Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Moonlight – sob a luz do lar

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
14 de janeiro de 2017 3 Mins Read

Moonlight 01“Moonlight: sob a luz do luar” é um filme dirigido e roteirizado por Berry Jenkins que sairá logo nos cinemas. O diretor de Miami não tem uma extensa produção, no entanto mostra um filme sério e maduro em Moonlight, representando a periferia de sua cidade.

Chiron (Alex Hibbert, Ashton Sanders, Trevante Rhodes) é um menino negro da periferia de Miami que tem sua história contada da infância, adolescência até a fase adulta. Ele se esforça por sobreviver em uma comunidade violenta numa história de crescimento e auto-conhecimento.

A história é de Tarell Alvin McCraney e procura mostrar o ambiente violento, de drogas e prostituição em que as crianças estão inseridas na periferia. Tais elementos podem passar como clichês, como dramas repetidos em diversas histórias sobre o mesmo âmbito no mundo. No entanto, difícil é ignorar tal realidade, ou ainda, difícil seria ignorar o efeito dessa realidade na vida de uma criança a se desenvolver ali em seu centro.

Ainda que o drama mostre tais lugares comuns, se preocupa em inovar nas contradições, ou melhor, nos paradoxos de uma parte da sociedade tão complexa, focando-se nas ações boas de criminosos e nas ações más de quem amamos.

Logo no início nos deparamos com Juan (Mahershala Ali), o traficante. O ator de “House of Cards” e “Luke Cage” consegue tomar a cena com seus gestos tão particulares, seu tom de voz e um sorriso pouco visto no cinema. Outro reforço bom é de Kevin adulto (André Holland) de “42”, “Selma” e a série “The kinck”, que não poupa leves trejeitos que dão vida a um personagem com pouco tempo.

A fotografia do filme é boa. Procura sempre focar o personagem no centro, dando uma certa personalidade à filmagem. No entanto, uma lente com o mesmo foco é usada repetidas vez, o que pode ser um empecilho ao espectador mais atento, mas nada grave. As partes que geralmente mostram movimentos são da direita para a esquerda, senão todas, dando a impressão de que, quando não está parado, a vida do protagonista está de alguma forma sempre indo para trás. Uma escolha estética curiosa.

16106998 1637837769843964 1798644879 oOutro fator curioso é o figurino de Juan que muitas vezes mostra uma relação com as estampas africanas que, dentro de discussões sobre o que é ser negro, aprofundam a questão e valorização de uma identidade nesse sentido. Ele, assim, é o caminho para a origem, o início da vida de Chiron.

Todavia, fica para a sexualidade o tema central do filme: a descoberta e os ecos que pode ter na vida dos personagens; como encará-la e decidi-la em um meio tão hostil; mas também como lidar com o carinho e amor. De uma mesma maneira, a cadeia, uma realidade de tantos da periferia, se mostra um meio transformador tanto para o bem, quanto o mal. Em outras palavras, como através dela alguns se acham e outros se perdem de si mesmos.

Moonlight, porém, em uma visão geral, se foca na empatia e conexão humana que pode ser rara para alguns e como, ainda que por cima de diversos obstáculos, são os sustentáculos da vida humana.

Por Paulo Abe

Reader Rating1 Vote
4.7
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Mahershala AliPaulo Abe

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

FotorCreated
Anterior

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

arandu
Próximo

Resenha de Wdê Nnãkrda, álbum mais recente da banda Arandu Arakuaa

Próximo
arandu
14 de janeiro de 2017

Resenha de Wdê Nnãkrda, álbum mais recente da banda Arandu Arakuaa

Anterior
14 de janeiro de 2017

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

FotorCreated

3 Comments

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Thumbnail do episódio 7 da terceira temporada de "O Urso", no Disney+ Marcus, corpo virado pela metade para a câmera, encara Carmy, que olha para a mesa em que ele está sentado. Ambos estão vestindo branco.
    O Urso | 4ª Temporada Tem Trailer e Nova Data de Estreia
    Nick de Angelo
    Imagem de "O Incrível Mundo de Gumball" com os Waterson em um sofá. O pai Ricardo está sendo pisoteado por Gumball (com o controle remoto), Darwin, e a esposa Nicole, e Anaís Tenta alcançar o controle das mãos do irmão. Há guloseimas espalhadas pelo sofá.
    O Mundo Estranhamente Maravilho de Gumball | Continuação do Desenho Ganha Teaser
    Nick de Angelo
    Denzel Washington sob luzes vermelhas, cabeça levemente inclinada para baixo, semblante sério, encarando a câmera centralizado nela como o protagonista do filme de 2025 de Spike Lee "Highest 2 Lowest".
    Highest 2 Lowest | Novo Filme de Spike Lee Estreia em Cannes, e Crítica se Divide entre “Ambicioso” e “Monótono”.
    Rodrigo Chinchio
    Missão Impossível
    Missão Impossível | Os Bastidores da Franquia e as Cenas Mais Arriscadas
    Aimée Borges
    Luas Olivieri, tronco inclinado em arco, fotografado do busto para cima, posando para foto com braço direito erguido. Arista está em um fundo com tons pastéis entre azul e rosa, e escreveu o livro "Patuá e Pé na Terra".
    “Patuá e Pé na Terra” | Estreia literária de Luas Olivieri chega a sete unidades do Sesc RJ
    Joanna Colaço

    Posts Relacionados

    Denzel Washington sob luzes vermelhas, cabeça levemente inclinada para baixo, semblante sério, encarando a câmera centralizado nela como o protagonista do filme de 2025 de Spike Lee "Highest 2 Lowest".

    Highest 2 Lowest | Novo Filme de Spike Lee Estreia em Cannes, e Crítica se Divide entre “Ambicioso” e “Monótono”.

    Rodrigo Chinchio
    20 de maio de 2025
    Missão Impossível

    Missão Impossível | Os Bastidores da Franquia e as Cenas Mais Arriscadas

    Aimée Borges
    20 de maio de 2025
    Missão Impossível

    Missão Impossível | A Evolução da Franquia em 7 Filmes Explosivos

    Aimée Borges
    19 de maio de 2025
    Personagem de Leandro Faria em "Do Sul, A Vingança" com uma arma na cabeça, sendo mantido refém, enquanto amarrado no filme.

    Do Sul – A Vingança | Regionalidade, Corrupção, Poder e Violência na Fronteira

    Roberto Rezende
    19 de maio de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER