Sucesso de público no festival IN-EDIT de 2021, o filme mergulha em reflexões e trajetórias de diversos artistas da cena hip hop nacional e internacional
Hoje, o documentário “Histórias e Rimas”, de Rodrigo Giannetto, chegará ao público nacional e estrangeiro com lançamento nas plataformas nacionais iTune, Google Play, Vivo, Now e Microsoft, e nas internacionais Total Play, iTunes Latam, Google Latam e Microsoft México . Filme mais visto no festival internacional de documentários musicais IN-EDIT do ano passado, o longa traz depoimentos de renomados nomes da cena, como Racionais MC’s, Emicida, Negra Li, Projota, Thaíde, Karol Conká, Projota The Pharcyde, Dexter, Tássia Reis, Black Alien, GOG, entre outros. Na mesma data, acontecerá sua première, no CINEMA BELAS ARTES – São Paulo, em evento fechado com artistas e convidados.
Exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, como o Sacramento Underground Film & Art Festival, o documentário foi premiado no Screen ATX 2021 (Honorable Mention) e Vancouver Independent Film Festival,
O documentário faz um mergulho na intimidade desses artistas que transformam rimas autobiográficas em música. Em busca da reflexão sobre os cenários onde cresceram e se tornaram poetas urbanos, o filme mergulha nas realidades que levaram os rappers a ocupar os espaços hoje ocupados por eles.
Com cenas de São Paulo ao Rio de Janeiro, Los Angeles à Nova York, o diretor mergulha no universo desses artistas que refletem desde o início de suas trajetórias em como essa busca incessante por espaço, em cenários tão desiguais e estigmatizado, os fizeram ter ainda mais resiliência e vontade de aparecer para o mundo. No geral com rimas autobiográficas, esses jovens retratados colecionam fãs e quebraram barreiras sociais ao conquistar desde as periferias onde cresceram aos palcos de grandes festivais.
“Rodrigo Giannetto consegue em seu filme resgatar esse pensamento combativo e de amor pelo povo da periferia que o rap sempre teve. Mostra que sabemos que vivemos em situações precárias, entendemos que a culpa é de um sistema, mas que há orgulho no povo e pelo povo que lá mora, existe e resiste”, diz o site Dialéticas da imagem.
Já o site Vitamina Nerd aponta que o filme “traz a sensação de um ‘rolê’, você tem a impressão que está ali, junto com [os artistas], trocando uma ideia com os caras.”
O filme estreou no circuito de festivais sendo prestigiado e celebrado no Festival de Vancouver, menção honrosa no SFX – San Francisco Film Festival, e o filme mais visto no Festival Internacional de documentários IN EDIT 2021.
Artistas participantes:
André Ramiro, Black Alien (Gustavo), BIG, B Negão, DBS Gordão Chefe, Cappadonna, Dexter, DJ Hum, Dj KL Jay, Don Pachino, Edgard, Edi Rock, Eli Efi, Elly DMN, Emicida, Fernandinho Beat Box, Flora Matos, Gaspar Zafrica, GOG, Helião RZO, Ice Blue, Jr RDG, Kamau, Karol Conka, Kauan MC, Lino Krizz, Lounge LO, Mano Brown, Marcelo D2, Marechal MC, Markão DMN, Max B.O, NDEE Naldinho, Negra Li, Pac Div, The Pharcyde, Power Tongue, Pregador LUO, Preta Rara, Projota, Rafael LDC, Rappin Hood, Johny MC, Rincon Sapiência, Rubia RPW, Sabota Jr , Sandrão RZO, Shame, Sick Jacken, Sophia MC, Sombra MC, SP Funk, Speed, Tassia Reis, Thaíde, W.O RPW, Ylsão Negredo
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.