Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Estrelas de Cinema Nunca Morrem

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
3 de maio de 2018 3 Mins Read

imagesGloria Grahame caiu no esquecimento. Das grandes atrizes dos anos cinquenta de Hollywood talvez não seja hoje as das mais lembradas nem das mais vivas na memória coletiva, e postos em perspectiva, os anos dourados da sua carreira não são tantos, com seus filmes essenciais situando-se entre meados da década de 1940 e meados da década seguinte. Durante esse tempo, e entre outros filmes marcantes, destacam-se as suas parcerias com um punhado de realizadores, com quem trabalhou mais de uma vez: Vincente Minnelli, com “Assim Estava Escrito” (o único Oscar da sua carreira, como melhor atriz coadjuvante) e “Paixões Sem Freios”, Fritz Lang, que a escolheu para “Os Corruptos” e “Desejo Humano” e, sobretudo, Nicholas Ray, com quem filmou “A Vida Íntima de Uma Mulher”, “No Silêncio da Noite”, e o rejeitado “Macao”, e comquem foi, breve e turbulentamente, casada.

A sua presença era quase sempre incendiária, uma beleza pouco ortodoxa, sugerindo um erotismo incomum (e que Lang aproveitou, sobretudo em “Desejo Humano”, para encarnar uma espécie de vulgaridade amoral), e uma mescla de fragilidade e violência latente. Como se vê muito bem naquele que é porventura – pelo menos para os cinéfilos – o título mais mítico da sua obra, esse “No Silêncio da Noite” de Nick Ray, e onde, através da relação entre Grahame e Humphrey Bogart, fez passar um eco da relação dos dois enquanto casal. Foi por Grahame que foram escritos e ditos os diálogos mais lancinantes do cinema americano, como aquele célebre “nasci quando ela me beijou, morri quando ela me deixou, vivi durante algumas semanas enquanto ela me amou”, que Bogart dizia e era como se fosse Ray falando por meio do personagem.

estrelas de cinema nunca morrem image 2É mesmo esse filme o primeiro a ser lembrado em “Estrelas de Cinema Nunca Morrem”, quando na introdução – uma envelhecida Gloria (Annette Bening) no seu camarim – vemos em grande plano um objeto (uma cigarreira, salvo erro) que tem gravada uma dedicatória de Bogart. Não haverá muitas mais evocações cinéfilas explícitas ao longo do filme de Paul McGuigan, para além de um punhado de referências nos diálogos e de uma sequência de “Naked Alibi” (um filme de Jerry Hopper em que, em 1954, Gloria contracenou com Sterling Hayden), e não se trata de um ensaio sobre o carácter iconográfico de Grahame ou da Hollywood clássica, embora um bocadinho mais de esforço neste sentido não fizesse mal nenhum. “Estrelas De Cinema Nunca Morrem” é, antes, um relato dos últimos dias de Gloria Grahame, passados, sobretudo, na Inglaterra e em palcos de teatro, no princípio dos anos 1980 (a atriz morreu em 1981, aos 57 anos), contados a partir da perspectiva do último namorado, o jovem ator Peter Turner (Jamie Bell), cujo relato autobiográfico é adaptado pelo argumento.

Apesar de algumas ideias competentes, como a utilização de uma simulação de “transparências” (um dos procedimentos típicos do cinema americano dos anos 1950) para dar o “fundo” de algumas cenas (sobretudo as californianas, sempre banhadas numa atmosfera de “estúdio”), e certa tonalidade a Sunset Boulevard na relação entre a atriz envelhecida e um homem muito mais novo do que ela. O único aspecto notável de “Estrelas de Cinema Nunca Morrem” tem um nome: Annette Bening. Imaginamos que tenha passado a pente fino a filmografia completa de Grahame, ou quase, porque há certos momentos, não muitos, mas os suficientes, em que a “suspensão da descrença” avança e, através do trabalho que Bening faz com o rosto e com a voz, é como se desaparecesse a “composição” e acreditássemos, durante alguns segundos ou frações de segundo, que quem está ali é mesmo a Gloria Grahame dos últimos dias. Talvez seja imperdoável que uma figura tão cheia de contornos e uma história rica em detalhes redundem num filme tão rotineiro, mas a metamorfose de Bening quase salva o dia.

 

Reader Rating1 Vote
6.2
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDramaEstreiaRio de JaneiroSão Paulo

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

O topo da montanha 3
Anterior

Crítica: O Topo da Montanha

Mister Brau
Próximo

Séries brasileiras que viraram filmes

Próximo
Mister Brau
4 de maio de 2018

Séries brasileiras que viraram filmes

Anterior
3 de maio de 2018

Crítica: O Topo da Montanha

O topo da montanha 3

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O Agente Secreto
    O Agente Secreto | Rumo ao Bi Campeonato No Oscar
    Roberto Rezende
    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.
    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | As Ativações Mais Criativas e a Presença das Marcas no Festival
    Nick de Angelo
    Ludmilla de olhos fechados, microfone na mão esquerda, e braços estendidos ao alto semidobrados, em show no The Town 2025.
    The Town 2025 | Ludmilla Encerra o The Town 2025 no The One Com Energia e Coesão
    Nick de Angelo
    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | Rumo ao Bi Campeonato No Oscar

    Roberto Rezende
    16 de setembro de 2025
    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.

    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro

    Nick de Angelo
    15 de setembro de 2025
    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon