Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Garota de Fogo

Avatar de Rita Constantino
Rita Constantino
10 de abril de 2017 4 Mins Read

A Garota de Fogo poster

Na primeira cena de “A Garota de Fogo”, um professor de matemática orienta sua classe:

“Se Frederico Garcia Lorca não tivesse escrito um só verso, dois mais dois continuariam sendo quatro. Se Napoleão tivesse invadido a Espanha há 200 anos e agora estivéssemos aqui dando aula em francês, dois mais dois, ainda assim, continuariam sendo quatro. Quero que entendam que a única verdade absoluta, a única coisa que continuará sempre sendo igual, é que dois mais dois são quatro.” 

Só que quem dera a vida fosse tão segura quanto à matemática. Podemos nos agarrar a imutabilidade numérica, mas as relações humanas jamais serão simples quanto uma operação de soma.

É o que, após nocautear o espectador, nos prova o segundo longa de Carlos Vermut, um filme incomum que nos fascina pela estranheza sob a face da normalidade de seus personagens aparentemente ordinários. Escrito e dirigido pelo jovem cineasta espanhol, compadecemo-nos com o drama de Luis (Luis Bermejo), um professor desempregado que quer realizar o sonho de sua filha Alicia (Lucía Pollán), que sofre de leucemia, em ter uma fantasia exclusiva de Magical Girl Yukiko, desenho animado japonês de que a pré-adolescente é fã.

O problema é que o figurino custa 7 mil euros, valor que o homem, que tem conseguido sobreviver dos trocados que tira com a venda de seus livros a um sebo, não tem. Sua sorte muda quando em uma noite seu caminho cruza com o de Bárbara (Bárbara Lennie), uma mulher com transtornos mentais que vive com o marido psiquiatra. Dormindo com ela, Luis vê a oportunidade de conseguir o dinheiro através de chantagem. Só que ele não conhece a vida misteriosa de sua vítima, que envolvida em negócios obscuros, tem uma ligação antiga com Damián (José Sacristán), um professor de matemática que está retomando seu cotidiano após sair da cadeia.A Garota de Fogo 7

No encontro entre as três figuras, Vermut constrói uma trama sombria muito bem amarrada que partindo de uma situação prosaica alcança, sem dó, desdobramentos violentos. Para isso a abordagem do diretor foi acertada na hora de criar impacto: minimalista, privilegia planos longos e estáticos e com cortes secos, injeta realismo em uma história que fica progressivamente mais absurda.

Além disso, na simplicidade, o cineasta faz manobras perspicazes. Através do uso do plano e contraplano, ele consegue fazer com que Bárbara e seu marido, personagens desconectados emocionalmente, sentados à mesa, pareçam estar mais próximos do que verdadeiramente estão. Já um plano detalhe de um rótulo de uísque que diz ‘Sailor Moon’, referência a outro desenho animado japonês, evoca humor negro, já que é resultado da bebida que coloca Bárbara e Luis frente a frente.

Se o trabalho de Vermut como diretor é econômico, a fotografia de Santiago Racaj também opta pelo singelo. Cores frias ressaltam a atmosfera melancólica da produção e até no que deveria existir um pouco de vida, como a fantasia e nos artigos que remetem a cultura pop japonesa da menina, as cores são pálidas e desbotadas. Apesar de no título a garota ser de fogo – remetendo à canção interpretada pelo cantor espanhol Manolo Caracol – nada de fato arde.

Na relação problemática que se desenha entre os personagens, tristeza é palavra de ordem. “Eu não gosto desses programas que vão às casas das pessoas para gravar baixarias, como que querendo dizer: Não reclame da vida, tem gente mais ferrada”, diz Luis à mulher que acaba de conhecer. Ela vê o programa para se sentir melhor com a própria vida, já ele não aguenta alguém dizer que sua dor não é merecida de ser sentida.

A Garota de Fogo 9

Mundo, demônio e carne. Esses são os três atos do segundo longa do espanhol,  em que o roteiro bem conduzido é um dos grandes méritos. O enredo não só mergulha em níveis não esperados, mas chama atenção por trabalhar bem com o que não vemos, com a sugestão. Carlos Vermut enquanto roteirista deixa lacunas e cabe ao espectador preenchê-las. Em um momento da narrativa, um dos personagens é brutalmente violentado. Nós ficamos sabemos em quais condições, mas os detalhes nunca nos são revelados. Para o bem e para o mal talvez seja melhor: o horror nunca poderia ser maior do que o do fruto de nossa própria imaginação.

O mundo seria o sofrimento – de todos os tipos – que temos que enfrentar todos os dias na nossa vida? Os demônios seriam as pessoas que encontramos, que vivem seu inferno interior e que de algum modo acabam interferindo no nosso? E a carne? A violência? A morte? Assim como outras questões em “A Garota de Fogo”, saberemos a resposta apenas se tivermos a coragem de tirar nossas próprias conclusões. Haja coragem.

Reader Rating2 Votes
4.8
8.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Espanha

Compartilhar artigo

Avatar de Rita Constantino
Me siga Escrito por

Rita Constantino

1995. Cobra criada em Volta Redonda. Um dia acordou e queria ser jornalista, não sabia onde estava se metendo. Hoje em dia quer falar sobre os filmes que vê e, se ficar sabendo, ajudar o Truffaut a descobrir com que sonham os críticos.

Outros Artigos

nota com foto nivea leoaversa 0821
Anterior

Jorge Ben Jor, Céu e Skank ganham as areias de Ipanema

Thor
Próximo

Assista o novo trailer legendado de Thor Ragnarok

Próximo
Thor
10 de abril de 2017

Assista o novo trailer legendado de Thor Ragnarok

Anterior
10 de abril de 2017

Jorge Ben Jor, Céu e Skank ganham as areias de Ipanema

nota com foto nivea leoaversa 0821

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Steve Angello Estará Rock in Rio 2026
    Rock in Rio 2026 | Steve Angello Abre o New Dance Order e Traz Para o Rio o Peso de Uma das Maiores Carreiras do Eletrônico
    Gabriel Bizarro
    Copa do Mundo Polêmicas
    Copa do Mundo | As Polêmicas Históricas que Marcaram os Mundiais da FIFA
    Clarice Bezerra
    Paulinho comemorando gol pelo Fluminense em Imagem Gerada Por IA
    Fluminense Goleia Resende por 8 a 0 e Encaminha Vaga no OPG Sub-20
    Gabriel Fernandes
    Ne-yo
    Rock in Rio 2026 | Dono de Hits que Marcaram Gerações, Ne-Yo Está de Volta
    Gabriel Bizarro
    Mick Jagger Keith Richards Rolling Stones PB 1
    O Batismo de Fogo dos Rolling Stones na América: Quando o Caos de San Bernardino Engoliu o Deboche da TV
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Mandy para o Dia dos Namorados

    Dia dos Namorados | 6 Filmes de Terror que Todo Casal Precisa Assistir

    Amanda Moura
    12 de junho de 2026
    Filme Um amor para recordar

    8 Filmes Românticos dos Anos 2000 Para Assistir no Dia dos Namorados

    Jéssica Meireles
    12 de junho de 2026
    Sydney Sweeney

    Sydney Sweeney de Volta ao Perigo: Ator de “Love Story” se Junta à Estrela no Suspense “O Segredo da Empregada”

    Rodrigo Chinchio
    11 de junho de 2026
    O Afinador Turner 1 Filme

    O Afinador | Novo Filme de Diretor Premiado é Uma Proposta Ensurdecedora

    Junior Fernandez
    11 de junho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx