Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Gritos

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
17 de dezembro de 2016 3 Mins Read

GritosDOSADEUXviniladesivoA internacionalmente conhecida cia franco-brasileira Dos à Deux traz aos teatros do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) um novo número cheio de mistério e que promete deixar o público perplexo.

Em cartaz no Rio de Janeiro (desde novembro), o número possui um ar sombrio, dando uma atmosfera de filme de terror ao tratar questões reais. Discute em três poemas gestuais problemáticas de escala global, contudo, com uma abordagem inovadora e muito diferente da usual.

O espetáculo tem na iluminação (brilhantemente realizada por Artur Luanda Ribeiro e Hugo Mercier) um elemento fundamental, possibilitando a ambientação das cenas e propiciando ilusões de ótica que fazem o expectador esfregar os olhos. A cia tem como característica de seus trabalhos a utilização de “bonecos” (não são exatamente bonecos inteiros, mas partes, que combinados com os demais apetrechos de cena, constituem personagens tão relevantes quanto os próprios atores). Essa opção reforça o ar inovador do grupo, e mostra que gestos tem elevado poder comunicativo, podendo substituir a fala e a própria expressão facial.

O trabalho é extremamente visual, e a sonoplastia – criada por Fernando Mota, Belo Lemos e Marcelo H – ajuda a contar três histórias friamente reais. O espetáculo possui um único texto, e todo o restante é embalado por músicas capazes de despertar sentimentos profundos (muitas vezes com aquela sensação de indigestão constante). O cenário também possui papel fundamental e simbólico nas histórias contadas. A mesma estrutura é utilizada de maneira inteligente nos três poemas, delimitando os espaços e auxiliando a compreensão das relações estabelecidas entre personagens (humanos ou bonecos).

gritos

Os três gritos encenados contam realidades diferentes, com características comuns: o amor, o espaço cerceado e as privações de liberdade. Em “Louise” é contada a história de uma jovem trans que sofre a pressão de estar fora do padrão socialmente imposto como desejável; “O homem” narra (de forma profunda e subjetiva) o que se perde enquanto essência dentro do mundo no qual vivemos, fala sobre a dor dos vazios e dos excessos; e, por fim, “Kalsun” descreve o amor em contextos de guerra, a dor e a perda, e, de forma dura, atribui a responsabilidade social que todos nós temos frente a essa realidade.

A Companhia iniciou suas investigações em 1998, um ano após Artur Luanda Ribeiro e André Curti se conhecerem em Paris e decidirem iniciar um trabalho diferenciado. Atualmente já se apresentaram em mais de 50 países. Eles são os responsáveis por grande parte de todos os processos que envolvem este espetáculo, passando pela concepção, direção e atuação. O que deixa tudo o que se vê ainda mais autoral, pessoal e orgânico.


Com patrocínio do Banco do Brasil, ficam em cartaz no CCBBRJ até 16 de janeiro de 2017, partindo para Brasília onde ficam de 8 de fevereiro até 5 de março, depois São Paulo de 11 de março até 24 de abril, e encerram em Belo Horizonte de 4 de maio até 12 de junho.

Reader Rating1 Vote
10
9.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

ArteTeatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

moulin rouge original
Anterior

Músicas de Musicais Inesquecíveis

MR. MERCEDES 10
Próximo

Stephen King em sua melhor forma com “Mr. Mercedes”

Próximo
MR. MERCEDES 10
17 de dezembro de 2016

Stephen King em sua melhor forma com “Mr. Mercedes”

Anterior
17 de dezembro de 2016

Músicas de Musicais Inesquecíveis

moulin rouge original

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Jonathan Bailey (esquerda) e Ariana Grande (direita) como Fiyero e Glinda na segunda parte de "Wicked" (2025). Eles estão num cortejo em Oz, na frente de um boneco de vime ao fundo. Eles se olham.
    Wicked: Parte 2 | Sequência Enche os Olhos, Mas Sofre dos Mesmos Problemas de Antecessores
    Nick de Angelo
    Imagem promocional para vinda do AC/DC ao Brasil, cartaz em preto com as datas de concerto.
    AC/DC | Haverá Uma Quarta Data no Brasil?
    Cesar Monteiro
    Catherine Laga‘aia como Moana no live action de 2026. Ela está no canto inferior direito tocando o mar que se move até ela como um tentáculo brilhante, ocupando a maior parte da tela.
    Moana | Confira Trailer do Live-Action; Filme Estreia em 2026
    Nick de Angelo
    O Sobrevivente
    O Sobrevivente | Acão e Crítica Social para o Espectador Tiktoker
    Rodrigo Chinchio
    Peirce Brosnan como Senhor Destino em Adão Negro
    Senhor Destino | Pierce Brosnan Pode Interpretar o Personagem Novamente No Futuro
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Crise dos 7

    “Crise dos 7” é o Grande Vencedor do Festival de Teatro Adulto do Tijuca Tênis Clube

    Press
    12 de novembro de 2025
    Marisa Orth e Miguel Falabella contracenando em "Fica Comigo Esta Noite" na montagem de 2025.

    Fica Comigo Esta Noite | Clássico Volta Ao Teatro Em Ótima Forma

    Thiago Sardenberg
    4 de novembro de 2025
    Crise dos 7

    Ator de Terra e Paixão estrela comédia “Crise dos 7” em Festival de Teatro Adulto, no Rio de Janeiro

    Press
    21 de outubro de 2025
    Crise dos 7

    Crise dos 7 | A comédia que transforma a crise do amor em gargalhada chega ao Rio de Janeiro

    Press
    13 de outubro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon