Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Anos 90

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
29 de maio de 2019 3 Mins Read
“Muitas vezes, a gente acha que a nossa vida é pior. Mas, se você parar para se colocar no lugar do outro, você não trocaria de vida com ele.”

1320490.jpg r 1920 1080 f jpg q x

A câmera se posiciona em um corredor. Uma criança corre até deparar-se, agressivamente, contra uma parede. A força do impacto a derruba. Já entregue ao chão, o menino sofre, ainda, novos golpes. Desta vez, um adolescente o espanca. Ao fundo, vozes adultas, uma feminina e outra masculina, brigam entre si. Em meio ao caos, portanto, apresenta-se “Anos 90” (Mid90s, 2018), estreia de Jonah Hill na direção.

Stevie (Sunny Suljic), um garoto no início da puberdade, vive com o rebelde irmão, Ian (Lucas Hedges), e a mãe solteira, Dabney (Katherine Waterston), na Los Angeles dos anos 1990. A dinâmica dessa família rapidamente transparece em um jantar comemorativo. Ainda que maltratado, Stevie busca a aprovação do aniversariante Ian: escolhe, carinhosamente, um álbum de músicas para presenteá-lo. A mãe, por outro lado, cujos gritos ouviam-se mais cedo, acredita no sucesso de sua relação com Todd – uma participação especial do cineasta Harmony Korine.

Responsável por obras tão peculiares quanto “Vidas Sem Destino” (Gummo, 1997) e “Spring Breakers – Garotas Perigosas” (Spring Breakers, 2012), Korine tematiza, ao longo de sua carreira, uma certa disfuncionalidade entre a juventude estadunidense. De sua curtíssima aparição, então, pode-se depreender objetivo semelhante de Hill. Falta-lhe a ousadia estética, é verdade, mas a convergência temática é evidente.

O ambiente disfuncional de Stevie aproxima-o de outras singulares figuras: quatro jovens skatistas, reunidos para falar besteira e praticar manobras. Logo aceito e apelidado “Queimadinho”, o pequeno de bochechas rosadas encontra aí uma fuga para o seu sofrido cotidiano. Ruben (Gio Galicia), o primeiro amigo, sofre uma dupla violência: tanto a simbólica do preconceito contra hispânicos, quanto a física das surras promovidas pela mãe, viciada em drogas.

Já Porra-Louca (Olan Prenatt), assim apelidado por reagir com essa expressão a qualquer manobra, parece proceder de uma família abastada. Sua relação com o skate, por isso, trata muito mais de descontração que de esperança, como é o caso de Ray (Na-kel Smith). Líder do grupo, de outro modo, o jovem negro tenta superar, por meio do esporte, a trágica morte do irmão e lograr um improvável sucesso. Essas diferentes posturas evidenciam um acertado recorte do roteiro.

4ª Série (Ryder McLaughlin), cuja curiosa alcunha faz referência à sua idade mental, vem, por fim, de uma família muito pobre. Tão pobre que o pragmatismo da estabilidade financeira está em vias de esmagar o seu maior sonho: tornar-se cineasta. Às dificuldades impostas pela vida real, contudo, Jonah Hill responde com a ficção do cinema. As imagens de textura amadora do fotógrafo Christopher Blauvelt (“A Pé Ele Não Vai Longe”) e a irregular sobreposição de sons equivalem o verdadeiro filme “Anos 90” à obra fictícia “Anos 90“, filmada metalinguisticamente em cena.

0860839.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Se acerta em um tratamento audiovisual “caseiro”, Hill também emprega, no entanto, algumas técnicas mais convencionais. De Pixies a Morrissey, a trilha musical seleciona, entre artistas dos anos 1990, letras sobre um cotidiano de violência para ilustrar a realidade daqueles jovens. De todo modo, há uma reinvenção. Nas cenas de uma agressividade mais explícita – uma batida policial e uma briga de rua, por exemplo -, reduz-se a música e evita-se a espetacularização.

“Anos 90″ é, enfim, um retrato de uma época – ainda recente – pelas lentes de um jovem – seja ele o próprio Hill, seja 4ª Série. Como tal, incorre, evidentemente, em alguns discursos questionáveis. Salva-se, porém, por sua honestidade: não é onisciente e nem pretende sê-lo; trata-se apenas de um filme “caseiro”.

* O filme estreia amanhã, dia 30, quinta-feira.


Imagens e Vídeo: Divulgação/Diamond Films

Reader Rating0 Votes
0
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Anos 90ComédiaComédia DramáticaDramaJonah HillKatherine Waterston

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

61504852 1521446467990019 4238496984387813376 o
Anterior

Crítica: Godzilla II – Rei dos Monstros

Game Of Thrones A Última Vigília
Próximo

Crítica: Game of Thrones: A Última Vigília

Próximo
Game Of Thrones A Última Vigília
29 de maio de 2019

Crítica: Game of Thrones: A Última Vigília

Anterior
28 de maio de 2019

Crítica: Godzilla II – Rei dos Monstros

61504852 1521446467990019 4238496984387813376 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O protagonista de Solo Leveling em posição de combate. Capa para a matéria "Os Piores Animes de 2024".
    Solo Leveling | Netflix Anuncia Live-action
    Hugo Santiago
    Kenshirou de "Hokuto no Ken" no remake de 2026 em anime. Imagem do quadril para cima, personagem sem camisa, em uma paisagem infernal toda vermelha.
    Hokuto no Ken | Clássico Ganha Remake em Anime em 2026; Veja Trailer
    Nick de Angelo
    Legoshi de "Beastars" com uma camisa amarela e com uma toalha no pescoço. Há uma casinha atrás dele, e está de fim de tarde.
    Beastars | Temporada Final Ganha Estreia Para 2026
    Nick de Angelo
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço
    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia
    Amanda Moura
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.
    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.

    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".

    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.

    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon