Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Grande Mentira

Avatar de João de Queiroz
João de Queiroz
21 de novembro de 2019 3 Mins Read
65260451 1548164391984893 6258101009101357056 o

[dropcap size=big]E[/dropcap]m um de seus primeiros encontros, Betty McLeish (Helen Mirren) e Roy Courtnay (Ian McKellen) vão ao cinema assistir a “Bastardos Inglórios”, primeiro filme da trilogia revisionista de Quentin Tarantino. Ao sair da sessão, Roy comenta: “Hitler não morreu metralhado em um cinema francês. Os jovens olham isso e pensam que foi assim que a história aconteceu”. Mais adiante na trama, a mesma personagem afirma que “a história está feita e não há como desfazê-la”. Esses dois momentos, em que Roy nega a possibilidade de reescrever acontecimentos passados ou de abordá-los a partir de uma outra perspectiva, ajudam a compreender o ponto-de-vista do protagonista de “A Grande Mentira”.

Não é mistério algum que Roy é um exímio golpista. Afinal de contas, em menos de dez minutos de filme, ele é mostrado indo de um almoço com Betty – no qual ele encarna a humilde figura do viúvo idoso – a um escuso encontro de negócios em um bar de strip-tease. De forma a deixar isso ainda mais óbvio, o diretor Bill Condon não economiza nos símbolos que representam essa personalidade misteriosa, enganosa e perigosa corporificada pela personagem de McKellen: ao conversar com Betty pelo computador, ele usa óculos (transparentes, mas que representam uma barreira entre o interior e o exterior); a já citada reunião ocorre em um reservado separado do resto do bar por cortinas; ao fechar um negócio fraudulento, atrás de si há uma pintura de um grupo de tigres; ao visitar a casa de Betty pela primeira vez, através de um plano aéreo, percebe-se que o condomínio onde sua vítima mora lembra um labirinto circular (de onde sua presa tem poucas chances de escapar). A partir dessa descrição, percebe-se o motivo para o desprezo de Roy por qualquer tipo de revisionismo histórico: ele trabalha com a construção de narrativas, e para que elas se sustentem (e ele não seja pego), ele deve garantir que a sua visão dos acontecimentos seja a única possível, impassível de dúvidas ou questionamentos.

Por sua vez, Betty encarna plenamente a figura da presa que, graças à sua vontade cega em deixar a solidão de lado, toma decisões extremamente ingênuas. Ao contrário do universo de Roy, marcado pela constante oscilação entre o teatrinho da vida pacata e os esquemas do submundo clandestino, o ambiente que cerca Betty é monótono e previsível. Não à toa, ela mora em um condomínio onde todas as casas são praticamente idênticas, isoladas do movimento e da agitação do centro de Londres, num mundo de paredes beges e móveis planejados. A única aparente disrupção nessa dinâmica é Roy, que representa uma nova e excitante possibilidade afetiva para Betty e uma possível ameaça para seu neto, Stephen (Russell Tovey), que desde o primeiro momento suspeita (com razão) das reais intenções do idoso.

A Grande Mentira 6

Em teoria, essas são as bases para um interessante suspense, porém é uma pena que Condon e o roteirista Jeffrey Hatcher tenham dificuldades em torna-lo envolvente. Apesar das boas atuações do trio principal, “A Grande Mentira” tem um sério problema de ritmo, tornando-o enfadonho diversas vezes ao longo da projeção – até mesmo quando as revelações começam a se acumular e as posições das personagens (e os elementos que as caracterizam) são alteradas e ressignificadas, fazendo jus à ambiguidade do título original do longa (“The Good Liar”, o bom mentiroso).

Além disso, a dinâmica entre Roy e Betty custa a empolgar, mesmo com a boa química entre McKellen e Mirren. Muito disso se deve à construção da personagem feminina, que por larga parte da trama apenas assume a posição de vítima ingênua que comete um erro atrás do outro. Por causa disso, os momentos de maior embate do filme ocorrem, em geral, entre Roy e Stephen, o que ocasionalmente acarreta em trechos mais envolventes. Ainda assim, a personagem de Tovey é decididamente coadjuvante, o que garante que esses momentos sejam poucos e bastante espaçados entre si.

No todo, “A Grande Mentira” lembra aqueles filmes que a antiga Miramax de Harvey Weinstein costumava lançar nos anos 1990 e início dos anos 2000: uma mistura de diretor competente, elenco estrelado e roteiro meia-boca sob uma pátina de prestígio, mas que, na verdade, não passa de um projeto decepcionante e indigno dos talentos envolvidos. Nesse caso, como diria Roy, o estrago está feito e não há como desfazê-lo.


Imagens e vídeo: Divulgação/Warner Bros. Pictures

A Grande Mentira 4 scaled
Crítica: A Grande Mentira
Sinopse
Prós
Contras
2.5
Nota
Imagens
A Grande Mentira 3
A Grande Mentira 6
A Grande Mentira 1 1
A Grande Mentira 5 1

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaHelen MirrenSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de João de Queiroz
Me siga Escrito por

João de Queiroz

Passava tardes de final de semana na locadora. Estudou Cinema. Agora escreve sobre filmes.

Outros Artigos

CaraGenteBranca e1574355024953
Anterior

Consciência Negra: 6 Séries Para Refletir Sobre Racismo

A vida Inisível 6 1
Próximo

Karim Aïnouz e Fernanda Montenegro falam da vida, da arte e de “A vida Invisível”  

Próximo
A vida Inisível 6 1
21 de novembro de 2019

Karim Aïnouz e Fernanda Montenegro falam da vida, da arte e de “A vida Invisível”  

Anterior
21 de novembro de 2019

Consciência Negra: 6 Séries Para Refletir Sobre Racismo

CaraGenteBranca e1574355024953

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Pedro Sampaio em evento do House of Mouse Tour, em seu setlist no Rio.
    House Of Mouse | Disney Traz Evento Ao Rio Com Pedro Sampaio e Uma Experiência Inesquecível
    Joanna Colaço
    Ator Ncuti Gatwa como o Doutor de "Doctor Who" em série revival de 2024. Ele está dando as mãos para o telespectador, com ela em destaque para câmera, com um sorriso, e uma espiral futurística atrás dele.
    Doctor Who | Ncuti Gatwa se Despede da Série Após Duas Temporadas
    Amanda Moura
    Ivana Baquero, atriz protagonista de "O Jogo da Viúva", em imagem de capa promocional para filme da Netflix. Ela está com o rosto encoberto pelos ombros de um homem, mão esquerda sobre ele, revelando a aliança, e um olhar enigmático. O homem está de terno e de costas.
    O Jogo da Viúva | Conheça a História Real Que Inspirou o Longa da Netflix
    Amanda Moura
    HUnter Schafer interpretando Jules em "Euphoria". Atriz está com braço direito levantado (nossa esquerda da tela), olhando diretamente para a câmera, semi-dobrado, segurando duas folhas douradas pendentes, e um sorriso mostrando parcialmente os dentes de baixo.
    The Legend of Zelda | Hunter Schafer Pode Interpretar o Papel-título no Live-action
    Amanda Moura
    Taylor Swift em um fundo completamente branco, sentada com blusa azul claro e jeans do mesmo tom, sorrindo, cercada por seus seis primeiros álbuns de estúdio, em anúncio da compra de seus direitos.
    Taylor Swift Compra Suas Masters de Volta; Fãs se Preocupam com Reputation TV
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Ivana Baquero, atriz protagonista de "O Jogo da Viúva", em imagem de capa promocional para filme da Netflix. Ela está com o rosto encoberto pelos ombros de um homem, mão esquerda sobre ele, revelando a aliança, e um olhar enigmático. O homem está de terno e de costas.

    O Jogo da Viúva | Conheça a História Real Que Inspirou o Longa da Netflix

    Amanda Moura
    1 de junho de 2025
    HUnter Schafer interpretando Jules em "Euphoria". Atriz está com braço direito levantado (nossa esquerda da tela), olhando diretamente para a câmera, semi-dobrado, segurando duas folhas douradas pendentes, e um sorriso mostrando parcialmente os dentes de baixo.

    The Legend of Zelda | Hunter Schafer Pode Interpretar o Papel-título no Live-action

    Amanda Moura
    31 de maio de 2025
    Elenco do filme francês "Entre Dois Mundos" (2022) sentado em um cais.

    Entre Dois Mundos | O Discreto Interesse Burguês Pela Limpeza de Privadas

    Rodrigo Chinchio
    29 de maio de 2025
    Jason Statham como Levon Cade, protagonista de "Resgate Implacável". Ele segura com as duas mãos uma grande marreta e está vestido com um colete. De cara séria, ele está de frente para câmera e de trás para uma janela em semicírculo com luz natural diurna passando pelo ambiente escuro.

    Resgate Implacável | Jason Statham Brincando de Liam Neeson em Filme de Ação sobre Resgate de Adolescente

    Roberto Rezende
    28 de maio de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER