Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Errementari – O Ferreiro e o Diabo

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
18 de outubro de 2018 3 Mins Read

Errementari posterUm ferreiro faz um pacto com o diabo, mas consegue enganar a besta e sair do acordo sem pagar sua parte da barganha. Não tão famosa quanto “Rapunzel” ou “João e Maria”, essa é a fábula europeia que serve de inspiração para o longa homônimo “Errementari: O Ferreiro e o Diabo”. Realizada no País Basco, região dividida entre a França e a Espanha, mas que tem sua própria língua e cultura, a produção é uma fantasia sombria com uma identidade bem diferente, que está sendo distribuída mundialmente através da Netflix.

A história contada se passa no século 19 e se inicia com a chegada de um oficial do governo (Ramón Aguirre) em uma vila basca pacata, com o objetivo de investigar Patxi (Kandido Uranga), o ferreiro local que, desde o suicídio de sua esposa, tem vivido em isolamento na sua casa no meio do bosque e é alvo de diversos boatos que circulam no vilarejo. Quando Usue (Uma Bracaglia), uma menina órfã criada na igreja, entra na propriedade desse homem misterioso, ela sem querer toma parte em libertar um demônio (Eneko Sagardoy), que era mantido em cativeiro ali, e agora deve ser novamente capturado.

Com referências visuais que vão desde “Haxan” (1922) a “O Labirinto do Fauno” (2006), a direção, do iniciante Paul Urkijo, conta a história de uma maneira bem versátil, desde sua primeira cena em animação, ao desenvolvimento da trama com tons de mistério e fantasia sombria, às sequências mais surreais e perturbadoras no fim do longa. Urkijo usa bem do foco e de enquadramentos diferentes para causar um estranhamento, mas se destaca também pelo seu uso sensato de sombras, que são utilizadas em mais de uma ocasião para mostrar algo grotesco acontecendo de maneira indireta, dando mais espaço para a imaginação da audiência, ao mesmo tempo que evita o uso de computação gráfica de qualidade questionável.

Tudo isso é visto através de uma fotografia que, por muitas vezes, é monótona, mas que funciona para criar a atmosfera de “conto de fadas” e também para mostrar o belo cenário do País Basco. Essa ambientação de século 19 também se deve ao design da produção, que tem um aspecto um pouco gótico, semelhante aos filmes fantásticos de Guillermo Del Toro. É particularmente notável o modo como prefere utilizar maquiagem e fantasias para representar os seus demônios, que têm características animalescas, ao invés dos tão infames efeitos digitais.errementari 02

Com uma produção predominantemente basca, não é surpresa que quase todos os atores do projeto são locais também, portanto, não tem nenhum nome muito conhecido no elenco. Enquanto isso funciona para dar um ar de realidade ao longa, também prejudica um pouco com algumas atuações de apoio que deixam a desejar, principalmente dos atores mirins, exceto Uma Bracaglia que consegue se virar bem em seu papel. Eneko Sagardoy também chama a atenção na sua interpretação do demônio Sartael, que se porta de um modo debochado e afrontoso, mas que também pode ser simpático, um feito notável para uma criatura de pura maldade.

O que amarra todos esses pontos é um roteiro que começa devagar, mas que floresce em sua segunda metade. O seu maior problema são algumas reviravoltas óbvias e uma construção que às vezes prejudica o terror das cenas, por exemplo, uma longa sequência na qual Usue se esconde de Patxi  que não tem muito tensão, pois já foi estabelecido anteriormente que o ferreiro não é um personagem mal-intencionado. O script também tem momentos pontuais de humor negro, que parecem contribuição do produtor Álex de la Iglesia, um  cineasta espanhol conhecido por seus filmes nesse gênero.

“Errementari – O Ferreiro e o Diabo” não é uma produção muito original, mas tem um estilo de dark fantasy bem-vindo e é criativa o suficiente para se destacar em meio as demais produções Original Netflix.

https://www.youtube.com/watch?v=CE6QJTUy6Ks

Reader Rating11 Votes
8.3
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Netflix

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

8ak33l6lfvBPmWOMH9sUCOaC6lq
Anterior

Crítica: Em Chamas

alfred hitchcock
Próximo

3 filmes da fase inglesa de Hitchcock que você deveria ver

Próximo
alfred hitchcock
19 de outubro de 2018

3 filmes da fase inglesa de Hitchcock que você deveria ver

Anterior
17 de outubro de 2018

Crítica: Em Chamas

8ak33l6lfvBPmWOMH9sUCOaC6lq

One Comment

  1. Avatar de Juan Rossi Juan Rossi disse:
    23 de março de 2023 às 01:11

    Uau! Belos filme, atuações, cenários, enredo e situações todas! Interessantemente bem realizado…

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

Filme Anora
Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
Nick de Angelo
Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
Nick de Angelo
Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
Hugo Santiago
007: Sem tempo para Morrer
007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
Roberto Rezende
Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
Cesar Monteiro

Posts Relacionados

Filme Anora

Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

Nick de Angelo
30 de junho de 2025
Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

Nick de Angelo
28 de junho de 2025
007: Sem tempo para Morrer

007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

Roberto Rezende
27 de junho de 2025
Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

Roberto Rezende
26 de junho de 2025
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
ECO SHOW AMAZON BANNER