Sherlock Holmes é um dos personagens mais famosos da história da literatura. Criado pelo escritor e médico britânico Sir. Arthur Conan Doyle, o investigador do século XIX e início do século XX está gravado no imaginário popular. Isto graças às diversas adaptações para filmes, animações e séries de televisão. O site IMDb, por exemplo, registra mais de 60 produções só para a TV. Por essa razão, vamos falar sobre algumas séries contemporâneas de Sherlock Holmes muito amadas pelo público:
Sherlock (2010)
Essa incrível série da BBC One é uma das mais legais séries contemporâneas de Sherlock Holmes. Em primeiro lugar, apresenta um formato diferente do qual estamos acostumados: três episódios por temporada de cerca de 90 minutos cada, ou seja, uma série de longas. Outro grande ponto positivo, é a adaptação das histórias para a atualidade, sendo contadas no blog do Watson. Por fim, a dupla Sherlock e Watson é interpretada por Benedict Cumberbatch e Martim Freeman, respectivamente. Enquanto Cumberbatch nos deu um Sherlock frio e amante de tecnologia (quase um altista, diga-se de passagem), Freeman entregou um Watson sério e menos ingênuo que nos livros. As quatro temporadas estão disponíveis na Netflix. Não há informações sobre uma próxima temporada.
Elementary (2012-2019)
Mais uma série que adapta as histórias da dupla Holmes-Watson para os dias atuais. Contudo, essa série da CBS traz uma mudança muito importante: Watson é uma ex-cirurgiã que se une a Holmes após perder sua licença (interpretada por Lucy Liu). Além disso, as histórias acontecem em Nova York, com um detetive Holmes (Jonny Lee Miller) que acaba de sair de uma clínica de reabilitação. A personalidade de Holmes nessa série é bem diferente da descrita nos livros. É mais sociável e o clima fraternal que mantém com Watson, que é uma mulher, também é uma recriação muito interessante. As sete temporadas estão disponíveis na Globoplay.
Sherlock Holmes no Século 22 (1999-2001)
Essa série de animação da Fox Kids de 1999 apresenta uma recriação do universo Sherlock Holmes muito inusitada: o célebre detetive é trazido de volta à vida no século 22 por uma empresa de clonagem nada ética. Felizmente, Sherlock Homes se lembra de quem era e acessa seu escritório na Baker Street, que nesse momento é um museu. Deste ponto em diante, cada episódio conta uma das histórias da série literária de Sir. Arthur Conan Doyle. Vale muito a pena para quem gosta de adaptações futurísticas de livros clássicos.
The Irregulars (2020)
A Netflix também entrou na onda de produções sobre Sherlock Holmes. Recentemente, saiu o trailer do filme “Enola Holmes”, filme que contará a história da irmã do detetive. Além disso, as filmagens para a série original do streaming “The Irregulars” terminaram neste mês de agosto. O que sabemos até agora é que a produção seguirá um jovem Holmes dependente químico que comanda um grupo de jovens delinquentes para conseguir as pistas para solucionar casos. A partir disso, podemos esperar mais uma versão alternativa para as histórias contadas nos livros. A previsão de estreia na plataforma é novembro de 2020.
Por fim, constatamos que a obra de Sr. Arthur Conan Doyle é tão rica que permite inúmeras adaptações e recriações deste universo. Seja como for, as séries contemporâneas de Sherlock Holmes ajudam a manter o detetive e seu fiel escudeiro Watson mais próximos de nós.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.