Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Olho e a Faca

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
25 de junho de 2019 3 Mins Read
“Nem tudo nessa vida é otimismo, meu filho, viu? A gente tem que estar preparado … para tudo”

4775431.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Nos derradeiros minutos, mesmo o mais desatento dos espectadores já estará ciente do que trata “O Olho e a Faca”, tamanha a redundância de seus temas. Em um bar de iluminação anilada, ao som de um gaiteiro, Roberto Araujo (Rodrigo Lombardi) reencontra os seus antigos subordinados da plataforma de petróleo POLVO-A. O azul onírico e o subsequente despertamento não deixam dúvidas: o protagonista sonhava. Sonhava com colegas sorridentes. Sonhava com uma camaradagem interditada pela relação patrão-empregado. “Companheirismo”, afinal, “é questão de ocasião”, bem alertara o superintendente Dutra (Luis Melo) antes de promovê-lo.

Concernido, por um lado, com os ditames do capital internacional, o cineasta Paulo Sacramento (“Riocorrente”) revela, por outro, pouco – ou nenhum – interesse pela realidade local. Talvez isso explique a confusão espacial que dispõe lado a lado o Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, vizinhos improváveis em uma geografia incerta. Talvez isso explique, também, a estrangeira sensação presente no decorrer dos quase 100 minutos.

A começar pelos diálogos. Longuíssimas, as falas carecem tanto de organicidade que soam como se dubladas não pelos próprios atores – recurso requerido pelas locações barulhentas -, mas por outros, exteriores ao filme. Certo estrangeirismo manifesta-se, ainda, nas atitudes da personagem principal. Uma banal ilustração: Roberto ensina o filho adolescente a dirigir, como se ambos vivessem nos Estados Unidos, onde se aprende com 16 anos e se elimina a necessidade de autoescola. Outra: o animal escolhido para simbolizar as suas angústias é o corvo, eternizado, especialmente a partir de Edgar Allan Poe, na literatura anglófona. Ave estranha em terras tupiniquins.

Representante de uma certa elite genérica, torna-se difícil, portanto, identificar-se com Roberto. Sua solidariedade com os cotrabalhadores jamais se mostrara verdadeira o suficiente a ponto de justificar os conflitos. As querelas familiares, ainda mais precárias, se fincam em uma verborragia desconfiante do poder do gesto. Diante de uma provável psicopatia do filho, por exemplo, não se impõe nenhuma consequência além da ameaça – sequer concretizada – de cancelar o seu intercâmbio. Outro exemplo, o retrato da relação extraconjugal não aparenta objetivar alguma coisa senão filmar o corpo nu da amante, vivida por Débora Nascimento (“Avenida Brasil”).4457728.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Se peca na direção de atores, Sacramento coleciona, contudo, um par de acertos em termos audiovisuais. Merecem elogios, nesse sentido, a fotografia de José Roberto Eliezer (“Chatô – O Rei do Brasil”) – especialmente nas cenas externas da plataforma – e a pós-produção sonora, a cargo dos editores Miriam Biderman e Ricardo Reis (“Reza a Lenda”) e do mixador André Tadeu (“2 Coelhos”). Infelizmente, tal competência técnica não acompanha um projeto melhor estruturado.

Resta, assim, um filme irregular, cambaleante entre o enfadonho e o constrangedor. O voice-over na abertura – “O olho tem uma superioridade sobre a faca. Ele a vê chegar” –  e o monólogo interpretado por Caco Ciocler (“2 Coelhos”) no encerramento, em especial, resultam embaraçosos. Se a primeira impressão é a que fica, “O Olho e a Faca” soma um ponto negativo. Se é a última, no entanto, o longa-metragem soma dois.

* O filme estreia dia 27, quinta-feira.


Imagens e Vídeo: Distribuição/California Filmes

Reader Rating1 Vote
4.5
2.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Caco CioclerCinema BrasileiroDrama

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

duotone 1 1
Anterior

Helloween é confirmada para o Rock in Rio

Filhas do Sol
Próximo

Crítica: Filhas do Sol

Próximo
Filhas do Sol
26 de junho de 2019

Crítica: Filhas do Sol

Anterior
24 de junho de 2019

Helloween é confirmada para o Rock in Rio

duotone 1 1

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Ethan, cercado de seus companheiros, com roupa de exploração no último filme de "Missão Impossível", subtitulado "O Acerto Final".
    Missão Impossível – O Acerto Final | E o Fechamento de Um Ciclo De Aventuras para Tom Cruise
    Roberto Rezende
    the town 2
    The Town 2025 | 1º Dia do Festival já está esgotado na pré-venda
    Amanda Moura
    Thumbnail do episódio 7 da terceira temporada de "O Urso", no Disney+ Marcus, corpo virado pela metade para a câmera, encara Carmy, que olha para a mesa em que ele está sentado. Ambos estão vestindo branco.
    O Urso | 4ª Temporada Tem Trailer e Nova Data de Estreia
    Nick de Angelo
    Imagem de "O Incrível Mundo de Gumball" com os Waterson em um sofá. O pai Ricardo está sendo pisoteado por Gumball (com o controle remoto), Darwin, e a esposa Nicole, e Anaís Tenta alcançar o controle das mãos do irmão. Há guloseimas espalhadas pelo sofá.
    O Mundo Estranhamente Maravilho de Gumball | Continuação do Desenho Ganha Teaser
    Nick de Angelo
    Denzel Washington sob luzes vermelhas, cabeça levemente inclinada para baixo, semblante sério, encarando a câmera centralizado nela como o protagonista do filme de 2025 de Spike Lee "Highest 2 Lowest".
    Highest 2 Lowest | Novo Filme de Spike Lee Estreia em Cannes, e Crítica se Divide entre “Ambicioso” e “Monótono”.
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Ethan, cercado de seus companheiros, com roupa de exploração no último filme de "Missão Impossível", subtitulado "O Acerto Final".

    Missão Impossível – O Acerto Final | E o Fechamento de Um Ciclo De Aventuras para Tom Cruise

    Roberto Rezende
    20 de maio de 2025
    Denzel Washington sob luzes vermelhas, cabeça levemente inclinada para baixo, semblante sério, encarando a câmera centralizado nela como o protagonista do filme de 2025 de Spike Lee "Highest 2 Lowest".

    Highest 2 Lowest | Novo Filme de Spike Lee Estreia em Cannes, e Crítica se Divide entre “Ambicioso” e “Monótono”.

    Rodrigo Chinchio
    20 de maio de 2025
    Missão Impossível

    Missão Impossível | Os Bastidores da Franquia e as Cenas Mais Arriscadas

    Aimée Borges
    20 de maio de 2025
    Missão Impossível

    Missão Impossível | A Evolução da Franquia em 7 Filmes Explosivos

    Aimée Borges
    19 de maio de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER