Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Gritos

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
17 de dezembro de 2016 3 Mins Read

GritosDOSADEUXviniladesivoA internacionalmente conhecida cia franco-brasileira Dos à Deux traz aos teatros do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) um novo número cheio de mistério e que promete deixar o público perplexo.

Em cartaz no Rio de Janeiro (desde novembro), o número possui um ar sombrio, dando uma atmosfera de filme de terror ao tratar questões reais. Discute em três poemas gestuais problemáticas de escala global, contudo, com uma abordagem inovadora e muito diferente da usual.

O espetáculo tem na iluminação (brilhantemente realizada por Artur Luanda Ribeiro e Hugo Mercier) um elemento fundamental, possibilitando a ambientação das cenas e propiciando ilusões de ótica que fazem o expectador esfregar os olhos. A cia tem como característica de seus trabalhos a utilização de “bonecos” (não são exatamente bonecos inteiros, mas partes, que combinados com os demais apetrechos de cena, constituem personagens tão relevantes quanto os próprios atores). Essa opção reforça o ar inovador do grupo, e mostra que gestos tem elevado poder comunicativo, podendo substituir a fala e a própria expressão facial.

O trabalho é extremamente visual, e a sonoplastia – criada por Fernando Mota, Belo Lemos e Marcelo H – ajuda a contar três histórias friamente reais. O espetáculo possui um único texto, e todo o restante é embalado por músicas capazes de despertar sentimentos profundos (muitas vezes com aquela sensação de indigestão constante). O cenário também possui papel fundamental e simbólico nas histórias contadas. A mesma estrutura é utilizada de maneira inteligente nos três poemas, delimitando os espaços e auxiliando a compreensão das relações estabelecidas entre personagens (humanos ou bonecos).

gritos

Os três gritos encenados contam realidades diferentes, com características comuns: o amor, o espaço cerceado e as privações de liberdade. Em “Louise” é contada a história de uma jovem trans que sofre a pressão de estar fora do padrão socialmente imposto como desejável; “O homem” narra (de forma profunda e subjetiva) o que se perde enquanto essência dentro do mundo no qual vivemos, fala sobre a dor dos vazios e dos excessos; e, por fim, “Kalsun” descreve o amor em contextos de guerra, a dor e a perda, e, de forma dura, atribui a responsabilidade social que todos nós temos frente a essa realidade.

A Companhia iniciou suas investigações em 1998, um ano após Artur Luanda Ribeiro e André Curti se conhecerem em Paris e decidirem iniciar um trabalho diferenciado. Atualmente já se apresentaram em mais de 50 países. Eles são os responsáveis por grande parte de todos os processos que envolvem este espetáculo, passando pela concepção, direção e atuação. O que deixa tudo o que se vê ainda mais autoral, pessoal e orgânico.


Com patrocínio do Banco do Brasil, ficam em cartaz no CCBBRJ até 16 de janeiro de 2017, partindo para Brasília onde ficam de 8 de fevereiro até 5 de março, depois São Paulo de 11 de março até 24 de abril, e encerram em Belo Horizonte de 4 de maio até 12 de junho.

Reader Rating1 Vote
10
9.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

ArteTeatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

moulin rouge original
Anterior

Músicas de Musicais Inesquecíveis

MR. MERCEDES 10
Próximo

Stephen King em sua melhor forma com “Mr. Mercedes”

Próximo
MR. MERCEDES 10
17 de dezembro de 2016

Stephen King em sua melhor forma com “Mr. Mercedes”

Anterior
17 de dezembro de 2016

Músicas de Musicais Inesquecíveis

moulin rouge original

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.
    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | As Ativações Mais Criativas e a Presença das Marcas no Festival
    Nick de Angelo
    Ludmilla de olhos fechados, microfone na mão esquerda, e braços estendidos ao alto semidobrados, em show no The Town 2025.
    The Town 2025 | Ludmilla Encerra o The Town 2025 no The One Com Energia e Coesão
    Nick de Angelo
    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo
    Foto aérea do show de Camila Cabello no The Town 2025.
    The Town 2025 | Camila Cabello Mostra Que Fez o Duolingo e Se Esforça Para Agradar
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Rodrigo Teaser no espetáculo "Tributo ao Rei do Pop", ao lado de outros dançarinos, em cena de Thriller.

    Tributo ao Rei do Pop | A Grandiosidade de Rodrigo Teaser em Cena

    Thiago Sardenberg
    26 de agosto de 2025
    Michael, Susan, Jon, da montagem brasileira da peça "Tick, Tick, Boom!". Foto em apresentação.

    Tick, Tick… BOOM! | Montagem Brasileira Não Fica Devendo em Nada ao Sucesso da Off-Broadway

    Thiago Sardenberg
    24 de agosto de 2025
    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.

    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça

    Thiago Sardenberg
    19 de agosto de 2025
    Raphael Elias como Djavan em "Djavan, o Musical: Vidas Pra Contar", em cartaz do musical.

    Djavan, o Musical: Vidas Pra Contar | Técnica e Conteúdo em um Espetáculo Memorável

    Thiago Sardenberg
    23 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon