Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Conheça “Druam”, mais novo romance de Nelson Job

Capa do livro. Imagem/Reprodução - Cla Leal.

A ficção distópica nunca esteve tão em alta, seja no Brasil ou mundo, e não há como ignorar que isso pode estar ligado a um profundo momento de desesperança.

Em resposta a isso, o professor e psicólogo Nelson Job decidiu compor ares de uma “pós-distopia” em “Druam“, seu mais novo romance.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Através desse presente aos fãs de literatura, Job pega a mão do leitor para levá-lo através de uma viagem de redescoberta, mas também de experimentação.

Moderno, porém assustadoramente passadino

“Aquilo que você fala diz mais respeito a si mesmo que ao outro”, geralmente sintetizado nas distopias por um espelho de futuro no passado, é, por essência, uma ideia há muito explorada na literatura.

Druam, ao que pretende esperançar uma saída meio a um futuro áspero, somos também lembrados da rigidez de algo que está e não está além de nós: instituições, as limitações da mente, o próprio capitalismo tardio.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Imagem/Divulgação – Retrato do autor, Nelson Job.

No romance, realidade e sonho são partes indissociáveis de um uno, o que vai lado a lado do percurso do autor como psicólogo e pesquisador.

Em última análise, isso faz parte do autointitulado movimento proposto transaberes.

Contudo, sendo apenas uma de suas facetas, nesse sentido o leitor pode encontrar ecos de autores como o colombiano García Márquez ou o moçambicano Mia Couto.

Com suas devidas características e as ressalvas a serem feitas, essa jornada por um universo de sonho, irá tanto marcar o desconcerto com a modernidade e vida burguesa — ponto de partida “Dom Quixote” e “Madame Bovary” — quanto a transcendência cáustica de Clarice Lispector — “A Paixão Segundo GH“.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Job dará um passo além na experimentação ao misturar diversos formatos, como o conto tradicional, o pensamento lírico e até conversas de aplicativo.

Nesse macrocosmos em que se misturam manipulações genéticas, Inteligência Artificial consciente e integrada, Governo único, controle populacional, eventos virtuais com avatares diversos, alienígenas telepatas atemporais e adimensionais, cabe ao leitor encaixar as peças desse quebra-cabeças que o deve deixar por um bom tempo em por digerir seu fim.

O lançamento

Seguindo um projeto de divulgação multimídia, com ainda duas lives de estreias por vir, ambas disponíveis no seu canal do Youtube e Instagram, o cronograma se finaliza com o lançamento do livro no dia 04/07, Rio de Janeiro/Capital.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A programação é a seguinte, com o adendo que tudo ocorre às 19h horário de Brasília:

  • 29/06 Live com o autor Nelson Job
  • 30/06 Estreia do vídeo do personagem Druam
  • 01/06 Estreia do vídeo do personagem IA
  • 02/06 Estreia do vídeo do personagem ET
  • 03/06 Live de Cla Leal e Nelson Job

Lançamento: 04 de julho, segunda-feira
HORA: 19h
LOCAL: Livraria da Travessa (Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo) Preço: R$56,90

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Linguista em formação e PhD em shoujo de baixa qualidade. Obcecado por cultura pop e leituras de qualidade duvidosa; ainda por descobrir que Kakegurui talvez não seja um traço de personalidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Literatura

A partir de um roubo de bicicletas, Estudo sobre o fim traz uma trama que apresenta a complexidade da sociedade brasileira nas diversas nuances da...

Literatura

A literatura nacional vive um interessante movimento no gênero fantasia, principalmente as histórias que passam na época medieval. Talvez isso tenha relação com o...

Entrevistas

“Segador” é o primeiro livro de Drak, lançado em junho pela Editora Lograr  Sob o pseudônimo de Drak, Kênia Costa Pereira apresenta seu primeiro...

Literatura

A escritora e youtuber Luara Fonseca também marcou presença na XIX Bienal Internacional do Livro. Luara recebeu os fãs para um meet & greet,...

Advertisement