Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Albatroz

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
5 de março de 2019 3 Mins Read
“Não dorme. Acorda.”

1981521.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Como Alex DeLarge, protagonista de de “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange, 1971), Simão se senta acorrentado em uma cadeira. Sobre seus olhos, acavalam-se as mais variadas imagens. No filme de Stanley Kubrick, a violência figurada desestimulava a concreta. Em “Albatroz”, por sua vez, ao clique da câmera corresponde o do gatilho.

Fotógrafo profissional, Simão Alcóbar (Alexandre Nero) visitava Jerusalém quando um retrato mudou radicalmente sua vida. O registro, acusado de “impulsivo e irresponsável”, rendeu-lhe uma série de premiações internacionais. Em contrapartida, porém, colocou em xeque um importante compromisso: aquele firmado entre arte e realidade.

Arrependida, a personagem toma a significativa decisão de fotografar sonhos. E o filme a acompanha. A montagem de Fernando Stutz (“TOC – Transtornada Obsessiva Compulsiva”) investe em uma collage de inspirações surrealistas. O recurso, embora instigante, torna-se quase insuportável quando usado em excesso. Pesadelo para o espectador fotossensível, o artifício tampouco deixa ileso o público comum. Apesar da duração relativamente curta – pouco mais de 90 minutos -, o longa revela-se uma estonteante prova de resistência.

Simão não é, contudo, o único artista em conflito. Narradora da história, a escritora Alicia Henricksehn (Andrea Beltrão) também transita entre o imaginário e o real. Seu mais novo livro, “Albatrozes”, muitas vezes se confunde com a sua vida. Enquanto conversa com o detetive Kenny (Gustavo Machado), portanto, ela desperta ainda mais dúvidas acerca do relato.

Além de Alicia, outras duas mulheres se relacionam com o protagonista. A atriz de teatro Rénne (Camila Morgado), por um lado, simboliza a crença no poder transformador da arte. Nesse sentido, o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen é seu grande aliado teórico. A cantora Cats (Maria Flor), esposa de Simão, representa, por outro, uma arte falida, entregue às normas do mercado. No lugar de canções autorais, afinal, ela compõe jingles publicitários.

Para apresentar o conflito entre arte e mercado, o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite”) mergulha no campo da neurociência. A sinestesia – fenômeno no qual pessoas associam cores a notas musicais – acomete Simão. Quando conhece Catarina, assim, sua voz equivale a um tranquilizante azul arroxeado. Na cena (foto), Cats performa em uma pouco criativa cópia do Club Silencio, enigmático cenário do clássico lynchiano “Cidade dos Sonhos” (Mulholland Drive, 2001). Uma vez entregue à indústria, no entanto, essa cor inicial jamais se repete.

Apesar de referenciar-se a David Lynch, “Albatroz” nunca parece entender a dimensão do onírico no cineasta. Dissociada de um anarquismo surrealista, a busca por explicações científicas de Mantovani converte a collage de Stutz em mero maneirismo estético. Em vez de uma obra aberta, então, tem-se um quebra-cabeças – de ordenações diversas, é verdade, mas todas pré-definidas. De todo modo, as complexas personagens, fortalecidas por sólidas atuações – especialmente da dupla Nero (“João, o Maestro”) e Beltrão (“Jogo de Cena”) – emprestam novas camadas ao texto.

“Albatroz” é, em suma, um filme de imagens tão violentas quanto aquelas que pretende denunciar. Nessa lógica, a publicidade de Cats remete à de Goebbels, e gritos em alemão contrapõe-se à capital israelense e à judia Rénne. Não obstante seu vasto repertório intelectual, porém, o diretor Daniel Augusto (“Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”), doutorando em Filosofia pela USP, fracassa em salvar “Albatroz” de seu inevitável destino: tornar-se algo atroz.

* O filme estreia dia 7 de março, quinta-feira.


Fotos e Vídeo: Divulgação/Globo Filmes

Reader Rating2 Votes
5.15
3

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Alexandre NeroAndréa BeltrãoCamila MorgadoCinema BrasileiroCinema NacionalMarcelo SerradoSuspenseSuspense Psicológico

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

Brie Larson
Anterior

Crítica: Capitã Marvel

George RR Martin - Winds Of Winter"
Próximo

Oitava temporada de Game of Thrones ganha Trailer

Próximo
George RR Martin - Winds Of Winter"
5 de março de 2019

Oitava temporada de Game of Thrones ganha Trailer

Anterior
5 de março de 2019

Crítica: Capitã Marvel

Brie Larson

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Palco Skyline
    The Town 2025 | Saiu o Guia Geral do Evento
    Amanda Moura
    Mega Victreebel em seu trailer de anúncio em "Pokémon Legends: Z-A".
    Pokémon Legends Z-A | Trailer Revela Mega Victreebel
    Hugo Santiago
    Conrad, de costas, virado à Belly, em 'O Verão Que Mudou Minha Vida', adaptação em série da Prime Video. Ela segura girassóis em uma floricultura.
    O Verão Que Mudou Minha Vida | Série da Prime Video Conquista Jovens ao Redor do Mundo
    Joanna Colaço
    Ringo, Paul, George, John, da esquerda para a direita, em foto preto e branco dos Beatles. Imagem usada no site oficial para o anúncio do "The Beatles Anthology 4".
    Beatles Anthology Ganha Versão 2025 com Material Inédito e Remasterizado
    Cesar Monteiro
    Colin Farrell como Lord Doyle, em um cassino, no filme "A Balada de um Jogador".
    A Balada de Um Jogador | Colin Farrell Aposta Tudo em Novo Filme do Diretor de “Conclave” e “Nada de Novo No Front”
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Colin Farrell como Lord Doyle, em um cassino, no filme "A Balada de um Jogador".

    A Balada de Um Jogador | Colin Farrell Aposta Tudo em Novo Filme do Diretor de “Conclave” e “Nada de Novo No Front”

    Roberto Rezende
    20 de agosto de 2025
    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Crianças em sala de aula em "A Hora do Mal", de cabeça para baixo. Um garoto, ao fundo, é o único de cabeça erguida, com um sorriso desconcertante e maquiagem à Coringa.

    A Hora do Mal | O Maior Terror É O Desconhecido

    Roberto Rezende
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon