Quem aqui é fã dos meninos de Liverpool? E quem aqui – que assim como nós, ama os Beatles – não se lembra do delicioso musical cinematográfico embalado pela trilha desse quarteto memorável, nos já saudosos anos 2000?

Across the Universe foi um longa dirigido por Julie Taymor, que no ano de 2007 encantou diversos públicos ao contar a história dos jovens Jude e Lucy, na colorida atmosfera dos anos 60. O longa narra um período de descobertas e de uma liberdade nunca antes vivenciada, deixando o expectador com um sentimento melancólico e ao mesmo tempo esperançoso… Com versões de muita qualidade dos clássicos da banda (o que gerou uma grande expectativa e responsabilidade sobre e para a equipe), é um musical com potencial para encantar e fazer viajar dentro da cabeça de uma geração.

E, baseado no longa, um grupo de estudantes decidiu montar o musical homônimo, com o intuito de explorar o teatro musicado, avançando nas pesquisas e experimentações que unem no mesmo projeto diferentes ramos artísticos. A proposta é sem fins lucrativos, e está sendo exibida no Rio de Janeiro com entrada franca/contribuição de 1kg de alimento não perecível. O projeto, dirigido por Camila Mesquita, é uma realização da Escola de Artes Patrícia Evans e Parceria de Nós – Produções Artísticas e Independentes.

Foto: Divulgação

Como no longa, o musical narra a história de Jude, um jovem que abandona Liverpool em busca de seu pai nos Estados Unidos, onde decide permanecer ilegalmente. O jovem então conhece Max com quem desenvolve uma forte amizade; e, em seguida, se apaixona por sua irmã, Lucy. Os três então viajam juntos para Nova Iorque, onde, em meio a um universo artístico pulsante conhecem Sadie , Jojo e Prudence. No contexto da Guerra do Vietnã, experimentam confusões, decepções, liberdade e revoluções pessoais. O espetáculo, por sua vez, busca traçar relações entre a juventude atual e a juventude da década de 60, tratando de questões sociais contemporâneas e, é claro: embalados por clássicos dos Beatles.

O musical está em cartaz no Arquivo Nacional ( Praça da República, 173, Centro, RJ – bem pertinho da Central do Brasil) desde os dias 18 deste mês terá novas apresentações nos dias 25 e 26 de janeiro. A chegada ao local deve ser com cerca de 30 minutos antecedência, quando serão distribuídos os ingressos. A classificação etária é de 12 anos.

Para ter mais informações, consulte o evento no Facebook clicando no Link.