Semelhança com imóvel original emocionou os filhos da Família Paiva
A casa arejada e confortável de “Ainda Estou Aqui” é mais que um cenário, é um personagem do longa em que muitas coisas acontecem. Se você assim como eu se perguntou se aquela casa existe ou não, ficará surpreso ao saber que o imóvel original foi alugado para um restaurante chamado “La Cave aux Fromages”, depois demolida. Atualmente o terreno da rua Delfim Moreira 80 é ocupado por um prédio.
A casa original não existe mais, porém a do filme sim! A equipe de produção encontrou uma casa charmosa e também de frente para o mar, na Urca.
LEIA MAIS
Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro 2025
Globo de Ouro 2025 Aumenta Expectativa para o Oscar
Em entrevista para o G1, Camila Leal Ferreira, coordenadora de produção executiva e pesquisadora de arquivos do longa, disse que a busca pela casa ideal começou em 2021, a pedido do diretor Walter Salles. “Ele queria um lugar que tivesse uma forte conexão com o mar”, explicou.
Ainda segundo o G1, “depois de uma longa pesquisa e negociações com o corretor responsável pela residência na Urca, o local foi escolhido por sua semelhança com a casa original da família Paiva. Nalu Paiva, uma das filhas de Rubens e Eunice, chegou a desenhar os cômodos da casa de sua infância, e a similaridade foi impressionante”.
Na estreia do filme em Veneza, Nalu, emocionada, comentou: “Nossa, igualzinha”, ao ver as primeiras cenas da casa na tela.
Segundo o Uol Splash: “Marcelo ‘gelou’ ao visitar o set, ainda de acordo com a reportagem do veículo alemão, tamanha a semelhança. Mas ele e as irmãs — Vera, Eliana, Ana Lúcia e Beatriz — haviam compartilhado com o diretor de arte Carlos Conti os croquis da casa e fotos de sua decoração, que foram reproduzidas em móveis, quadros, tapetes e mais.”
A casa que uniu a vida real e a ficção se tornou parte de uma história maior, ganhando vida tanto nas lembranças de quem viveu nela quanto na tela do cinema. No caso, uma memória positiva, visto que antes de ser negociada com a produção do longa uma família morou nela por 3 anos.
COMPRE AQUI
Fritadeira Airfryer Essential XL Conectada, Philips Walita, conectividade c/Alexa
Bundle Nintendo Switch™ V2 Neon + Mario Kart™ 8 + 3 Meses de Assinatura Nintendo Switch
Cabe lembrar que assim como essa casa desperta boas lembranças e por isso merece ser vista, os locais onde houve prisões e torturas em alguns casos ainda existem e também não podem ser esquecidos, afinal, estamos aqui e não podemos ignorar quem não está mais aqui e o que houve com eles.
Sobre Ainda Estou Aqui
A trama do longa se passa no Brasil, em 1970 e é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar sua vida completamente depois que ele é exilado durante a ditadura. A dona de casa se vê obrigada a virar ativista de direitos humanos após o desaparecimento de seu marido.
Imagem Destacada: Divulgação/Sony Pictures
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.