Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Graças a Deus

Luiz Baez
18 de junho de 2019 3 Mins Read
“Você quer lutar contra uma pessoa, eu quero lutar contra uma instituição. Um sistema que permite que pessoas cometam crimes por anos e continuem impunes.”

3835834.jpg r 1920 1080 f jpg q x

“Graças a Deus”, sussurra um cardeal após a cerimônia de crisma. Pela primeira vez, ouve-se o título do novo filme de François Ozon (“Frantz”). O sentido só se completa, no entanto, quando o mesmo clérigo repete tal expressão. “Graças a Deus, a prescrição venceu”, comemora Philippe Barbarin. Passados muitos anos, o Padre Preynat não mais pagaria por seus crimes: felizmente, na visão de seu superior.

O conflito se estabelece de início. Em conversa com um amigo de infância, Alexandre Guérin (Melvil Poupaud) lembra-se dos abusos outrora sofridos e resolve confrontar o já idoso Bernard Preynat (Bernard Verley). No lugar das esperadas desculpas, porém, encontra um homem sereno. Preynat enxerga-se como um doente. Pedira diversas vezes para ser afastado das crianças. Às suas demandas, somam-se, ainda, as cartas de diversos e preocupados pais. Não foram ouvidos.

Nesse sentido triunfa Ozon. Ao construir uma ficção baseada em uma história real, conforme delimita a cartela de apresentação, o cineasta parisiense restitui à voz aqueles por décadas ignorados. O recurso da narração em primeira pessoa, tão banalizado por um certo cinema convencional, ganha, de outra forma, o peso de uma arma contra o silenciamento sistemático. Enquanto lê as cartas de Alexandre Guérin – versão ficcional de Alexandre Dussot-Hezez -, o seu intérprete Melvil Poupaud (“Laurence Anyways”) realiza uma espécie de sutura histórica: a voz presente do narrador revive a voz da escrita silenciada no passado.

Um rápido olhar, portanto, indica uma estrutura biográfica corriqueira: Poupaud protagoniza um exemplo de luta individual. Nesse caso, contudo, não seria um filme de Ozon. A primeira pista de que se trata de outra coisa encontra-se na própria postura da personagem. Alexandre não quer mera vingança de Preynat. Ou, em outras palavras, não luta contra a Igreja, mas pela Igreja. E Igreja significa justamente comunidade ou união.2756197.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Repentinamente, o “protagonista” desaparece. Como a luta não é contra o indivíduo Bernard Preynat, o filme tampouco é sobre a pessoa Alexandre Guérin – ou Dussot-Hezez. Apresentam-se, então, François Debord (Denis Ménochet) – inspirado em François Devaux – e Emmanuel Thomassin (Swann Arlaud) – versão fictícia de Pierre-Emmanuel Germain-Thil. Juntos, eles reencontram Guérin para fundar La Parole Libérée (A palavra libertada). A fundação e, analogamente, o cinema de François Ozon perseguem um único e simples objetivo: dar voz àqueles jamais ouvidos.

Luta contra um sistema, é verdade. Nela se conjugam figuras tão díspares quanto o ateu radical Debord e o católico convicto Guérin. Seria o caso, ao fim, de rejeitar inexoravelmente ou, ao contrário, aceitar cegamente a Igreja? Ozon não parece tão ingênuo. Pensada enquanto comunidade ou união, afinal, La Parole Libérée é ela mesma uma Igreja. No caso particular da Igreja Católica, talvez se tenha perdido tal sentido. “Ainda acredita em Deus?”, interroga-se a Alexandre. Corte. Entre uma tragada e outra no cigarro, Emmanuel olha para cima. De baixo, a câmera captura a diocese, imensamente maior que o minúsculo homem. Imensamente maior que o espectador.

* O filme estreia dia 20, quinta-feira.


Imagens e Vídeo: Divulgação/California Filmes

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema FrancêsDramaFestival VariluxFestival Varilux de Cinema Francês

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

Turma da Mônica: laços
Anterior

Crítica: Turma da Mônica – Laços

duotone
Próximo

Nossa História: tudo sobre a turnê mais esperada de 2019

Próximo
duotone
18 de junho de 2019

Nossa História: tudo sobre a turnê mais esperada de 2019

Anterior
17 de junho de 2019

Crítica: Turma da Mônica – Laços

Turma da Mônica: laços

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Spike (Alfie Williams) fugindo de três zumbis ao fundo deles em "Extermínio: A Evolução". Ambos carregam arcos e flechas.
    Extermínio: A Evolução | A Infecção Masculina
    Rodrigo Chinchio
    A imagem mostra Jon Bernthal interpretando Frank Castle, também conhecido como O Justiceiro (The Punisher). Ele está em um bosque escuro de noite, olhos semicerrados, segurando uma grande arma no peito e de colete.
    Homem-Aranha 4 | Justiceiro Entra Para o Elenco
    Hugo Santiago
    Troca de livros e figurinhas na Bienal do Livro Rio 2025
    Bienal do Livro Rio 2025 | 5 Editoras Imperdíveis para Descobrir
    Amanda Moura
    Imagem promocional da expansão "Bosque dos Eevees" do Pokémon TCG Pocket. Eevee está sendo seguido por suas evoluções em um bosque, brincando cercados de flores. Está de manhã e a luz passa pelas árvores.
    Pokémon TCG Pocket | Nova Expansão Focada em Eevee Chega Dia 26
    Hugo Santiago
    Jesuíta Barbosa caracterizado como Ney Matogrosso na fase dos "Secos e Molhados". Imagem para o filme "Homem com H".
    Homem com H | Sangue Latino e Libertinagem; Quando Boas Biografias São Feitas
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Spike (Alfie Williams) fugindo de três zumbis ao fundo deles em "Extermínio: A Evolução". Ambos carregam arcos e flechas.

    Extermínio: A Evolução | A Infecção Masculina

    Rodrigo Chinchio
    21 de junho de 2025
    A imagem mostra Jon Bernthal interpretando Frank Castle, também conhecido como O Justiceiro (The Punisher). Ele está em um bosque escuro de noite, olhos semicerrados, segurando uma grande arma no peito e de colete.

    Homem-Aranha 4 | Justiceiro Entra Para o Elenco

    Hugo Santiago
    21 de junho de 2025
    Jesuíta Barbosa caracterizado como Ney Matogrosso na fase dos "Secos e Molhados". Imagem para o filme "Homem com H".

    Homem com H | Sangue Latino e Libertinagem; Quando Boas Biografias São Feitas

    Nick de Angelo
    19 de junho de 2025
    Primeira imagem da animação "Gatto" (2027), da Pixar. Um gato preto caminha por Veneza. Estilo de animação tradicional, parece uma aquarela,.

    Gatto | Pixar Anuncia Novo Filme Que Mistura Animação 2D e CGI

    Nick de Angelo
    13 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER