Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Confira bons documentários para conhecer mais sobre poker e esports, as modalidades do futuro

Imagem: Divulgação/Netflix

7 Filmes imperdíveis para você conhecer o mundo Poker e Esports

Nos últimos anos, alguns esportes têm ganhado muito destaque no cenário nacional e internacional. É o caso do pôquer – que já é popular há mais de meio século, mas vem crescendo cada vez mais com a popularização do pôquer online – e dos jogos competitivos, os chamados e-sports.

Alguns documentários ajudam a conhecer um pouco mais sobre algumas dessas modalidades, trazendo histórias de nomes que se destacam até hoje tanto no pôquer quanto nos e-sports. Confira abaixo 7 bons documentários para ficar por dentro destes que são os esportes do futuro:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Kid Poker

Daniel Negreanu
Imagem: Divulgação/Pokerstars

Considerado um dos maiores jogadores de pôquer de todos os tempos, o canadense Daniel Negreanu teve sua trajetória contada no documentário “Kid Poker”, lançado em 2015. Dirigido por Gary Davis e Francine Watson, o filme traz em detalhes o dia a dia do jogador, que é um dos recordistas em títulos do World Series of Poker.

É um verdadeiro convite à história do pôquer moderno, já que traz também outros nomes de enorme relevância no cenário internacional do esporte da mente, como Phil Hellmuth Jr., Phil Ivey, Antonio Esfandiari e Doyle Brunson.

A Nerd Guy

Imagem: Divulgação/Youtube

A Nerd Story é um documentário que conta a vida de Yuri Martins.

Para quem gosta de acompanhar a história de jogadores com detalhes e conhecer o dia a dia de um profissional de pôquer, uma boa dica é assistir ao recém-lançado “A Nerd Guy”, que traz uma biografia de Yuri Dzivielevski, destaque do cenário nacional há mais de uma década.

Este curta-metragem conta a trajetória do brasileiro, dono de dois braceletes do World Series of Poker e considerado o melhor jogador de pôquer online do planeta, sendo atualmente o líder do ranking mundial e também um dos jogadores com maior faturamento na modalidade. Recém-contratado pelo Partypoker, uma das equipes mais renomadas do circuito profissional, o curitibano tem sua rotina detalhada no documentário, que enfatiza sua dedicação obcecada ao esporte da mente.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Poker Queens

Imagem: Divulgação/Youtube

Por muitos anos, o pôquer foi um esporte dominado por homens. Embora ainda haja uma predominância de competidores masculinos no circuito, pode-se dizer que as mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque nos feltros e conquistando um espaço inimaginável há algumas décadas.

A ascensão do pôquer feminino é muito bem representado no documentário “Poker Queens”, lançado em 2020. Dirigido pela ex-jogadora Sandra Mohr, o filme conta com a participação de algumas das maiores representantes do esporte da mente entre as mulheres, como Jennifer Harman, Kristen Bicknell, Liv Boeree e Jennifer Tilly.

The Making of Isildur1

Imagem: Divulgação/Youtube

Entender o pôquer atualmente passa, necessariamente, pela compreensão do espaço virtual que a modalidade conquistou. Hoje, muitos profissionais vivem exclusivamente de partidas online de pôquer e as grandes marcas investem cada vez mais em torneios virtuais, algo que foi impulsionado pelas restrições da pandemia.

Um dos grandes expoentes do pôquer online em todos os tempos é o sueco Viktor Bloom – mais conhecido por seu nickname nas redes, Isildur1. Este documentário de 2018 retrata bem a transição para o pôquer online, mostrando os bastidores da modalidade praticada em plataformas digitais.

League of Legends: A Origem

Imagem: Divulgação/Netflix

Saindo do pôquer e entrando no universo dos e-sports, uma das modalidades mais populares é o “League of Legends”, da Riot Games, que conta com milhões de jogadores espelhados pelo mundo. Um pouco dessa febre é relatada no documentário disponível na Netflix – que recentemente lançou também uma série baseada na franquia.

O filme conta desde a origem do jogo, desenvolvido por um grupo de amigos, até a ascensão a nível global, inclusive no cenário competitivo, movimentando um amplo mercado que inclui também as cotas de publicidade e organização de megaeventos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Free to Play

Imagem: Divulgação/Youtube

O grande rival do “League of Legends” no universo dos e-sports é o “Dota 2”, da Valve. O jogo de estratégia em tempo real também conta com seu próprio documentário, “Free to Play”, lançado em 2014 – sendo considerado um dos grandes filmes sobre e-sports já lançado.

O documentário mostra o jogo pela ótica de três jogadores profissionais, Benedict Lim, Danil Ishutin e Clinton Loomis, na disputa do The International, maior torneio de Dota, disputado na cidade alemã de Colônia. Por mostrar os bastidores do cenário competitivo de jogos, foi muito elogiado pela crítica após seu lançamento.

The Smash Brothers

The Smash Brothers Documentary
Imagem: Divulgação/Youtube

Um dos precursores do gênero de documentário nos e-sports (antes mesmo do termo ser popularizado) foi “The Smash Brothers”, lançado em 2013 em 9 partes. Assim como “Free to Play”, este documentário abordou um jogo (neste caso, o “Super Smash Bros.”) pela ótica de jogadores do cenário competitivo: Christopher “Azen” McMullen, Joel “Isai” Alvarado, Ken “Ken” Hoang, Christopher “PC Chris” Szygiel, Daniel “KoreanDJ” Jung e outros, com cada parte focando em um jogador.

O documentário foi produzido por 2 anos e se notabilizou por mostrar a rotina de jogadores profissionais em uma época em que os e-sports ainda não tinham o peso que ganharam nos dias atuais.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Izly é o pseudônimo de um foragido da Interpol, viciado em artes inimagináveis. Gosta de ouvir música de cabeça para baixo e afirma que se comunica melhor com os humanos que vivem embaixo d’água. Quando criança sua mãe o abandonou diversas vezes mas, ele sempre voltava quando ela dizia seu nome três vezes em frente ao espelho.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Advertisement