Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Devoção

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
23 de outubro de 2018 3 Mins Read

Na vida selvagem, o macho protetor está sempre disposto a entrar em uma luta sangrenta para que sua fêmea não seja tomada por outro. O seu instinto diz que, caso perca o embate, mas se mantenha vivo, ainda assim será excluído do grupo por ser fraco. O ser humano desenvolveu consciência e construiu uma sociedade baseada em costumes e controlada por leis, porém, também possui um lado selvagem, que está à espreita, prestes a se libertar em situações de perigo, principalmente em casos que envolvem um homem que quer proteger sua mulher. Claro que, em muitas vezes, a mulher possui capacidade de se defender sozinha e nem quer que alguém intervenha por ela, no entanto, aqui, o conceito de macho alfa toma conta.

No filme alemão “Devoção” Julia e Franz estão apaixonados há pouco tempo. Ele é professor e ela está à procura de trabalho. Assim seguem uma vida tranquila e feliz em um confortável apartamento em Berlim. Tudo muda quando, depois de uma noite romântica em um bar, eles são abordados na rua por quatro delinquentes que cercam Julia, tocam em seu corpo e a ofendem diversas vezes. Franz se mantém imóvel e não esboça qualquer reação para defender a namorada e, depois do ocorrido, parece tentar esquecer-se de tudo e até sugere que a culpa pelo assedio é de Julia, já que foi ela que insistiu em sair de casa durante a “perigosa” noite Berlinense. Por ser mais velho, Franz tem uma visão de mundo diferente do de Julia, e isso agrava as suas contidas, mas constantes discussões.

96442

Os dois se distanciam e não conseguem mais se comunicar; o silêncio prepondera. A fotografia de cores frias ajuda a entender o momento que vive o casal, assim como os enquadramentos do diretor Pablo Kaes, que separam os corpos, sempre os mostrando em diferentes lados dos planos.  Mesmo quando estão abraçados, mantém os rostos tristes e virados para direções opostas. Quando se encaram, logo um deles abaixa a cabeça e se afasta. Julia começa a passar noites fora do apartamento e a encontrar as amigas para beber, Franz leva todo o nervosismo da situação de casa para a escola em que dá aula e desconta nos alunos. Os dois tratam a noite do assédio de maneira diferente: ela não queria que ele fosse um super-herói, só que se mostrasse mais incomodado com a situação e revelasse seus sentimentos, ele acha que é tido como um covarde por ela e por isso vê em seus devaneios violentos, onde encontra os assediadores e vinga a sua honra, a forma de reconciliação (como o animal selvagem citado no inicio do texto).

Seguindo um ritmo cadenciado e se aproximando do suspense, “Devoção” chega a ser tenso, como se algo muito grave fosse acontecer em sua conclusão. Dependendo do ponto de vista, esse algo acontece ou não. Só é preciso lembrar que, às vezes, uma palavra ou um gesto podem ser mais destrutivos que qualquer tipo de violência física. Se o dialogo não se impor, nunca haverá a certeza de que alguém não sairá machucado.

Essa crítica faz parte da cobertura da 42ª Mostra de Cinema de São Paulo

 

Reader Rating0 Votes
0
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDicasFestivalMostra SPSão Paulo

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

3438697.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

Crítica: Meu Anjo

310923 1 1024x682
Próximo

Crítica: Assédio

Próximo
310923 1 1024x682
24 de outubro de 2018

Crítica: Assédio

Anterior
23 de outubro de 2018

Crítica: Meu Anjo

3438697.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Death Note
    Animes Clássicos | Death Note (2006)
    Nick de Angelo
    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER