Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Êxtase Anotado

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
5 de outubro de 2017 3 Mins Read

Encerrou no último final de semana, com direito a fila de espera, a temporada de um espetáculo que é um verdadeiro deleite para amantes da boa literatura. O espetáculo instalação “Êxtase Anotado” fez temporada no teatro Sesc Copacabana e narra de forma diferenciada as vivências femininas em uma sociedade opressiva (mesmo para as privilegiadas), tendo como ponto de partida a tradução da obra Bliss de Katherine Mansfield.

O conto escrito em 1918 conta com tato e alguma dose de ironia o universo feminino a partir de uma personagem de vida abastada, bem casada, com uma linda filha e ótimos amigos. Ao longo da narrativa há uma riqueza de detalhes que permeiam os sentimentos (dos mais densos aos mais corriqueiros) da protagonista. Mostrando como mesmo em pequenas doses a experiência social pode podar sentimentos genuínos. Mansfield tornou-se referência para escritoras de diversas gerações.

Êxtase Anotado crédito Maria Flor Brazil 5
Imagem: Divulgação

O interessante é que o espetáculo não se baseia na obra em si, mas sim na experiência da tradução desta. Em 1981 (sessenta e três anos depois do lançamento da texto original) a poeta Ana Cristina Cesar se aventura nesta tradução como trabalho de conclusão de seu curso de mestrado. E neste projeto tão significativo Ana Cristina divide com os leitores questões que envolvem o ofício, em notas de rodapé. Neles ela explica certas escolhas e questões culturais que agregam grande valor a obra e mostram como é delicada a escolha das palavras corretas ao se perpetuar uma ideia de outra mente criativa. O resultado de seu trabalho é um livro curto com oitenta notas de rodapé.

E é sobre essas notas de rodapé em que a proposta cênica se debruça. Toda a atmosfera criada gira em torno das inquietações de Ana em seu processo de tradução que também se mostra extremamente criativo. As duas atrizes em cena alternam suas atuações entre os personagens da tradutora, as personagens da obra e, ao que parece em dados momentos, apenas boas amantes da obra.

extase anotado credito maria flor brazil 3
Imagem: Divulgação

Todo o contexto proposto é intimista. Da sala organizada em arena com espaço restrito, às interações entre atrizes e plateia: tudo cria uma atmosfera próxima e de comunicação. E com essa relação quase que de confiança, as duas propõem uma experiência sensorial interessante.

O cenário localizado no meio das cadeiras da plateia tem uma mesa comprida que além de louças é repleta de plantas coração, alguns livros e pequenas luminárias. Este espaço se inspira no conceito de Cells de Louise Bourgeois e na experiência de Helio Oiticica. E este é o lugar onde são experimentados pequenos trechos do conto, são discutidas algumas opções de tradução e também trazidos traços culturais ingleses.

Uma outra dimensão (talvez a mais interessante) é a sonora. Dentro de uma pegada imersiva atrizes e público ouvem a áudio narração da obra feita por um time de peso que conta (além das atrizes) com Alamo Facó, Branca Messina, Drica Moraes, Ismar Tirelli Neto, Lola Sanchez e Matheus Solano. A utilização da tecnologia Dolby Atmos – que faz o som não ter somente uma saída – cria a sensação de participação dentro das ações descritas. A iluminação baixa na maior parte do espetáculo reforça a noção íntima, mas ao se alternar com outras propostas, alteram a percepção da experiência, intensificando a ideia de imersão.

O espetáculo tem, de forma geral, uma abordagem bastante diferente do usual sendo uma experiência também ímpar. A abordagem literária “fora da caixinha” propõe novos caminhos ao estado da arte.

extase anotado credito maria flor brazil 3
Crítica: Êxtase Anotado
Sinopse
Prós
Contras
3.7
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Teatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

O Melhor Professor da Minha Vida Cartaz
Anterior

Crítica: O Melhor Professor da Minha Vida

VMA 2020
Próximo

Mais um presente da Netflix: documentário “Gaga: Five Foot Two”

Próximo
VMA 2020
5 de outubro de 2017

Mais um presente da Netflix: documentário “Gaga: Five Foot Two”

Anterior
4 de outubro de 2017

Crítica: O Melhor Professor da Minha Vida

O Melhor Professor da Minha Vida Cartaz

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Greg Gaffin do Bad Religion em palco em show com co-headline do Social Distortion. Ao fundo há uma bateria e o logo da banda em telão. Paleta de cores preta luzes azuis-arroxeadas.
    The Town 2025 | Sex Pistols Cancela Vinda; Bad Religion é Escalado
    Nick de Angelo
    Colagem com Ritchie Blackmore à esquerda e segunda foto com John Bonham nos bastidores de um show do Led Zeppelin.
    O que Ritchie Blackmore, do Deep Purple, Realmente Pensava Sobre John Bonham, do Led Zeppelin
    Cesar Monteiro
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.
    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar
    Roberto Rezende
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".
    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória
    Roberto Rezende
    Colagem de duas fotos com personagem Leonardo Roitman à esquerda (Guilherme Magon) e Ana Clara à direita (Samantha Jones) em novela "Vale Tudo" de 2025.
    Vale Tudo | Entenda a Sequência de Furos Que Está Indignando os Telespectadores
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Rodrigo Teaser no espetáculo "Tributo ao Rei do Pop", ao lado de outros dançarinos, em cena de Thriller.

    Tributo ao Rei do Pop | A Grandiosidade de Rodrigo Teaser em Cena

    Thiago Sardenberg
    26 de agosto de 2025
    Michael, Susan, Jon, da montagem brasileira da peça "Tick, Tick, Boom!". Foto em apresentação.

    Tick, Tick… BOOM! | Montagem Brasileira Não Fica Devendo em Nada ao Sucesso da Off-Broadway

    Thiago Sardenberg
    24 de agosto de 2025
    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.

    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça

    Thiago Sardenberg
    19 de agosto de 2025
    Raphael Elias como Djavan em "Djavan, o Musical: Vidas Pra Contar", em cartaz do musical.

    Djavan, o Musical: Vidas Pra Contar | Técnica e Conteúdo em um Espetáculo Memorável

    Thiago Sardenberg
    23 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon