Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): The Square – A arte da discórdia

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
27 de dezembro de 2017 3 Mins Read

The SquareEm 2008, Cannes apostou no à época desconhecido Ruben Östlund ao selecionar seu longa-metragem “Involuntário” (De ofrivilliga) para a mostra Un certain regard (UCR), seção do festival dedicada a uma cinematografia menos convencional. Apenas seis anos depois, a então promessa afirmou-se realidade. “Força Maior” (Turist, 2014) ganhou o Grande Prêmio do Júri da UCR e recebeu, ainda, uma indicação ao BAFTA – o “Oscar britânico” – na categoria de melhor filme em língua não inglesa. Apenas em 2017, no entanto, com “The Square: A arte da discórdia” (The Square), Östlund colocou-se definitivamente como um dos grandes nomes de sua geração.

Selecionado pela primeira vez para a competição principal do festival francês, o sueco desbancou os favoritos “120 batimentos por minuto” (120 battements par minute), de Robin Campillo, e “Loveless”, de Andrei Zvyagintsev, na disputa pela Palma de Ouro. Em “The Square”, vencedor daquele considerado por muitos o mais importante título do cinema mundial, o diretor e roteirista se propõe novamente a discutir a relação entre homem e natureza, tema de seu filme anterior. Enquanto, porém, em “Força Maior”, o fenômeno físico da avalanche despertava o instinto do protagonista, a catarse da nova personagem principal origina-se antes na alteridade, no encontro com o outro.

Desde os momentos iniciais, Christian (Claes Bang) se apresenta como um falso altruísta, dotado, na verdade, de pouca sensibilidade para enxergar o seu redor. O roteiro de Östlund cria, então, paralelismos para desmascarar o anti-herói: ele se sente ameaçado, mas depois ameaça; recusa-se a ajudar, mas depois precisa de ajuda. A verdadeira face de Chris revela-se aos poucos, principalmente nos engraçadíssimos diálogos com a jornalista Anne (Elisabeth Moss). Neles, ele se mostra uma pessoa com pouco respeito pelos outros, apesar de pregar a tolerância, e com limitada bagagem cultural, a despeito de trabalhar como diretor de um museu. O protagonista repete frases de efeito sobre o lugar da arte contemporânea, leituras rasteiras da obra de Marcel Duchamp, para justificar exposições cujo objetivo nem ele mesmo entende. Por isso, o fotógrafo Fredrik Wenzel (Força Maior) o filma com desconfiança, optando mais de uma vez por tomadas aéreas e movimentos circulares.

qOD7K4iZL6QjOpRBS1GATU0TKdY

Uma das instalações artísticas com curadoria de Christian justifica o título do filme. “The Square” consiste, literalmente, em um quadrado destacado no chão, dentro do qual as pessoas devem ajudar-se. Supostamente preocupada com o coletivo, a obra nada faz de concreto para reduzir a desigualdade. A essa pretensa arte engajada opõe-se Östlund. Por meio da montagem, feita em conjunto com seu recorrente colaborador Jacob Secher Schulsinger, ele insere planos de moradores de rua e deixa clara a sua mensagem: ainda que também estejam dentro de quadrados – os da calçada -, ninguém se preocupa com eles.

Se, por um lado, não se pode acusar o cineasta sueco de não se fazer entender, por outro, não há como não questionar seu excesso. Durante 142 minutos, cenas com o mesmo fim sobrepõem-se e nem sempre formam uma unidade coesa. Apesar de muitas funcionarem de forma memorável individualmente, como a incrível performance de Oleg (Terry Notary) e os já mencionados diálogos com a jornalista Anne, a repetição demove em parte o poder de cada sequência. O filme parece constantemente duvidar da capacidade de seu espectador e deixa pouco espaço para a reflexão. Nesse sentido, “The Square” cresceria em potência caso realizado com a sutileza e o subtexto de “Força Maior”.

De toda forma, Östlund oferece ao seu público um competente roteiro, enriquecido pela expressividade cômica de Moss, e um esperado domínio da linguagem cinematográfica. É decerto um bom filme, mas pouco para a Palma de Ouro.

*O filme estreia dia 4 de janeiro de 2018, quinta-feira.

Reader Rating1 Vote
9.9
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

ArteCannesFestival de Cannes

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

pagliacci
Anterior

Divulgados os indicados ao Prêmio do Humor 2018 de Fabio Porchat

15325261 2168177776740034 5407208206636647898 o
Próximo

2018 em movimento

Próximo
15325261 2168177776740034 5407208206636647898 o
27 de dezembro de 2017

2018 em movimento

Anterior
27 de dezembro de 2017

Divulgados os indicados ao Prêmio do Humor 2018 de Fabio Porchat

pagliacci

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro
    Solar Power
    Lorde Revisita “Solar Power” e Reconhece Distanciamento Criativo: “Na Real, Acho Que Não Sou Essa Pessoa”
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER