Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Sem Direção

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Sem Direção
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Odisseia dos Tontos

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
31 de outubro de 2019 2 Mins Read

A Odisseia dos Tontos 6O cinema argentino é conhecido por saber usar as mazelas da classe média para construir suas histórias, seja usando dramas, romances, suspenses ou comédias. Enquanto os autores brasileiros, em boa parte das vezes, viram suas câmeras para a parte mais miserável da população, os Hermanos preferem aqueles que estão no meio. A partir daí, surgem filmes como “A Odisseia dos Tontos”, estrelado pelo prolífico e sempre competente Ricardo Darin, agora com a companhia de seu filho, Chino Darin, que conta a história de um grupo de pessoas que pretendem abrir uma cooperativa, mas que são enganados pelo gerente de um banco e por um empresário.

A obra dirigida por Sebastián Borensztein se passa durante a crise econômica que afetou a Argentina no início dos anos 2000, justamente quando Fermín (Darin pai) tem a ideia de recuperar alguns silos abandonados com a ajuda de vários habitantes de uma província afastada de Buenos Aires. Cada um investe o dinheiro que possui para abrir um negócio que dará emprego para muitas pessoas da cidade. Seus dólares são depositados em um banco e convertidos em peso.

O problema é que o governo congela as poupanças, impedindo qualquer saque. Sabendo antecipadamente da ação do governo, o gerente do banco troca todos os dólares que eram para a cooperativa com um empresário local antes do congelamento, e o empresário os guarda em um cofre superprotegido. Sem o dinheiro e com a recessão do país, os moradores da província começam a passar por dificuldades. Por isso, roubar os dólares se torna a única opção para essas pessoas quase miseráveis.

A Odisseia dos Tontos 5

Lançado justamente no momento que a Argentina também passa por outra crise, “A Odisseia dos Tontos”, é uma história que pode ser vista como uma crítica social, já que sempre que há problemas na economia, os pobres são os que mais sofrem. Os ricos, por outro lado, geralmente estão envolvidos nos fatores geradores dos problemas, junto com um governo incompetente.

Os roteiristas Borensztein e Eduardo Sacheri usam dessa luta de classes para contar sua cômica história do planejamento até a execução roubo. No entanto, nada de gargalhadas, já que é uma comédia que dispõe de boas piadas e situações um tanto quanto atrapalhadas causadas pelo grupo de personagens, e só.

Em síntese, é um roteiro redondo, mas que não traz nada que fuja do habitual, ou que gere situações que possam surpreender o espectador ou qualquer cena que extrapole criativamente as convenções do gênero. Se trata de um bom filme, mas que não ultrapassa os limites do banal. Vale a ida ao cinema por causa da presença de Ricardo Darin, o que já é um baita de um atrativo.

* Este filme foi visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo.

Vídeo: Divulgação/ Warner Bros. Pictures Brasil

Reader Rating1 Vote
1.6
7

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Mostra SPRicardo Darín

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

Segredos Oficiais 4
Anterior

Crítica: Segredos Oficiais

Devorar 2
Próximo

Crítica: Devorar

Próximo
Devorar 2
31 de outubro de 2019

Crítica: Devorar

Anterior
31 de outubro de 2019

Crítica: Segredos Oficiais

Segredos Oficiais 4

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Endurance em Le Mans
    Endurance: Como as Corridas de Longa Duração Estão Moldando os Carros do Futuro
    Bruno Baptista
    Sean Austin O Senhor dos Anéis 2002 Prime Video
    Cadê o Sam? CCXP26 Reúne Três Hobbits, Mas a Ausência de Sean Astin Vira o Grande Mistério da Terra-Média!
    Junior Fernandez
    A busca da biologia espacial rumo ao não envelhecimento
    Como o Espaço Está Ajudando a Medicina a Investigar o Envelhecimento Humano
    Bruno Baptista
    Cara de Barro - O Filme
    Cara de Barro | A Anatomia da Mutilação e a Máscara Sem Rosto
    Daniel Gravelli
    CBF Convocação Brasileirão Carlo Ancelotti brasileirão
    CBF Estuda Poupar Jogadores do Brasileirão na Última Convocação de Ancelotti em 2026
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Cara de Barro - O Filme

    Cara de Barro | A Anatomia da Mutilação e a Máscara Sem Rosto

    Daniel Gravelli
    23 de outubro de 2026
    Allegro Pastell - Filme

    Allegro Pastell | O Conforto Medido e a Ilusão do Afeto Sem Atrito

    Daniel Gravelli
    23 de outubro de 2026
    ao sabor das cinzas foto 02

    “Ao Sabor das Cinzas” Aborda Tráfico Humano Com Boas Ideias Visuais, Mas Tropeça no Roteiro

    Gabriel Fernandes
    23 de outubro de 2026
    Overman o filme star original productions 1

    Overman: O Filme | Superpoderes, Ego Inflado e Boleto Vencido: Quando o Maior Vilão é o Sujeito Diante do Espelho!

    Junior Fernandez
    23 de outubro de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx