Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Adeus à Noite

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
6 de setembro de 2019 3 Mins Read

adeus à noite 2Nos últimos anos, o mundo ocidental acompanhou com perplexidade os inúmeros ataques terroristas cometidos em suas terras. O grupo Estado Islâmico foi o maior culpado por esses ataques e virou o grande inimigo da humanidade. Séries de TV e filmes de Hollywood usaram os extremistas como os vilões de suas histórias, enquanto os heróis americanos os combatiam. No entanto, o que se via no mundo real era a conversão dos próprios europeus e norte-americanos a um Islamismo deturpado, que os fazia ir contra suas próprias nações.

A migração de pessoas de países ditos desenvolvidos para o oriente médio a fim de se tornarem guerrilheiros defensores do Islã virou uma espécie de epidemia. E é só por isso que todos realmente ficaram preocupados.  Se as ações do Estado Islâmico tivessem ficado limitadas ao Oriente Médio, dificilmente o primeiro mundo daria a atenção necessária.  Agora, quando filhos e filhas ocidentais viram terroristas, é preciso entender de onde vem a ameaça e combatê-la. Em “Adeus à Noite”, André Téchiné tenta refletir acerca do problema, contando a história de um jovem francês que é aliciado por um desses grupos.

O jovem em questão é Alex (Kacey Mottet Klein), que conhece o Alcorão por meio da namorada Lila (Oulaya Amamra). Ele se converte e acaba se juntando a um grupo de franceses que pretende ir até a Síria. Alex perdeu a mãe e não tem contato com o pai, o que o faz ser criado pela avó Muriel (Catherine Deneuve). Muriel é proprietária de uma fazenda de plantação de cerejas e que oferece aulas de equitação. Será exatamente a avó o obstáculo para os planos de Alex, que tentará usar as posses da mulher para financiar a viagem e até para comprar armas.

É interessante o embate a partir do momento que Muriel descobre as intenções do neto. As diferenças entre gerações são evidenciadas no inicio do primeiro ato, quando os personagens acompanham um eclipse solar. Enquanto a avó olha diretamente para o eclipse, enfrentando a escuridão de frente – mesmo com o perigo de perder a visão – Alex e Lila o acompanham online. A falta de comunicação com o mundo real do casal é a porta de entrada para as ideias radicais que pregam o ódio. A desconexão em relação ao concreto fica clara quando, mesmo sendo muçulmanos, Alex e Lila dizem nunca terem frequentado uma mesquita. Tudo que aprenderam sobre a religião foi através de fontes obscuras da internet. É a constatação de uma interpretação sem qualquer base real nos ensinamentos do alcorão.adeus à noite 8De fato, Alex se afastou da realidade, assim como o fez com a terra onde nasceu. A fazenda não é mais palpável como era na infância. Sua chegada já é arrasadora ao coincidir com a destruição de uma cerejeira por um porco do mato invasor. Para o porco, será preciso construir uma cerca. Para Alex, Muriel usa o celeiro como prisão. A Cerca é necessária frente à invasão de animais selvagens, garantindo o florescer da cerejeira e mantendo sua beleza deslumbrante até a colheita de seus abundantes frutos. A juventude é como a árvore, e só pode ser salva ao impedir que invasores malévolos a consuma de fora para dentro. O celeiro, infelizmente, é apenas um paliativo e não uma solução.

A beleza da juventude precisa ser cultivada com cuidado, já que, do contrário, pode adoecer, murchar e morrer.  A sensibilidade e sabedoria da avó vão ser primordiais para salvar o neto dessa morte antecipada, mas não será uma tarefa fácil, e Téchiné evidencia isso enquadrando os dois em oposição. Geralmente dividindo-os por meio de objetos de cena, como mesas e portas, ou simplesmente colocando cada um em um extremo do plano. Como em uma guerra ideológica, a mulher já no final da vida tentará salvar aquele que representa uma geração que parece perdida em reconhecer o que é certo e errado.

Vídeo: Divulgação/Pandora Filmes

Reader Rating1 Vote
9.6
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Catherine DeneuveCinema FrancêsDramaEstreia

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

62179163 1393796484102464 1614261896516488244 n
Anterior

Bienal do Livro – Entrevistamos Drak, autora do livro “Segador”

FB IMG 1568061173145
Próximo

Bienal do Livro – Microsoft leva educação e inclusão em seu estande

Próximo
FB IMG 1568061173145
6 de setembro de 2019

Bienal do Livro – Microsoft leva educação e inclusão em seu estande

Anterior
5 de setembro de 2019

Bienal do Livro – Entrevistamos Drak, autora do livro “Segador”

62179163 1393796484102464 1614261896516488244 n

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Death Note
    Animes Clássicos | Death Note (2006)
    Nick de Angelo
    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER