Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Orgulho

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
17 de julho de 2018 3 Mins Read
“O importante não é ser verdadeira. É ser persuasiva.”

2118213.jpg r 1920 1080 f jpg q xO bicampeonato mundial conquistado pela seleção francesa no último domingo colocou em pauta uma cara questão ao país europeu. Dentro das quatro linhas, imigrantes e descendentes africanos venceram a Croácia por 4 a 2 e levantaram a taça. Fora dos campos de futebol, porém, a realidade é outra. Diante da recente crise migratória, o governo de Emmanuel Macron endureceu suas políticas e dificultou a vida dos refugiados. Longe de assunto pacífico, portanto, a imigração suscita debates nas mais diversas áreas, da política aos esportes e dos esportes às artes. Parte integrante da sociedade, o cinema, naturalmente, não se isenta dessa discussão. Os bons números de “O Orgulho” (Le brio, 2017), visto por mais de um milhão de espectadores na França, ilustram a importância da temática. Infelizmente, no entanto, a abordagem adotada pelo longa-metragem não faz jus à seriedade do problema.

Neïla Salah (Camélia Jordana), uma jovem de família árabe, entra para a faculdade de Direito da famosa Universidade Paris 2. Logo no primeiro dia de aula, contudo, enfrenta o preconceito dos funcionários: um segurança pede a sua carteira de estudante e um professor a humilha na frente da turma. Filmado pelos outros alunos, o ataque do racista Pierre Mazard (Daniel Auteuil) repercute online e provoca um movimento imediato para sua demissão. Grégoire Viviani (Nicolas Vaude), presidente da universidade, propõe então uma alternativa. Com o objetivo de melhorar sua imagem antes do conselho disciplinar, Pierre deve tutorar Neïla em um concurso de retórica. O sucesso de uma descendente de imigrantes, afinal, ajudaria a recuperar o prestígio da instituição, frequentemente associada à extrema-direita.

Por trás dessa narrativa, o roteiro parece, a princípio, defender a educação e a eloquência como estratégias de combate ao discurso de ódio. Neïla, a oprimida, extrai de Pierre, o opressor, mecanismos suficientes para se proteger de pessoas como ele. O preconceituoso acadêmico, entretanto, permanece sempre no controle da relação. Apesar de depender da estudante para a continuidade de seu emprego, guarda o fato para si. Finge acreditar no potencial da pupila e justifica o racismo como mera provocação. Afastada da premissa emancipatória, a obra, dirigida pelo israelense Yvan Attal (“Nova York, Eu Te Amo”), perpetua, assim, as estruturas de dominação supostamente contestadas.

Uma rápida análise dos arcos dos protagonistas exemplifica a postura conservadora. Em vez de questionar as próprias atitudes, Pierre relativiza a verdade de suas falas. Neïla, de outro modo, se transforma a partir dos conselhos do professor. Privilegiando a aparência em detrimento da essência, ela muda a maneira de se expressar e de se vestir para aumentar o seu poder de persuasão. Em outras palavras, ao passo que o longa-metragem valida o comportamento racista da primeira personagem, a aceitação da segunda sujeita-se à adequação a certos padrões. A despeito de seus papéis, porém, a dupla de atores consegue se destacar. À experiência do versátil Daniel Auteuil (“Caché”) – ironicamente, nascido na Argélia – soma-se a vivacidade de Camélia Jordana (“Nós ou Nada em Paris”). Mais conhecida como cantora, a jovem – de pais argelinos – desponta como uma promessa do cinema francês, laureada com o prêmio César de atriz revelação.

Deve-se, por fim, desconfiar da fácil aceitação por parte da crítica e do público. Um filme sobre assuntos tão delicados como o racismo e a xenofobia deveria, afinal, ao menos gerar controvérsias. “O Orgulho”, de outra forma, apenas aplaca a culpa colonizadora do espectador. Não passa, portanto, de um exercício retórico vazio, como os propostos por Pierre.

* O filme estreia dia 19, quinta-feira.

 

Reader Rating0 Votes
0
3

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema EuropeuCinema FrancêsComédiaComédia DramáticaprofessoresRacismo

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

3779846.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

Crítica: Ilha dos Cachorros

Outra Vez casados Imagem destacada
Próximo

Resenha: Outra vez casados, de Caty Coelho

Próximo
Outra Vez casados Imagem destacada
17 de julho de 2018

Resenha: Outra vez casados, de Caty Coelho

Anterior
16 de julho de 2018

Crítica: Ilha dos Cachorros

3779846.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Death Note
    Animes Clássicos | Death Note (2006)
    Nick de Angelo
    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER