Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Morte do Superman

Deivid R. Purificação
20 de agosto de 2018 3 Mins Read

a morte do supermanHá poucas tarefas mais ingratas do que adaptar um evento ocorrido nos quadrinhos para um filme. Pense na seguinte situação: quando um personagem morre nos quadrinhos, geralmente isso é construído através de algumas edições que são complementadas por outras revistas, de outros personagens, isso tudo funciona porque o personagem já vem de anos de publicação e familiarização com público. Mas um filme tem que apresentar os mesmos personagens para um novo público, fazer a trama correr em paralelo de uma maneira natural e isso tudo com um tempo limite de 90 minutos (esse sendo o padrão das animações da DC). Mas isso significa que esses filmes estão fadados a serem apressados e/ou desorganizados? É isso que “A Morte do Superman” vai nos responder.

Um monstro gigantesco, batizado de Doomsday, surge do mundo subterrâneo para começar uma destruição em massa na cidade de Metrópolis. A Liga da Justiça precisa intervir imediatamente, mas parece que só os poderes do Superman são compatíveis com o do terrível monstro. Em uma luta mortal, o destino do super-herói torna-se incerto.

Um dos méritos do filme está em como ele retrata o Superman. Para que o seu destino incerto tenha maior impacto para o público. Primeiro, é estabelecido uma situação de risco, ela se complica ainda mais,  e logo temos a noção de que só a polícia não é capaz de resolver o conflito. Assim, quando o personagem finalmente intervém, é mostrado aos poucos, em pequenos relances, até que finalmente o vemos de corpo inteiro, resolvendo a situação com grande facilidade. Deixando assim, claro para o público importância do herói para a cidade. Em contraparte à sua vida como homem de aço, vemos a sua vida cotidiana, seu eterno conflito em revelar ou não para Lois Lane sua identidade secreta, dando assim ao personagem dúvidas mais facilmente identificáveis, que acabam por torná-lo mais humano.

E se o roteiro faz um grande esforço e é bem-sucedido em humanizar o personagem, o character design faz justamente o contrário, desde as sobrancelhas arqueadas ao físico musculoso que mais parece uma parede, todas características visualmente muito distante do aspecto inocente e doce de Clark Kent que o roteiro entrega. Isso quando o design não cria personagens tão idênticas que mais parecem gêmeas (como Lois e a Mulher Maravilha).
a morte do superman capa ventoOutro problema do filme é a animação que oscila muito de qualidade, existem cenas de ação primariamente animadas, e tudo que não gera ação em dados momentos é inclusive possível perceber que não foram desenhados os rostos de alguns personagens na cena, isso quando carros não estão mudando de tamanho entre uma cena e outra, os mesmos que aliás são nitidamente feitos de um tipo de CGI (o que não é incomum em animações), que incomoda por ser muito destoante do restante da animação.

Apesar de todos os problemas referentes à animação, as cenas de ação são as melhores sequências do filme, tanto no quesito de valor de produção, quanto na direção. A dupla de diretores Sam Liu e James Tucker criam muito impacto para a batalha, usando desde cortes rápidos (que dão um grande dinamismo às cenas), até um slow motion muito bem dosado, que cria impacto necessário para chocar o espectador (vide a cena de batalha entre a Mulher Maravilha e o Apocalipse). Isso somado ao excelente design de som, cria algumas das melhores cenas de ação das animações da DC.

Apesar da tarefa ingrata de adaptar um evento de grande escala nos quadrinhos e dos deslizes estéticos da animação, os diretores conseguem fazer com que “A Morte do Superman” seja boa o bastante não só para entreter, como também para emocionar o público.

Reader Rating0 Votes
0
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AnimaçãoDCLiga da JustiçaMulher MaravilhaSuperman

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Deivid R. Purificação

Cinéfilo assíduo desde que se conhece por gente,e um amante da nona arte. É da linha de David Lynch que acredita no potencial onírico das artes.

Outros Artigos

Meu Ex É Um Espião
Anterior

Crítica: Meu Ex é um Espião

1913647.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Próximo

Crítica: Escobar – A Traição

Próximo
1913647.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
21 de agosto de 2018

Crítica: Escobar – A Traição

Anterior
20 de agosto de 2018

Crítica: Meu Ex é um Espião

Meu Ex É Um Espião

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Protagonistas de "Kaoru Hana wa Rin to Saku", ou "The Fragrant Flowers Bloom with Dignity" caminhando na rua, um olhando para o outro, sorrindo.
    Guia de Animes da Temporada do Verão de 2025 (Julho) | Veja as Principais Promessas
    Nick de Angelo
    Colagem à esquerda com foto dos Mamonas Assassinas em bastidores posando para foto descontraída, e à direita com foto de seu único álbum de estúdio.
    30 Anos de Mamonas Assassinas | Da Utopia Ao Fenômeno
    Cesar Monteiro
    Montagem com colagem do busto de Julianne Moore e Sydney Sweeney como Kate e Claire Garrett em "Echo Valley" em um fundo, com elas semi-transparentes. Há uma paisagem de fim de tarde ao fundo delas.
    Echo Valley | Tão Confuso Quantos os Conflitos da Mãe Interpretada por Julianne Moore
    Roberto Rezende
    Riri Williams como a Coração de Ferro à direita da imagem, sua armadura, vista de perfil, está a sua frente.
    Coração de Ferro | Quem é Riri Williams? Conheça Origem da Heroína nas HQs
    Hugo Santiago
    Paula Pimenta, Aimee Oliveira e Vitor Martins na Bienal do Livro Rio 2025
    Bienal do Livro Rio 2025 | O poder transformador das histórias
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Montagem com colagem do busto de Julianne Moore e Sydney Sweeney como Kate e Claire Garrett em "Echo Valley" em um fundo, com elas semi-transparentes. Há uma paisagem de fim de tarde ao fundo delas.

    Echo Valley | Tão Confuso Quantos os Conflitos da Mãe Interpretada por Julianne Moore

    Roberto Rezende
    23 de junho de 2025
    Solanas Explicado às Crianças (André Ramiro)

    Solanas Explicado às Crianças | Ancestralidade e Defesa do Meio Ambiente em Comunidade de Pescadores

    Roberto Rezende
    22 de junho de 2025
    Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Spike (Alfie Williams) fugindo de três zumbis ao fundo deles em "Extermínio: A Evolução". Ambos carregam arcos e flechas.

    Extermínio: A Evolução | A Infecção Masculina

    Rodrigo Chinchio
    21 de junho de 2025
    A imagem mostra Jon Bernthal interpretando Frank Castle, também conhecido como O Justiceiro (The Punisher). Ele está em um bosque escuro de noite, olhos semicerrados, segurando uma grande arma no peito e de colete.

    Homem-Aranha 4 | Justiceiro Entra Para o Elenco

    Hugo Santiago
    21 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER