A ficção distópica nunca esteve tão em alta, seja no Brasil ou mundo, e não há como ignorar que isso pode estar ligado a um profundo momento de desesperança.
Em resposta a isso, o professor e psicólogo Nelson Job decidiu compor ares de uma “pós-distopia” em “Druam“, seu mais novo romance.
Através desse presente aos fãs de literatura, Job pega a mão do leitor para levá-lo através de uma viagem de redescoberta, mas também de experimentação.
Moderno, porém assustadoramente passadino
“Aquilo que você fala diz mais respeito a si mesmo que ao outro”, geralmente sintetizado nas distopias por um espelho de futuro no passado, é, por essência, uma ideia há muito explorada na literatura.
Druam, ao que pretende esperançar uma saída meio a um futuro áspero, somos também lembrados da rigidez de algo que está e não está além de nós: instituições, as limitações da mente, o próprio capitalismo tardio.
No romance, realidade e sonho são partes indissociáveis de um uno, o que vai lado a lado do percurso do autor como psicólogo e pesquisador.
Em última análise, isso faz parte do autointitulado movimento proposto transaberes.
Contudo, sendo apenas uma de suas facetas, nesse sentido o leitor pode encontrar ecos de autores como o colombiano García Márquez ou o moçambicano Mia Couto.
Com suas devidas características e as ressalvas a serem feitas, essa jornada por um universo de sonho, irá tanto marcar o desconcerto com a modernidade e vida burguesa — ponto de partida “Dom Quixote” e “Madame Bovary” — quanto a transcendência cáustica de Clarice Lispector — “A Paixão Segundo GH“.
Job dará um passo além na experimentação ao misturar diversos formatos, como o conto tradicional, o pensamento lírico e até conversas de aplicativo.
Nesse macrocosmos em que se misturam manipulações genéticas, Inteligência Artificial consciente e integrada, Governo único, controle populacional, eventos virtuais com avatares diversos, alienígenas telepatas atemporais e adimensionais, cabe ao leitor encaixar as peças desse quebra-cabeças que o deve deixar por um bom tempo em por digerir seu fim.
O lançamento
Seguindo um projeto de divulgação multimídia, com ainda duas lives de estreias por vir, ambas disponíveis no seu canal do Youtube e Instagram, o cronograma se finaliza com o lançamento do livro no dia 04/07, Rio de Janeiro/Capital.
A programação é a seguinte, com o adendo que tudo ocorre às 19h horário de Brasília:
- 29/06 Live com o autor Nelson Job
- 30/06 Estreia do vídeo do personagem Druam
- 01/06 Estreia do vídeo do personagem IA
- 02/06 Estreia do vídeo do personagem ET
- 03/06 Live de Cla Leal e Nelson Job
Lançamento: 04 de julho, segunda-feira
HORA: 19h
LOCAL: Livraria da Travessa (Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo) Preço: R$56,90
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.