Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Martírio

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
25 de abril de 2017 3 Mins Read
A luta por visibilidade

17991145 1683222135305527 266442784833801681 n

Com filmagens de arquivo datadas do final dos anos 1980, quando o documentarista Vincent Carelli já era envolvido com a questão indígena, e principalmente com os Guarani Kaiowá localizados no interior do Mato Grosso Sul. É criado um parâmetro histórico daquela época, analisando a conjuntura das condições indígenas da região, em paralelo com personagens que vivenciaram os conflitos durante todo este período até hoje.

Na área documental o roteiro funciona como um ponto de referência para a construção daquilo que deseja ser contado, pois naturalmente nem tudo que foi previamente escrito acontece na prática. Permanecendo como uma ferramenta para o auxílio na construção do filme na hora de juntar todo o material para sua montagem, logo ele mantem-se em constante processo de tratamento. E nesta construção específica de “Martírio”, além do roteiro, Carelli produziu uma pesquisa histórica enorme e muito bem detalhada sobre o contexto dos vários processos pelos quais as tribos sofreram em território nacional.

O aprofundamento de vivência que é necessário para filmar um documentário deste porte e importância é real. Por já estar presente naquele meio, não existe uma adaptação entre personagens e câmera. Os índios já estavam acostumados com a presença da equipe em seu território há bastante tempo, isso possibilitou a imersão que a narrativa necessitava para viabilizar entrevistas e imagens de apoio suficientes e de qualidade.

A perspectiva da narração em primeira pessoa criada pelo diretor, envolve o espectador durante suas quase 3 horas, principalmente pela capacidade da montagem em conseguir encaixar todo o material na linha temporal da produção. A complementação do que é mostrado tendo como referência os arquivos históricos, e a capacidade da produção em encontrar indígenas para contar a história do povo do qual fazem parte, são sempre na visão coletiva da cultura pertencente. Muitos dos diálogos durante as entrevistas são recheados de ensinamentos para todos seres humanos, a noção de pertencimento e coletividade está enraizada no sangue de cada Guarani.

A fotografia de Ernesto Carvalho, na maior parte do tempo feita com a câmera na mão, sempre acompanhando a movimentação dos índios pelo território desnivelado, torna tudo mais cru e verossímil. As aldeias visitadas localizam-se em lugares diferentes uma para outra, uma em específico encontra-se na beira de uma estrada movimentada, e a partir disto cria-se a tensão por parte do que pode acontecer a qualquer momento, devido aos constantes “acidentes”, tendo membros da tribo como vítimas. A composição da fotografia inevitavelmente é feita pela paisagem local, porém sempre buscando o encaixe com os simbolismos presentes deixados pelos indígenas, como suas casas, animais, plantações e cemitérios.

18121097 1683221428638931 7451437548501936653 o

O sentimento frente a tudo que estamos assistindo transmite um clima dramático inevitável, alternando entre a comoção pela situação vivida pelos indígenas, a tensão em relação ao envolvimento dos fazendeiros e as constantes disputas pelas terras. O misticismo também está presente em sua cultura, em cada diálogo vindo do cacique Kaiowá até a criança mais inocente, todos sabem qual sua origem e pelo motivo que estão lutando.

O ponto de vista daqueles que são contra as demarcações de terras a favor das tribos também estão sendo expostos. Nos discursos espalhafatosos no Congresso Nacional, são usados como um “alívio” para o espectador, demonstrando todo o conservadorismo e o método da violência de costume. Além do mais foram feitas filmagens em um leilão de animais, com o objetivo de arrecadar quantidade suficiente de verba para combater as invasões indígenas, deixando claro o ponto que esta batalha desonesta chegou.

Carelli dedicou boa parte da sua vida como indigenista, e acreditando na força da transformação através do cinema, foi criado um universo dentro de toda a problemática relacionada aos conflitos entre demarcações das terras indígenas contra os interesses do agronegócio. A produção para o finalização deste documentário é resultado de uma empreitada que poucas vezes foi vista na televisão e muito menos no Cinema brasileiro. A origem de um povo foi abordada tendo como base uma tribo específica, e isto foi o suficiente para tornar o filme uma voz para qualquer que seja o rosto daqueles que não a tem.

“Martírio” faz parte da Sessão Vitrine Petrobrás e teve estreia no Brasil no dia 13 de abril.


Por Guilherme Santos

Reader Rating0 Votes
0
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

guardioesdagalaxiapnacional2
Anterior

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 2

tempo 1
Próximo

Viva a idade que tem

Próximo
tempo 1
25 de abril de 2017

Viva a idade que tem

Anterior
25 de abril de 2017

Crítica: Guardiões da Galáxia Vol. 2

guardioesdagalaxiapnacional2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Anora
    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
    Nick de Angelo
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Anora

    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

    Nick de Angelo
    30 de junho de 2025
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER