Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: 3 Faces

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
14 de novembro de 2018 3 Mins Read

3 faces 4Todo o texto que pretende discorrer sobre qualquer filme atual de Jafar Panahi tem quase a obrigação de dizer que o cineasta continua sem poder sair do Irã e impedido de filmar pelo governo, que o acusou de depravação injustamente; claramente por questões políticas. Essas informações são necessárias porque Panahi faz filmes de guerrilha em uma realidade opressiva, o que moldou seu estilo narrativo nos últimos anos em filmes como “Taxi Teerã”, “Fora do Jogo” e “Isso não é um Filme”.

No novo “3 Faces” – como os outros, contrabandeado para a Europa por amigos do cineasta – ele segue seu estudo sobre a sociedade iraniana com olhar atento e crítico. Agora se volta para a condição da mulher em um país machista e patriarcal. Sai da cidade e vai ao campo, onde as tradições são levadas à risca, retirando a liberdade feminina com as obrigações matrimoniais e de procriação. Mesmo quando ficam grávidas, sempre se espera um bebê do sexo masculino, como se o feminino não fosse digno de respeito por parte dos chefes da família.

Panahi faz de novo parte da história, e desta fez precisa levar uma famosa atriz (Behnaz Jafari) para uma aldeia isolada depois que ela recebe um vídeo de uma jovem solicitando sua ajuda antes de, aparentemente, cometer suicídio. Os dois pegam a estrada às pressas sem saber se o vídeo é real ou apenas uma armação para chamar suas atenções. A tal jovem é uma aspirante a atriz que é aceita por um famoso conservatório, mas é impedida pela família e pelo recém-marido de seguir para a cidade e começar os estudos.

3 faces 5

A viagem é reveladora e mostra o quão difícil é ser mulher e tentar trabalhar com arte no Irã. Aqui Panahi faz uma autocrítica ao ficar sempre longe dos conflitos, abstendo-se das responsabilidades e usando seu cinema unicamente para registrar e não para tomar partido. Assim como ele fazia no passado quando recebia inúmeras alegações de maus tratos que outros diretores desferiam as atrizes, e nunca se aprofundou no assunto ou tentou ajudá-las; tornando-se apenas um inerte expectador. Por vezes ele se mantém apartado quando a falta de profundidade de campo é limitada pelo desfoque de suas lentes, reafirmando o distanciamento.

Construído de forma simples e com poucos recursos, porém de forma excepcional, “3 Faces” consegue ser claro e poderoso em sua proposta. Homens dominantes que relegam às mulheres papeis inferiores na sociedade e as usam para satisfazer seus desejos como se fossem imperadores. Elas possuem duas alternativas: ou abaixam a cabeça e vivem em seu próprio mundo em microcosmo, ou reagem e tentam atingir um patamar mais respeitável. A famosa atriz goza desse respeito e a jovem aspirante busca  dignidade para seu futuro. Talvez a saída seja escolher caminhos opostos aos dos homens, como em uma sequência onde as duas atrizes seguem para um lado de uma estrada, enquanto alguns agricultores, com seus bois reprodutores, seguem para o lado oposto. O diretor, no entanto, permanece ao longe, observando com sua imparcialidade silenciosa.

Esta crítica faz parte da cobertura da 42ª Mostra de Cinema de São Paulo

 

Reader Rating0 Votes
0
9

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

DramaMostra SP

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

Proclamação da República e1542072866547
Anterior

A história e a ficcção brasileira se misturam na TV

3043807
Próximo

Crítica: A Vida Em Si

Próximo
3043807
14 de novembro de 2018

Crítica: A Vida Em Si

Anterior
13 de novembro de 2018

A história e a ficcção brasileira se misturam na TV

Proclamação da República e1542072866547

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Tela do jogo, em praia, do jogo "Rogue Waters", da Epic Games.
    Epic Games Libera Dois Novos Jogos Gratuitos; Confira os Títulos da Semana
    Gabriel Fernandes
    Ariana Grande e Justin Long em foto debaixo de guarda chuva em ambiente interno, temática dos anos 50, preto e branco, para o clipe de "Hate That I Made You Love Me".
    Hate That I Made You Love Me | Quando o Amor Vira Uma Prisão
    Stefany Saldanha
    House of the Dragon
    House of the Dragon Terá Caos e Batalha Naval Épica na Estreia da 3ª Temporada, Promete Ator
    Rodrigo Chinchio
    Switch 2
    Switch 2 com Bateria Substituível Chega em Breve, mas só na Europa. Entenda
    Rodrigo Chinchio
    Mulheres
    Girl Power | As Mulheres que Protagonizarão o Futuro dos Games
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Esta imagem mostra Emma Corrin e Maika Monroe em uma cena do filme "100 Noites de Desejo" (título original: 100 Nights of Hero), protagonistas de vermelho se olham fixamente.

    100 Noites de Desejo | Filme Encontra Força nas Atuações, Mas Tropeça na Fantasia que Prometia Entregar

    Gabriel Fernandes
    4 de junho de 2026
    Esta imagem é o pôster do filme de ação romeno "The Race" (também conhecido como "Cursa"), lançado em 2025. Imagem de carros em corrida em estrada com silhueta dos personagens posando acima.

    Fúria no Asfalto | Segue a Cartilha dos Filmes de Corrida, Mas Sofre Com a Falta de Emoção

    Gabriel Fernandes
    4 de junho de 2026
    Esta imagem é do filme 100 Noites de Desejo (originalmente 100 Nights of Hero), uma adaptação da 'graphic novel' de Isabel Greenberg. Protagonistas entre personagem que apresnetam a elas o local.

    100 Noites de Desejo | O Eco de Mil e Uma Noites em Cem ou Um Pouquinho Mais

    Junior Fernandez
    3 de junho de 2026
    Esta imagem mostra Marlon Wayans e Shawn Wayans reprisando seus papéis como Shorty e Ray ao lado de Regina Hall como Brenda em Todo Mundo em Pânico 6.

    Todo Mundo em Pânico 6 | Filme Aposta na Nostalgia, Entende o que Fez a Franquia Funcionar e Consegue Entregar Boas Risadas

    Gabriel Fernandes
    3 de junho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx