Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Híbridos – Os Espíritos do Brasil

Avatar de Rita Constantino
Rita Constantino
24 de março de 2018 3 Mins Read

híbridos posterEnquanto o sol se põe, os indígenas do povo Xavante entoam cânticos na cerimônia de fortalecimento espiritual dos homens da aldeia. Vozes em uníssono também clamam por bênção durante a celebração do Círio de Nazaré, os fiéis, emocionados, cantam o hino e erguem suas mãos aos céus em busca de graça. Mãos que, da mesma forma, podem jogar os búzios e interpretar as mensagens transmitidas pelos Orixás.

Assim é a dinâmica religiosa no Brasil: complexa, heterogênea, resultado de séculos de encontros culturais determinantes para a formação nacional do país. Desvendá-la não é simples, por isso é no mínimo admirável a profundidade do mergulho feito por “Híbridos: Os Espíritos do Brasil”, documentário concebido por Priscilla Telmon e Vincent Moon, que faz com que as imagens do misticismo brasileiro falem por si e nos contem sobre os mistérios que carregam.

Bebendo na fonte do filme etnográfico e do cine-transe de Jean Rouch – um dos principais nomes na história do cinema documentário, que acreditava na produção cinematográfica quase como uma experiência extra-corpórea –, a dupla de cineastas franceses passou três anos em expedição pelo Brasil a fim de registrar as manifestações religiosas locais. Não há exposição, narração em off, entrevistas ou trilha sonora, há apenas os rituais em trânsito, unidos através de suas semelhanças.hibridos

Para sustentar essa estética, a perícia da direção e da montagem é crucial.  Criando um fio condutor entre os registros, a narrativa nos apresenta uma coleção de cultos díspares, alguns, inclusive, socialmente conflitantes, mas que quando colocados lado a lado mostram-se mais afins do que podíamos imaginar. Tal lógica é estabelecida através das transições, os raccords: as mãos que no catolicismo louvam, no espiritismo transmitem energia através do passe, no candomblé leem os búzios; a incorporação que na religião evangélica tem contornos demoníacos, na umbanda pode representar a canalização de divindades; os psicotrópicos que no Santo Daime são uma ferramenta de acesso a outro plano astral, podem ser usados em rituais de cura em aldeias no Xingu.

A reflexão sobre a religiosidade brasileira não se limita às cerimônias de cada círculo, mas como de tão enraizada, ela se manifesta, às vezes despercebida, no cotidiano brasileiro. O Carnaval é a maior festa de rua do país e, por mais que se perca de vista, no calendário cristão é o período anterior à Quaresma, já nossa celebração do Ano Novo não se contenta em comemorar a chegada de um ciclo, mas é calcada em uma série de tradições religiosas como o uso do branco do candomblé e a entrega de oferendas a Iemanjá. Ambos são registrados no longa.

Para além das discussões, porém, há no documentário do casal de cineastas um desejo de fazer o espectador imergir. Não só o tema é transcendental, mas o seu processo de transformação em imagem cinematográfica. Investindo no ecstasy coletivo – tanto no dos personagens do filme, quanto no do público –, a produção inebria com seus cânticos, orações, tambores, barulhos do mar, da floresta, dos animais e até do silêncio. A câmera é intimista, nos coloca no centro dos ritos, mas ao mesmo tempo capta sua grandiosidade, um sentimento de algo que está além da nossa compreensão.

“A diferença não é uma restrição, é uma adição”, Rouch dizia. Através de “Híbridos: Os Espíritos do Brasil”, Moon e Telmon parecem também compreender esse pensamento. Talvez sem essa noção, sequer seria possível conceber o projeto. Como compreender a matriz religiosa brasileira se não assumindo sua heterogeneidade? Pode-se celebrar, então, porque não é o que acontece. Experiência audiovisual vigorosa, o filme torna-se ferramenta à mão para quem se desafia a encarar os mistérios da espiritualidade e do sobrenatural no Brasil.

Reader Rating1 Vote
10
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

DocumentárioEspiritualidade

Compartilhar artigo

Avatar de Rita Constantino
Me siga Escrito por

Rita Constantino

1995. Cobra criada em Volta Redonda. Um dia acordou e queria ser jornalista, não sabia onde estava se metendo. Hoje em dia quer falar sobre os filmes que vê e, se ficar sabendo, ajudar o Truffaut a descobrir com que sonham os críticos.

Outros Artigos

adventuretime
Anterior

O Final de A hora da Aventura

Robert Downey Jr Destaque
Próximo

Robert Downey Jr – De ator problemático a super-herói

Próximo
Robert Downey Jr Destaque
25 de março de 2018

Robert Downey Jr – De ator problemático a super-herói

Anterior
24 de março de 2018

O Final de A hora da Aventura

adventuretime

One Comment

  1. Avatar de Maximo Angelone de Lima Maximo Angelone de Lima disse:
    7 de abril de 2020 às 16:36

    Boa tarde a todos!
    Onde eu posso comprar o DVD do Documentário HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL.
    Agradeço desde já.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

Dominic McLaughlin no primeiro trailer da série de "Harry Potter", da HBO. Ator mirim está vestido de verde, com luvas, e empurra um carrinho com seus pertences, sorrindo, na plataforma 9 3/4.
Harry Potter | Série Remake da HBO Ganha Primeiro Trailer e Estreia Ainda em 2026
Nick de Angelo
Addison Rae
Lollapalooza 2026 | Addison Rae Silencia os Céticos e Domina o Samsung Stage na Estreia Brasileira
Gabriel Bizarro
Vista aérea do palco Budweiser no Lollapalooza 2026, sábado.
Lollapalooza 2026 | O Melhor e o Pior da Edição
Nick de Angelo
Lollapalooza
Lollapalooza 2026 | Djo Prova no Budweiser Stage que Joe Keery É Muito Mais do que Steve de Stranger Things
Gabriel Bizarro
Turstile, visão distante do palco Budweiser, em apresentação no domingo do Lollapalooza 2026.
Lollapalooza 2026 | Tyler, the Creator Volta ao Brasil Depois de Anos e Prova que É um Headliner de Outro Planeta
Gabriel Bizarro

Posts Relacionados

Uma das primeiras imagens de 'Duna: Parte 3', revelando um exército interlagáctico em formação.

Duna 3 | Uma das Maiores Estórias da Ficção Científica Tem Seu Final com a Direção de Dennis Villeneuve

Roberto Rezende
18 de março de 2026
Eloy Pohu como Enzo no filme autointitulado, segurando um celular e preocupado sentado contra um muro de pedra.

Enzo | A Descoberta da Sexualidade Envolta em Privilégios e Sentimentos

Roberto Rezende
17 de março de 2026
Imagem promocional dos prêmios Oscar, com a estatueta em um fundo roxo, com cortinas na paleta de cores simulando o teatro da premiação.

Oscar 2026 | Confira os Vencedores

Cesar Monteiro
15 de março de 2026
A Volta dos Mortos-Vivos (1985), clássico dos filmes de terror trash de zumbi

5 Filmes de Terror Trash Para Assistir (Ou Não) Numa Sexta-Feira 13

Amanda Moura
13 de março de 2026
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
Banner novidades amazon