CCXP conecta pessoas de diversas idades e gostos
Vamos analisar como a CCXP conquistou espaço na cultura pop brasileira e mundial ao se tornar o principal evento do planeta e, spoiler: isso tem muito a ver com os fãs.
Um público muito fiel
Que eliminemos o aspecto mais “óbvio” primeiro: o público é parte fundamental desse processo, e os fãs brasileiros são sempre vistos em comparações de fãs malucos – há duas formas de acabar com sua carreira: maltrate um bichinho ou fale mal do Brasil – porém, essa não parece ser a chave (ao menos a única) por detrás dessa história.
O mercado latino, incluindo o brasileiro, é frequentemente negligenciado no roteiro de grandes turnês internacionais, e o mesmo pode se dizer da promoção de eventos (de modo geral) voltados ao público nerd. A CCXP foi um dos pioneiros no meio e, começando menor, mas com investimento e preocupação com a estrutura fornecida, não demorou a crescer nos anos seguintes até atingir o status de principal evento do tipo a nível global.
Unanimidade
Algo que atinge de forma essencial outros eventos geek é que eles não necessariamente estão preocupados em formar uma unanimidade: quando as críticas vêm, não infrequentemente os problemas são simplesmente abafados, sem efetiva mediação e provável persistência do erro – e estamos falando de eventos de grande porte colocando milhares de fãs em um show internacional sufocando por lonas pretas.
A construção de unanimidade a que nos referimos é meramente imaginária, agradar a todos é uma fantasia, mas buscar ouvir as críticas e lidar bem com elas já resolve boa parte dos problemas, e nisso entra o preparo da equipe num todo para lidar com o público.
Leia também: CCXP23 | O Que A Revolução Tecnológica Trouxe Em 10 Anos De Evento
Pop culture was in art, now…
Além dos dois motivos supracitados, a CCXP leva a fundo a ideia de que tudo é cultura pop. Será que uma conferência para fãs de novela conseguiria ser tão grande assim no país? E uma que falasse de mangás BL? É provável que não.
Ao congregar vários públicos, inclusive os em menos evidência, a CCXP consegue fidelizar vários fãs, e isso em todas as frentes. Anime, mangá, comics num geral, cosplay, novelas, séries, games, tudo junto e ao mesmo tempo, dando a oportunidade de escolha. Quando a Globoplay se fez presente no evento, muita gente pode ter torcido o nariz, mas é um dos estandes mais populares do evento.
Mesmo aqueles que não arrastam as maiores multidões cumprem o seu papel. O Palco Bentô é adição recente, até tardia, mas que insere o público otaku em um lugar próprio de destaque.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
2 Comments