lei, claro composto por homens brancos que são convocados pela própria mãe de Carlota, temendo pela vida de Willie Boy e do desenrolar dos acontecimentos, pois há um índio específico que está com sede se sangue e se necessário, passará por cima de todos, para cumprir o que considera sua “missão”.
O xerife responsável pela caravana, está em um momento delicado por uma tragédia pessoal e com dificuldade de controlar seus comandados, cada um com sua agenda e opinião sobre os índios em geral e o casal de amantes em particular.
E é nas tradições indígenas americanas mostrando as alegrias, as conquistas, o luto e a luta desse povo, que esse filme deixa alguma marca e o diferencia um pouco dos pretensos faroestes revisionistas que geralmente nos são apresentados.
O choque entre a modernidade que começava a chegar na reserva onde os indígenas residem e a diferença de costumes com as pessoas caucasianas é notória e evidente, porém não traz nada de novo a não ser monotonia e atitudes já esperadas, mas que poderiam e deveriam ser levadas para um outro lado, considerando a situação de interações forçadas já ilustradas em diversos outros filmes.
O casal de atores principal, é correto e carismático na medida e evocam nossa torcida logo no começo, pela história em si, mas não tanto pelo alcance dramático.
A direção não se destaca em nada efetivamente, mas a fotografia é correta e sem riscos, diferenciando alguns os ambientes e retratando a época com uma certa precisão, além de tentar nos posicionar nos espaços da ação, mas não raro tem-se a impressão de que os cenários ao ao livre se repetem com cenas diferentes, ou seja, parece às vezes que os personagens não se movem, circulam entre os mesmos locais e é um pouco confuso.
A trilha sonora melancólica, evoca demais a de “O Último dos Moicanos” (1992), e para quem conhece esse filme, gera um ruído que a depender da lembrança, pode distrair.
Leia também: Silvio | Longa aposta numa ideia interessante, porém não tão bem desenvolvida
Com um final que acrescenta o que parece ser uma reviravolta poética na história real, os créditos finais nos apresentam em fotos reais os protagonistas predestinados e seus destinos.
Uma tentativa válida, com clichês e algumas falhas na realização, mas bem válida.
Disponível no Streaming Adrelina Pura
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.